O perfil da liderança dos filhos de Deus Parte 1

on . Posted in Estudos para os 12

Gênesis 29, 30 e 35 

Verdade Central: Os filhos de Deus devem ter um perfil, caminhar por ele e andar buscando agradar a Deus. O perfil dos filhos é de unção de valentia para alimentar multidões, pois no Reino há lugar para todos! 

Introdução: Estudaremos um pouco sobre o perfil das 12 tribos, através dos filhos de Jacó, Israel. Cada um deles, em ordem, com uma promessa: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. 

Cada nome tinha um significado de autoridade. Assim deve ser em nossa Equipe de 12, cada líder com um nome de autoridade, a Equipe identificada porque cada um tem um perfil que o identifica. 

Rúben – Impetuoso

“E concebeu Lia, e deu à luz um filho, e chamou-o Rúben; pois disse: Porque o Senhor atendeu à minha aflição, por isso agora me amará o meu marido.” (Gn 29:32) 

Rúben significa águas impetuosas. Todo líder precisa ter um Rúben na Equipe. O líder sempre sabe quem é o impetuoso na Equipe, não precisa nem pensar duas vezes. Ele tem sempre uma resposta diferente dos demais. 

Precisamos fazer nascer a geração de Rúben. A geração dos impetuosos na Igreja, na liderança, que são como a força que abre a madre. O Senhor diz que o primogênito é bendito porque abriu a madre para facilitar o caminho do próximo filho, o caminho de seus irmãos. 

Você pode ser um Rúben. É só decidir. Tudo depende da sua atitude em relação à aliança e ao líder da aliança. 

Simeão – Atento à voz de Deus

“E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Porquanto o Senhor ouviu que eu era desprezada, e deu-me também este. E chamou-o Simeão.” (Gn 29:33) 

Simeão é atento à voz de Deus, atento à voz profética. Na Equipe, temos os que são atentos e os desatentos, percebemos essa realidade, principalmente, no momento das ministrações. Os atentos são famintos por aprender mais, estão sempre mostrando interesse pelo Reino. Os desatentos conversam, mascam chiclete, não estão muito interessados na unção que está sendo liberada. 

O líder deve clamar por um Simeão, ou melhor, por vários em sua Equipe. Pessoas atentas à voz de Deus. Lia disse que Deus ouviu a sua voz e a atendeu, arrancou a aflição do seu coração. 

Ter um Simeão na Equipe fala de ter um líder, um discípulo, um amigo que tira a aflição da vida do seu líder e da Equipe. O que não falta na Igreja é gente para colocar aflição no coração de líder. Mas haverá um Simeão na Equipe, atento à voz de Deus e à voz profética. 

Levi – Adorador

“E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Por isso chamou-o Levi.” (Gn 29:34) 

Levi, na Equipe, é o adorador, adora em todo o tempo a Deus. Tudo pode estar desabando, estar em guerra espiritual, mas ele não perde o foco da adoração. Se ele pudesse, pedia ao líder para ministrar na reunião apenas assuntos referentes à adoração. 

Levi é o promotor da unidade. Ele quer que na Equipe todos sejam unidos, estejam juntos. É aquele que fica preocupado quando alguém falta à reunião... Levi, além de ser um poderoso adorador, é ainda o promotor da unidade na Equipe. Portanto, uma grande bênção na vida do líder. 

Judá – Agradecido

“E concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao SENHOR. Por isso chamou-o Judá; e cessou de dar à luz. ” (Gn 29:35) 

Judá é agradecido. Em tudo sempre reconhece a mão de Deus e dá a Ele louvor. Já estudamos em estudos passados que uma das principais características na vida do líder deve ser a gratidão. O verdadeiro líder não deve, jamais, permitir-se ter ingratidão no coração. 

Quantas vezes o discipulador trabalha tanto para ver um discípulo agindo de acordo com os Princípios bíblicos e o discípulo sequer reconhece. Faz de tudo para arrancar o discípulo do inferno e ainda recebe ingratidão. 

