Declarando o sonho diante de todos Parte Final

on . Posted in Estudos para os 12

Gênesis 37 

Verdade Central: Quem não tem visão profética não trabalha por mudanças. As mudanças vêm por uma visão e por um projeto, e estes são resultados de um sonho. Todo sonho precisa ser perseguido, pois somente assim o êxito será alcançado. 

Introdução: A Bíblia diz que haverá uma classe de pessoas que sonhará. Nós fazemos parte dessa geração sonhadora. Desde a época de José, os sonhos são de fundamental importância para que os projetos nasçam e a visão de Deus tenha pleno êxito. Um sonho não nasce apenas para impactar, mas para promover mudança. Se houver impacto, mas não houver mudança, de nada vale. 

Um sonho pode levá-lo a muitas perseguições. Todo sonho publicado atrai uma guerra. Na publicação de um sonho, é travada, no mundo espiritual, uma guerra com aquele que tenta impedir a realização dos sonhos. Vimos, na semana passada, a guerra enfrentada na casa do pai e no deserto. Na parte final deste estudo, você verá outras geografias onde os sonhos enfrentam e guerras e descobrirá que nada pode deter o sonhador. 

Em Siquém

Gênesis 37:12-13 

Siquém era um lugar demasiadamente traumático para que José fosse sozinho. Ali havia um povo que não gostava da família de Jacó. Simeão e Levi causaram um problema naquela região matando alguns homens e tirando a liberdade de relacionamento. 

No capítulo 34, vemos essa história bem narrada. Por vingança, para honrarem a moral de Diná, sua irmã, eles tomaram atitudes que desagradaram grandemente a Jacó. Bem, Siquém, cujo nome significa desprezo, era realmente um lugar muito difícil.

Quando um sonho é publicado e algumas pessoas são estimuladas a mudarem de vida, só restam duas opções: ou a ideia é comprada, ou o sonho é perseguido. Não espere aplausos de pessoas com quem você convive, pois o sonhador vai enfrentar muito desprezo de pessoas as quais nunca esperou que o desprezasse. 

A Bíblia relata que José não encontrou seus irmãos ao chegar em Siquém. Não existe nada mais frustrante para um sonhador, que chegar ao alvo da sua expectativa, não encontrar o que esperava e ter que fazer uma caminhada mais longa para que esse sonho se cumpra. 

José não encontrou seus irmãos, porém havia ali um homem que sinalizou para José onde seus irmãos estavam (Gn 37:15-16). Jesus sempre colocará um homem em nosso deserto para nos conduzir àqueles que tentam fugir de nós e querem eliminar nossos sonhos. 

Você nunca estará sozinho. Deus sempre facilitará a rota do sonhador. As portas se abrem ainda que seja em um deserto. O HOMEM do deserto lhe dirá como você chegará ao seu alvo. 

Quero adverti-lo, neste livro, que você nunca estará sozinho, haverá sempre um sinalizador da parte de Deus para lhe indicar onde e como você poderá chegar ao alvo. “E um homem encontrou a José, que andava errante pelo campo, e perguntou-lhe: Que procuras?”(Gn 37:15) 

José foi um exímio líder. Ele não se deixou abater pelo fato dos seus irmãos terem saído do local onde o pai lhes havia mandado dar de comer ao rebanho. A ordem era trazer as novidades do rebanho do pai. Do deserto de Hebrom até Siquém era, aproximadamente, dez quilômetros, mas de Siquém a Dotã era, aproximadamente, trinta e cinco quilômetros. 

José percebeu que sua meta aumentou três vezes mais. Ele poderia ter decidido voltar os dez quilômetros, mas optou em prosseguir mais trinta e cinco. Ele andaria quase cinquenta quilômetros no deserto enfrentando feras, pedras, areia quente, serpentes, escorpiões e dificuldades inerentes ao deserto, subindo e descendo montanhas, galgando alvos maiores e desafios intensos. Um sonhador não desiste diante dos desafios. Essa é a diferença entre um sonhador e um homem comum. 

Seja sincero com você mesmo e responda a esta pergunta: O que você faria se estivesse no lugar de José até esse momento? Com certeza, só outro sonhador diria: Eu continuaria até cumprir a meta. 

