O perfil da liderança dos filhos de Deus Parte Final

on . Posted in Estudos para os 12

Gênesis 29, 30 e 35 

Verdade Central: Os filhos de Deus devem ter um perfil, caminhar por ele e andar buscando agradar a Deus. O perfil dos filhos é de unção de valentia para alimentar multidões, pois no Reino há lugar para todos! 

Introdução: Estudaremos um pouco sobre o perfil das 12 tribos, através dos filhos de Jacó, Israel. Cada um deles, em ordem, com uma promessa: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. 

Cada nome tinha um significado de autoridade. Assim deve ser em nossa Equipe de 12, cada líder com um nome de autoridade, a Equipe identificada porque cada um tem um perfil que o identifica. 

Aser – Alegria

“Então disse Lia: Para minha ventura; porque as filhas me terão por bem-aventurada; e chamou-lhe Aser.” (Gn 30:13) 

Aser, na Equipe, representa alegria, aquele que tem uma alma regozijante, que por mais que esteja passando por um momento difícil nunca você o encontra mal-humorado. 

A tribo de Aser era um povo cheio da alegria de Deus. Como é bom para o líder ter um discípulo alegre em sua equipe, de alma feliz apesar das lutas, um discípulo que faz bem para a alma do discipulador. Você reconhece alguém com essas características na Equipe? Se não reconhece, será por pouco tempo, pois Deus dará a você um discípulo promotor de alegria. A alegria no discipulado dá força ao líder! 

Issacar – Restituição

“E ouviu Deus a Lia, e concebeu, e deu à luz um quinto filho. Então disse Lia: Deus me tem dado o meu galardão, pois tenho dado minha serva ao meu marido. E chamou-lhe Issacar.” (Gênesis 30:17,18) 

Issacar significa restituição. Restituição é um desejo de todos. Quem não quer ser restituído em alguma área? A unção de restituição precisa ser liberada na Equipe. Não foram poucos os líderes que perderam líderes e discípulos, tiveram perdas grandiosas e preciosas na Equipe. Mas, hoje Deus está dizendo a você: Issacar – Restituição, Restituição, Restituição! 

É chegado o tempo maravilhoso de Deus de restituição na sua vida, líder, na sua Equipe. Comece a glorificar ao Pai e crer no milagre que bate a sua porta. Deus vai restituir a sua liderança e a sua Equipe. É a recompensa do Senhor por todo o trabalho que você tem desempenhado. Hoje nasce a recompensa em sua vida. 

Zebulom – A Honra

“E disse Lia: Deus me deu uma boa dádiva; desta vez morará o meu marido comigo, porque lhe tenho dado seis filhos. E chamou-lhe Zebulom.” (Gênesis 30:20) 

Zebulom é a honra da Equipe. Não há um discípulo que sempre nos honra? Ele sempre tem uma honra para nos entregar, seja através de uma palavra, de um gesto, de um presente, do seu testemunho pessoal, mas o fato é que a vida desse discípulo honra o líder. 

A honra é um Princípio Bíblico que jamais deve ser esquecido. Deus está gerando líderes dispostos a honrar os que são autoridade sobre eles. Essa unção chegará na sua Equipe e na sua vida. Deus concederá a você uma Equipe que o respeite, honre-o e faça conhecido o Nome do Senhor dos Exércitos. 

‘Nasceu Zebulom, Deus me honrou’, essa foi a expressão da mulher desprezada. Então, entenda hoje que a honra está no seu caminho, seguindo em sua direção, rumo à sua Equipe de 12, apegando-se à sua vida e à vida dos seus discípulos. Deus gosta de honrar Seus filhos e de ser honrado por eles. 

José – Deus me tirou o vexame

“E ela concebeu, e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha. E chamou-lhe José, dizendo: O Senhor me acrescente outro filho.” (Gn 30:23,24) 

José foi o primogênito de Raquel. Ao nascer, ela declarou que Deus havia removido a sua vergonha, que ela havia saído de todo o vexame que enfrentara por não dar filhos ao seu marido. 