Temos que aprender a agradecer aos nossos líderes, que se empenham em cuidar de nós. Isso representa que além de gratidão, reconhecemos a autoridade deles sobre nós. Precisamos ser como Judá, agradecidos, valentes, ser um com o líder em quaisquer circunstâncias. 

Judá, na hora da decisão, sempre toma uma posição que exalta o nome do Senhor. Não abre mão da chamada profética sobre a sua vida. Nasceu a Geração Judá. Deus seja Louvado! Estamos agradecidos. 

Dã, substituído por Efraim – Fidelidade

“Então disse Raquel: Julgou-me Deus, e também ouviu a minha voz, e me deu um filho; por isso chamou-lhe Dã.” (Gn 30:6) 

A tribo de Dã foi substituída pela tribo de Efraim, que significa fidelidade. Existem líderes que são fiéis. Não há dúvidas nem suspeita em relação ao caráter deles, nunca. Mas, há líderes que precisamos sempre andar com um pé atrás. Ficamos na dúvida se devemos ou não acreditar no que nos falam e fazem. 

Líderes de ânimo dobre, um dia estão de bom humor, outro dia estão de mau humor; um dia são verdadeiros gaditas, outro dia mais se parecem com uma catita. Não dá para compreender o perfil de liderança que adotaram, pois não foi o perfil do Mestre. Uma hora são ousados demais, outra hora, covardes. 

Mas em se tratando dos líderes que são fiéis, temos total confiança e podemos caminhar com eles com o coração descansado. Estes seguem o líder em tudo, sem se preocupar com as consequências, pois estão sempre prontos. 

O Efraim, na Igreja, é o equilíbrio do Corpo, da Visão, a balança de Deus. O Efraim da Equipe é o inteligente, aquele que possui discernimento, a balança é a fidelidade. 

O Senhor disse a tribo de Dã que a balança seria a sua herança. Essa tribo teria a unção de juiz para julgar a seus irmãos e o povo porque era fiel. Mas o que aconteceu foi que Dã fez uma rota contrária. Como havia uma promessa, Deus levantou o remanescente, a tribo de Efraim. 

O Senhor sempre terá um remanescente na fila do desistente. Nunca o lugar da fidelidade ficará vazio. De igual modo, na Equipe, você nunca ficará sem o fiel. Deus levantará Efraim para caminhar na sua Equipe, um líder, um discípulo, um amigo fiel que o ajudará. 

Naftali – Guerreiro

“Então disse Raquel: Com grandes lutas tenho lutado com minha irmã; também venci; e chamou-lhe Naftali.” (Gn 30:8) 

Naftali é guerreiro, lutador, conquistador. Você consegue imaginar esse perfil de liderança em sua vida e Equipe.

Peça a Deus um líder guerreiro, aquele que é incansável, que luta pelas vidas para vê-las livres das garras do inimigo, do falso leão. Estes lutam o tempo todo, não afrouxam nunca. Este deve ser o nome da sua Equipe: Equipe de guerreiros, lutadores, conquistadores do Senhor, líderes indesístiveis. 

Gade – Abençoador, Próspero

“E deu Zilpa, serva de Lia, um filho a Jacó. Então disse Lia: Afortunada! e chamou-lhe Gade.” (Gn 30:10,11) 

Gade é abençoador, próspero, tem a unção profética. Um dia, a tribo de Gade chegou diante do rei Davi e lhe disse que por sua culpa 72 mil soldados linha de frente haviam morrido. 

O nome Gade também significa profeta, valente. A oração de todo líder deve ser ver Deus, fazer nascer uma geração de Gade, de líderes abençoadores, com alma próspera de disposta a dar, entregar sem reservas. 

Gade era uma tribo de pés velozes como as gazelas, tinham ainda as mãos adestradas para a guerra para empunhar a lança e a flecha, e a unção para conquistar uma multidão e ajudar o rei. Que perfil de liderança! 

Na próxima semana, veremos o perfil de Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim e o seu significado de autoridade, entendendo que assim deve ser em nossa Equipe de 12, cada líder com um nome de autoridade.  

Continua...