Claro que Deus estará sempre dando-nos motivação e não deixando que fiquemos sozinhos nos desertos da vida. Acredito que este homem do deserto era a providência de Deus para que o sonhador chegasse ao alvo. Seja qual for a situação, seja qual for o desprezo, você não está sozinho. O homem do deserto está sinalizando como você galgará o seu sonho. 

No deserto, em Dotã

Gênesis 37:16-17 

O que podemos ver nesse episódio é que essa era uma terra muito especial, porém muito perigosa, era conhecida como lugar de gigantes. Para chegar até Dotã, ele precisava passar pela terra dos seus adversários, pela cilada de gigantes que tentavam deter qualquer caminhante que passasse por aquele lugar. 

José, além de estar viajando sozinho, não era nada discreto; ele estava com uma roupa de doze cores, que era exatamente a túnica almejada pelos seus irmãos. Não era a melhor indumentária para se caminhar no deserto, pois até mesmo os inimigos, feras ou ladrões poderiam estar molestando a vida daquele homem. Mas, nem no deserto, ele perdeu a sua postura. 

O sonho vence gigantes. Não existe sonho grande sem grandes desafios, pois a própria declaração do sonho traz desconfortos e, claro, muita guerra. A verdade é que os gigantes da alma são maiores que os externos. Precisamos saber que, no deserto de Dotã, até chegar ao alvo, os gigantes poderão até aparecer, mas todos serão vencidos. Não há registro na Bíblia que algum gigante tenha desafiado José. 

Mas, o que as feras não fizeram, o deserto e desprezo de Siquém não atingiu, os gigantes não apareceram, vemos em seus irmãos: planos de feras e de desprezo, gigantes do ciúme e inveja, que são passos para a destruição de qualquer pessoa. Mas José os venceu assim como não temeu as caminhadas difíceis.  

No meio dos seus irmãos

Gênesis 37:19-24 

Você pode se imaginar diante de uma situação tal como essa? Aquilo que as feras no deserto, a dificuldade do próprio deserto, o desprezo de Siquém, a rota de gigantes, os perigos que assolavam aquele homem não conseguiram fazer, seus irmãos foram mais ferozes, mais desprezíveis, mais brutais que feras e gigantes, pelo fato daquele homem sonhar. 

Na verdade, as pessoas não querem eliminar o indivíduo, mas os seus pensamentos, os seus sonhos, as suas conquistas. Não se iluda: todo ser humano que sonha torna-se uma ameaça geográfica e aqueles que não ousam conquistar se tornam anulados ou adversários. É demasiadamente difícil para um irmão que nada conquista ver seu irmão conquistando tudo. 

José era o segundo mais novo da família e já reinava sobre todos, ou seja, tinha uma liderança visível, era um administrador de grande cabedal e não se importava com críticas, perseguições, nem com as ofensas dos seus irmãos. José, em todo quadro histórico, cria estratégia de resgate familiar e não de vingança pessoal. Essa é a estrutura da alma de quem tem sonhos verdadeiros. 

O que podemos ver na vida desse homem é que em tudo que ele colocava a mão prosperava. Vou lhe dizer algo: É muito fácil sonhar no conforto e debaixo de apoio, mas quando todos os desafios da vida se voltam sobre você, só quem é verdadeiramente sonhador, suporta o treinamento. José era vítima da soberania de Deus, não presa fácil para seus irmãos. 

Você não pode parar porque alguns lhe criticam, ou perseguem, ou maldizem. Tenho uma postura que aprendi desde os meus 21 anos de idade: observar quem está me julgando, orar por eles e prosseguir fazendo o que minha convicção ordena, debaixo de orientação divina. Tenho tido muito êxito agindo dessa forma.  

Não pense você que as situações que têm assolado a sua sorte estão fora do controle do Sonhador Maior: Jesus, o Senhor. Ele conhece os nossos pensamentos e caminhos, e nada foge da Sua direção e controle. Não fique abatido quando o deserto se alongar ou quando os riscos estiverem próximos a você. Creia que um novo tempo será instalado e que a sua hora chegará. Para isso, Deus está forjando em você o caráter de sonhador.