Sair do vexame e ser removido da vergonha é o que Deus quer fazer na vida de todo líder multiplicador. Deus, nestes últimos tempos, tem transformado muitas casas em tabernáculos, em verdadeiras sedes de avivamento. 

O Senhor conhece o coração de cada um de Seus filhos. Ele sabe que para alguns, a sua morada é um lugar que lhes dá vergonha. Alguns pelo lugar propriamente dito, porque moram em cima de pontes, em palafitas; outros porque moram em casas boas, mas que não têm paz. 

Há líderes e discípulos que sentem muita vergonha de levar líderes, Pastores, irmãos de Equipe em suas casas, por causa da realidade em que se encontram. Muitos têm até dificuldade em compartilhar com o líder por causa do vexame, da vergonha. Mas, Deus quer mudar a sua realidade, quer tirá-lo do vexame, quer remover a sua vergonha. O lugar em que você vive pode se transformar em um lugar honrado. 

Há líderes que são fiéis, gostam de ir à Igreja, de participar das reuniões dos seus discipuladores, mas precisam vigiar na questão do horário para não perder o ônibus. Deus também vê a realidade destes. E, no momento oportuno, sairão do vexame e poderão ficar o tempo que quiserem na Igreja, nas reuniões, etc., porque terão seu carro. Se você sonha com o que está sendo profetizado neste estudo, então se cumprirá em sua vida. Deus removerá o vexame porque quem sonha não fica no mesmo nível. 

José passou por tantas aflições, mas sempre recebia livramento de Deus. Foi assim na casa do seu pai, entre os seus irmãos, na casa de Potifar, na masmorra. Por onde passava, José sobressaía, porque sua vida fazia diferença. Todo líder precisa ter um José na Equipe, aquele que sobressai, que administra, que tem a unção de resolver problemas difíceis e causas impossíveis. Você terá um José. 

Benjamin – Força

“E partiram de Betel; e havia ainda um pequeno espaço de terra para chegar a Efrata, e deu à luz Raquel, e ela teve trabalho em seu parto. E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás. E aconteceu que, saindo-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim.” (Gn 35:16-18) 

Benjamim é a força, ele tem vigor para alimentar seus irmãos. Na Equipe, o líder reconhece quem é Benjamim, porque este está sempre atento às necessidades dos seus irmãos, daqueles que estão por perto. 

Benjamim tem a força e o vigor para ir ao campo e buscar caça para repartir com seus irmãos; é valente caçador. Sai de manhã cedo e, à tardinha, chega trazendo presa nas mãos. Onde ele está, ninguém passa necessidades, pois é provedor. 

Na Equipe, além de se importar com as necessidades dos seus irmãos, Benjamim é ainda caçador de vidas. Em seu coração, há uma unção para buscar a Deus e sair rumo às vidas que o Senhor lhe entregará. É aquele que tem sempre um relatório positivo para contar em relação às almas que tem ganhado para o Reino. 

Analisando cada uma das 12 tribos, podemos concluir que o perfil de cada uma, quando somado dentro da Equipe, retrata o verdadeiro perfil da liderança dos filhos de Deus que começa com Rúben – águas impetuosas e termina com Benjamim – força e vigor. 

O perfil correto de liderança nos dá a identidade para que com os 12 valentes, cada um com uma característica específica, levante-se uma Equipe de 12 poderosa em Deus. Essa é a forma de fazer nascer uma geração de filhos incontáveis para o Pai, filhos valentes que geram e conquistam uma multidão de filhos na mesma essência. 

Manaus, o Amazonas, o Brasil e as nações se dobrarão ao ouvir que Jesus Cristo é o Senhor para a Glória de Deus Pai. E você, líder impetuoso, atento à voz de Deus, adorador, agradecido, abençoado, que tem unção de alegria e restituição, que sabe honrar porque saiu do vexame e que tem a força e o vigor, será de fundamental importância neste processo. Deus conta com você. Eu conto com você porque creio que você tem o perfil correto de liderança como filho de Deus.