Modelo na Visão – sinal de organização

on . Posted in Estudos para os 12

“Sê o exemplo (o modelo) dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” (I Tm 4:12) 

Verdade Central: Precisamos caminhar na compreensão de que a Visão Celular no Modelo dos 12 é organizada. Não podemos cair em descrédito por causa de alguns que não conseguem ser modelo. 

Introdução: Precisamos ser modelo. As pessoas precisam de alguém que seja um exemplo para seguir, que honra o que fala, que cumpre o que promete; isso significa a restauração da Igreja primitiva. Somos chamados para isso. 

Como modelo dentro de uma equipe, nossa responsabilidade é maior, afinal, somos fôrma que forma. Porém, tudo o que precisamos fazer é seguir um modelo que já existe desde os patriarcas até Apocalipse que fala dos 12 frutos que estavam sobre a vida dos apóstolos. 

“No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” (Ap 22:2) 

Estamos em um tempo de grande conquista, mas a nossa conquista deve ser organizada. Somos o exército do Senhor e devemos saber qual a nossa posição, qual a nossa fileira. Nas Forças Armadas, nenhum soldado faz o que quer, mas obedece a autoridade que está sobre, e tudo o que faz é sob um comando, uma orientação. 

Restaure o seu conceito de modelo 

O Modelo dos 12 é para dar orientação, para que o discípulo tenha um norte e, acima de tudo, aprenda a se relacionar com o Pai, com o discipulador e formar, debaixo de cura, novos discípulos com o caráter do Messias. 

O que todo líder precisa é se relacionar com o seu discipulador e também com os seus discípulos, os seus 12; confiar no discipulador e nos seus discípulos; considerar o discipulador como um pai espiritual e os discípulos como filhos na fé. Dessa forma, você fará parte de uma equipe e obterá uma equipe de êxito em que seus discípulos não o verão como um chefe, mas como um líder-amigo, um aliado. 

Precisamos ser modelo para que o diabo não nos apanhe em nenhuma situação que possa entrar em contradição com o nosso discurso e vida. “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, sinceridade. Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” (Tt 2:7-8) 

O canal que o inimigo mais encontra argumentos contra nossa vida é a palavra. A palavra expressa as nossas atitudes. Falamos do que somos, do que estamos cheios. A Bíblia diz que a boca fala do que está cheio o coração. Não adianta dizer que é um líder santo, que é um líder modelo se as suas palavras não condizem com suas atitudes. Afinal, vivemos rodeados por uma nuvem de testemunhas. 

A Visão Celular no Modelo dos 12 veio para nos restaurar e devolver a autoridade. Todo líder precisa fazer um resgate da sua liderança, porque estamos, muitas vezes, “arranhados” devido a tantos cismas, estereótipos e nomes que recebemos. É chegado o tempo de nos permitirmos ser tratados por Deus para termos todo o nosso histórico transformado. 

Desde o relato de Gênesis 12 a Apocalipse 22:2, a Bíblia fala dos 12. Esse modelo não foi algo criado para preenchimento de retórica; ele nasceu no coração de Deus para mudar a história. Deus nos deu o privilégio de mudar a nossa história, fazendo parte dele. Portanto, não creia nas mentiras do diabo. A verdade do Senhor é suficiente para fazer de você um líder de excelência. 

A organização do Modelo 

Quando falamos de Modelo dos 12, estamos falando de uma chamada específica para nos organizarmos. Organizados, trabalharemos na medida exata e produziremos mais. Deus não Se agrada da desorganização. Ele gosta de ver tudo muito organizado, muito bem ordenado. Nada no projeto de Deus é improvisado. 

Através da organização, conquistamos velozmente, pois não há multiplicação sem organização. Vemos em Mateus 14 que os cinco pães e três peixes foram multiplicados depois que Jesus mandou que os discípulos organizassem o povo. Mais de cinco mil pessoas foram organizadas em pequenos grupos. Só depois que todos estavam organizados é que houve a bênção da multiplicação para aquela multidão. 

Quando Jesus olhou para aquela multidão, a primeira coisa que Ele viu não foi a fome física, foi a fome espiritual. Jesus sentiu íntima compaixão por eles e mandou os discípulos alimentarem a grande multidão. E é isso que somos: pastores de multidões. A ordem de Jesus é para que você alimente a multidão. Mas, não podemos alimentar uma multidão desorganizada. 

Jesus poderia fazer um milagre semelhante ao do maná no deserto, e fazer cair pão do céu, mas não fez. Ele preferiu mostrar aos discípulos que eles é que eram os líderes da multidão, que eles deveriam dar de comer ao povo, que eles eram capazes. Só teremos condições de alimentar grandes multidões quando nós a organizarmos em pequenos grupos e, quando o grupo estiver organizado, virá o poder da multiplicação. 

Organize a multidão que Deus tem confiado em suas mãos. Observe cada um dos seus 12 ministrando sobre as células e depois veja a grande multiplicação. Aquele que é responsável para administrar a multiplicação, também o é para alimentar a multidão. Jesus fez o milagre, mas quem alimentou a multidão foram os 12. 

E, como Deus é contra o desperdício, Jesus mandou que os discípulos enchessem 12 cestos com o que sobrou do alimento. Você sabia que o “sobejo”, aquele que está lá atrás, vai encher o cesto?! Pessoas que ainda não tiveram a liderança e a fé despertadas, que estão como que sendo desperdiçadas em nosso meio... É sua responsabilidade acordar a alma do povo! Há líderes que estão dormindo, mas quando despertarem, verão como perderam tempo, mas correrão como gazelas para recuperar o que estava perdido. 

Jesus poderia fazer um milagre, tirar uma oferta e comprar comida, orar para que o povo não sentisse fome por três dias ou algo semelhante. Jesus ficou observando a atitude dos Seus discípulos: eles subestimaram muita coisa. Eles disseram que não tinham nada para comer, nem encontraram nada entre o povo, a não ser cinco pães e dois peixes. 

Você sabe como essa história terminou? Jesus fez com que eles atravessassem o deserto, cada um, com um cesto cheio de pães e peixes. Ou seja, daquilo que eles disseram que não tinham nada, agora tinham até o sobejo. Você sabe quanto pesa um cesto cheio de pão e peixe, atravessando o deserto? Pois, nesta Visão, quando pensarmos que não temos nada, os cestos ficarão cheios, debaixo de um milagre potente de Deus. 

Creia, pois assim será em sua vida. Apenas seja modelo e organize-se para contemplar o milagre que acontecerá debaixo dos seus olhos. Você ficará maravilhado com o que Deus fará ainda neste tempo.