Gerando Frutos para Deus Parte 2

on . Posted in Estudos para os 12

 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. (João 15:1,2) 

Verdade Central: Só geramos frutos para Deus quando estamos na Videira Verdadeira, cumprindo o chamado que recebemos do Pai. 

Introdução: Deixar-se ser limpo por Deus é a condição para produzir mais frutos e continuar gerando frutos para o Reino. 

Deus quer que Seus filhos gerem frutos. Na verdade, essa é uma promessa do Pai não para todos, mas somente para os que se permitem ser limpos por Ele. Só geramos frutos para Deus quando não temos interesses pessoais nos frutos que vamos gerar. Também é importante estar ciente de que é Deus quem nos levanta para gerarmos esses frutos. 

Quem é o Amigo 

Eu entendo hoje o que é um amigo, e sei bem a diferença entre ter apenas alguém que seja companheiro em um momento, um camarada. O amigo é aquele que decidiu estreitar relacionamento de aliança. É aquele que você pode contar para o que der e vier. 

Jesus não queria somente servos e discípulos, mas queria gerar um relacionamento de amigos, por isso disse que o que o Pai entregasse a Ele, Ele daria a conhecer. Nada escondido, tudo revelado. Quem não tem relacionamento, não tem amigos, é distante, e, então, não revela as coisas, porque não é amigo. 

O Salmo 23 mostra que a mesa é colocada na presença do inimigo. Então, o óleo transborda e o inimigo vê. Mas o inimigo não está sentado à mesa, quem está à mesa é o amigo. E o cálice transborda na presença do inimigo, que vê, mas não vai participar do cálice que transborda. O amigo, porém, é participante do cálice que transborda. 

Deus vai levantar servos, discípulos e amigos. E, na verdade, você terá amigos que são discípulos e servos, que sabem servir, que são transparentes e são homens de aliança. 

Jesus é a Matriz do bom fruto, desse fruto que gera filho legítimo. Jesus é a Grande Matriz deste fruto. É isso que Jesus vai nos ensinar ao dizer: Eu sou a Videira Verdadeira, Eu sou a Matriz que, a partir de Mim, todos podem ter o mesmo nível. A partir de mim, todos podem ter a mesma vida. Jesus Se torna o Primogênito entre os amigos, entre os discípulos e os servos. Ele diz que há uma relação entre ele e o Pai, e Ele vai se autonomear Pai de Seus discípulos, e Se nomeia amigo para relacionamento, porque você pode até mesmo ser amigo de seu pai, mas há coisas que seu amigo de escola sabe que o seu pai não sabe. 

Então, que amizade é essa que o respeito e a autoridade roubaram o direito de seu pai saber as coisas que seu amigo de escola pode saber? Que amizade é essa que algumas pessoas podem participar, mas a pessoa principal, que é seu pai, não pode saber? Então, Jesus afirmava que era Amigo do Pai e o Pai era Seu Amigo. 

O relacionamento de Jesus e Seu Pai era um relacionamento restaurado e curado. Poucas pessoas podem dizer que seu pai não foi apenas um genitor, mas que foi também um amigo. Poucas pessoas têm essa experiência de ter um pai amigo. É difícil vermos pessoas que tiveram um pai que aconselhou como amigo, como alguém que provoca um relacionamento profundo. 

Muitas vezes, somos inadimplentes com nossos discípulos, porque nos falta uma referência. Mas se você tem um líder espiritual que pode ministrar isso na sua vida, a dívida pode ser paga, e você pode se tornar muito amigo de seu discípulo, e seu discípulo se tornar muito amigo seu, sem perderem o respeito um com outro. 

Então, Jesus é esse Fruto Matriz. É como se Ele dissesse: ‘Se vocês querem o entendimento de alguém que é o verdadeiro Israel, onde tem um verdadeiro servo, onde tem um verdadeiro discípulo, e onde tem um verdadeiro amigo, eu Sou a Resposta para a pergunta’. Se você passar a vida toda estudando sobre o Messias vir como um Servo, como um Discípulo e como um Amigo, a resposta será sempre a mesma, você ouvirá Jesus afirmar: EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA! 

Jesus continua dizendo: “Se você quiser achar um servo, encontra em Mim; se quiser achar um discípulo, encontra em Mim; se quiser achar um amigo, encontra em Mim. Eu Sou a Matriz do Servo, do Discípulo, de uma aliança de Amigos (fileo), porque se você se relacionar Comigo, não encontrará falha no Meu caráter. Eu sou a expressão do verdadeiro Israel”. 

Então, todos que entram em Jesus, entram na Terra Santa. E o mais maravilhoso é que a Terra Santa entra em nós. Israel está dentro de você, e quando você for à Terra Santa, pisará na terra física, porque a Israel espiritual já entrou no seu coração. Você só cumprirá um ato profético. A Terra Santa, que é Yeshua, que é esse Israel, quando diz, Eu Sou a Videira Verdadeira, o Fruto, o Sinal de Josué, cumpriu-se em Mim para poder trazer a vida que você esperava. Então, Jesus Se torna o Sinal da oliveira. 

Pergunto: Por que Jesus Se tornou o fruto principal? Não podemos desejar frutos que estejam abaixo de nós, se não formos esse exemplo de fruto para aqueles que estão acima de nós. É muito fácil querer que as pessoas se submetam a nós, quando muitas vezes não nos submetemos àqueles que estão sobre nós. 

Precisamos ser aquele fruto, um filho, um servo, um discípulo, um amigo, que reconhece aqueles que estão acima de nós; é uma interação entre aquele que forma o meu caráter, caráter de amigo, de relacionamento. Eu preciso ver isso nas pessoas que caminham comigo, nas pessoas que caminham debaixo de mim e nas pessoas que caminham sobre mim, numa interação, numa reciprocidade. 

Continua...