Gerando Frutos para Deus Parte 1

on . Posted in Estudos para os 12

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.” (João 15:1,2) 

Verdade Central: Só geramos frutos para Deus quando estamos na Videira Verdadeira, cumprindo o chamado que recebemos do Pai. 

Introdução: Deixar-se ser limpo por Deus é a condição para produzir mais frutos e continuar gerando frutos para o Reino. 

Deus quer que Seus filhos gerem frutos. Na verdade, essa é uma promessa do Pai não para todos, mas somente para os que se permitem ser limpos por Ele. Só geramos frutos para Deus quando não temos interesses pessoais nos frutos que vamos gerar. Também é importante estar ciente de que é Deus Quem nos levanta para gerarmos esses frutos. Jesus diz que Ele é a Videira Verdadeira. Ora, se Ele afirma que é a Videira Verdadeira, é porque existem videiras falsas. 

Jesus, a Videira Verdadeira 

Por que Jesus é enfático em dizer que Ele é a Videira Verdadeira? É o que precisamos entender para compreender as verdades do Reino e como podemos permanecer nEle gerando frutos para Deus. 

Israel, na Bíblia, sempre foi ilustrada como a Grande Videira, de sinal profético frutífero ou de figueira. Podemos lembrar que quando Josué e Calebe entraram na terra prometida, trouxeram o fruto da vide, que era o sinal de que a terra era exatamente a terra da promessa. Ali estava o sinal. Eles trouxeram três frutos: a romã, o figo e a uva – fruto da videira. 

. Romã. A romã é sinal de domínio das nações. As moedas em Israel, até os dias de César, traziam a romã como insígnia, porque a romã é a fruta que dá em todos os territórios mundiais. Qualquer cidade conhece a romã. Existe a romã doce e a romã amarga. Ambas servem de remédio para todos os tipos de doenças respiratórias. 

. Figo. O figo é o sinal da completude dos ministérios. Onde há figo, há o sinal da completude dos ministérios. A figueira tem, na sua folha, cinco pontas. Segundo os analistas judeus messiânicos, cada ponta sinaliza para o ministério quíntuplo: Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre. Descobrimos, então, que é um sinal de promessa de território local. 

O figo é um sinal de domínio de território, porque o figo, em Israel, até hoje, é atestado como um milagre, pois, pela terra, não seria possível dar figo. É até possível dar oliveira, mas não é possível dar figo, porque, para que nasça o figo, a terra tem que ser muito drenada, preparada, trabalhada; esse não é o caso de Israel. Mesmo assim, o figo lá dá em lugares secos. Isto é promessa do Messias: que Israel teria como sinal o figo – semente territorial local e a romã – semente universal. 

. Videira. A videira é sinal da promessa do Messias, porque a uva representa o sangue da terra. Era um sinal de que aquela terra pertencia ao Messias. Jesus Se apresenta como a Videira Verdadeira e esperada. Então, quando os discípulos ouviram isso, alegraram-se, porque mais uma vez Jesus estava testificando que era a esperança, o Messias. Mas os rabinos helênicos, zelotes, saduceus e ortodoxos de outras ramificações, começaram a persegui-lO a partir daí, pois a videira seria Aquele que iria aglutinar discípulos, aglutinar multidões. Por isso, o discurso de Jesus sobre a videira fala de relacionamentos, de amizades, de discipulado e servos. 

Alguns serão servos, outros serão discípulos, outros serão amigos. E Jesus entra nessa tríade explicativa de relacionamentos: servos, discípulos e amigos. Ele mostra a identidade do Reino a partir desse discurso. Quando Ele se autodenomina Videira Verdadeira, estava dizendo que iria transpor o entendimento deles do que é um território local. 

Jesus, como Videira, ultrapassaria o sentimento deles, de serem apenas servos, para que pudessem se transformar em discípulos, em amigos. Ele abriria o leque do relacionamento fileo, de amigo. 

Fileo é amigo incondicional, que se faz conhecer, que em tudo é transparente. Jesus estava dizendo para eles que não queria que fossem só servos nem fossem só discípulos. O servo não sabe o que faz o seu senhor, os amigos são irmãos de aliança. Não há nada mais saudável do que você andar ao lado de uma pessoa que tem aliança com você, que se faz conhecer. 

Jesus disse que não queria relacionamentos escondidos. Até então, eles O conheciam num nível. Mas a partir daquele momento, passariam a conhecê-lO em um nível de relacionamento mais profundo, passariam a estreitar o relacionamento. A partir de então, abre-se um leque de universos diferentes, como: 

Universo do Servo. Existe o universo do servo. O servo obedece, tem prazer em servir, em caminhar, em trabalhar. Os verdadeiros servos fazem história. Precisamos ser servos, não podemos perder esse dom e privilégio que Deus nos deu. 

Universo do Discípulo. Você precisa ser discípulo, saber ser discípulo. Ter no seu caráter o caráter do seu mestre. Todo discípulo é um servo em potencial. 

Mas, a Bíblia diz que existe um ponto a mais, um upgrade, que é o Universo do Amigo. 

Universo do Amigo. Jesus disse que entrar no universo de ser amigo é algo muito especial. Ele não estava falando de qualquer amizade, mas uma amizade de aliança. 

Jesus, na figura de Amigo, deu Sua própria vida em nosso favor. Hoje somos Seus servos, Seus discípulos, Seus amigos. Que amor tão grande é esse! Jesus foi Amigo a ponto de dar a Sua vida por nós. Ele ultrapassou a condição de Servo, de Discípulo e trouxe o discurso do Amigo na prática da entrega de Si próprio. 

Em Israel, ninguém chama o outro de amigo, se este não tiver o caráter de irmão. Por isso, Salomão diz: na angústia, nasce um irmão. Para aqueles que, quando são amigos, em todo tempo se amam. Então, em todo o tempo, ama o amigo, que na angústia nasce um irmão. Assim, temos amigos hoje que são mais próximos que nossos irmãos. 

Você sabe disso; não estamos tratando sobre algo estranho. Parece que Deus está corrigindo a história e o tempo, porque Ele nos dá amigos que são mais fiéis a nós do que alguns irmãos. Os verdadeiros irmãos são aqueles que são companheiros de jugo e de situações adversas na vida do líder. Esses são os verdadeiros amigos. 

Jesus disse que deve ser assim o discipulado: provocar relacionamento. Se você não provoca relacionamento, seu discipulado não funciona. Se você é um líder distante dos seus discípulos, seu discipulado é mentiroso. Precisamos fazer um discipulado e gerar filhos que tenham relacionamento conosco, que não percam o respeito, mas que sejam líderes de avivamento conosco. E que esse relacionamento seja intrínseco, porque Deus corrige os relacionamentos na história, dando-nos servos, discípulos, amigos. Deus nos dá essa tríade. Uma só pessoa pode ter todas essas qualidades. 

Continua...