Uma geração de sacerdotes que cumpre princípios - Parte Final

on . Posted in Estudos para os 12

“Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tem amado? Não era Esaú irmão de Jacó? Disse o Senhor; todavia amei a Jacó. E odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto... O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?... Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o Senhor dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios.” (Malaquias 1:2,3,6,14)

Verdade Central: Deus quer levantar uma geração de sacerdotes que vivam pelos princípios da Sua Palavra. O texto mostra duas identidades: a identidade da honra e a identidade da desonra. A identidade da honra está em Jacó; a identidade da desonra está em Esaú.

Introdução: Quando Deus foi questionado sobre o amor dEle, Israel disse ao Senhor que o útero de Rebeca era gerador de dois filhos que possuíam o direito da mesma promessa. Em contrapartida, a resposta do Senhor a eles foi que Ele amou Jacó e aborreceu Esaú. Essa resposta significava que Deus sempre ama aqueles que escolhem viver pelos Princípios e aborrece os que buscam a desonra.

Fazemos parte da geração de sacerdotes que cumpre os Princípios estabelecidos por Deus. Recebemos dEle uma visão, temos um sonho no nosso coração. E, por isso, precisamos, como filhos, honrar o Pai, como está escrito em Malaquias 1.

Deus é reivindicador de honra

Deus é reivindicador de honra. Ele conhece filho que honra, e filho que desonra. Toda honra é uma semente para o êxito, e toda desonra, uma semente de catástrofe.

Quando você vir alguém entrando em uma catástrofe, se não for por prova, é sinal de desonra. E se é desonra, vem terra assolada. Não adianta correr desses decretos nem criar doutrinas pessoais e particulares e se agarrar nelas, porque isso não dará resultado, não mudará a sentença de Deus, Aquele que não muda jamais.

Há cristãos que leem um versículo que não lhes agrada. Então, eles tentam mudar o contexto, o significado, querendo que se aplique à realidade que eles querem e não a realidade do que Deus quer expressar. Ou, então, mudam de página como se isso fosse resolver. Vivem em todo o tempo buscando respaldo para agirem da forma que querem e não como deve ser, de acordo com as Escrituras. Alguns até mudam para um outro deus. Não resolve. O que resolve é conversão de coração.

Plantar honra

Deus quer que os Seus filhos entendam que em todo lugar que plantarem uma honra, estarão criando uma associação ao êxito. Toda honra é uma associação ao êxito, e todo êxito é uma resposta de fidelidade e prosperidade.

A expressão do versículo 13, quando o povo reclamava de canseira em relação a Deus, Deus mostra que há discursos que incomodam a Igreja, que incomodam aqueles que querem fazer suas rotas particulares (Malaquias 1:13).

Toda oferta representa uma honra a Deus e às pessoas a quem ofertamos. Há pessoas que são habilitadas com o espírito de engano. Por mais que tenham algo sadio, entregam como oferta algo defeituoso, não entendem o que representa a seriedade da oferta, de fazer um pacto, uma aliança com Deus e com os seus líderes. Não conseguem plantar honra. A Bíblia os chama de malditos (Malaquias 1:14).

Deus chama de enganador e de maldito aqueles que tentam fazer negociatas em seu próprio benefício no momento da oferta, no momento de honrar com o que possuem de melhor. Não entregue ao Senhor uma coisa defeituosa. Peça entendimento para compreender a seriedade com a qual você deve se manter diante de Deus, do Reino, dos seus líderes.

A honra é construída com seriedade. Portanto, se você tem o que é bom, não entregue o que é defeituoso. Deus Se apresenta nesse texto como o Senhor dos Exércitos. Todos que querem enganar a Deus e aos líderes entram em uma guerra com o Senhor dos Exércitos.

Deus poderia ter Se apresentado como o Senhor da Paz ou o Senhor da Provisão, mas Ele se apresentou como o Senhor dos Exércitos, o Senhor da Guerra, para mostrar que todos aqueles que tentam trapaceá-lO (porque isso não é possível!), compram uma guerra já com direito a derrota, pois Ele é Invencível.

A desonra chama no mundo espiritual o exército da maldade. Precisamos estar atentos. A Bíblia diz que quando Saul pecou, da parte de Deus, veio o espírito maligno. Quando um dos reis de Israel pecou e ficou com a mão mirrada, também veio da parte de Deus um espírito maligno. É Deus quem permite. É da parte do Senhor. Deus mostra no livro de Malaquias que há uma guerra montada. E a vontade do Senhor é colocar uma nova dança nos seus pés, a partir do momento em que você entende o que Ele quer fazer na sua vida.

O enganador, porém, que entrega o que é defeituoso ao Senhor dos Exércitos, atrai para si maldição. O que Deus quer é que os Seus filhos sejam príncipes que governem dentro da Sua jurisdição, que estejam equipados para fazer o maior saque jamais visto sobre o inferno.

Onde há desonra, há um exército liberado contra a vida da pessoa. Para os que cumprem princípios, o Senhor dos Exércitos luta a favor deles. Se você quer o exército de Deus lutando a seu favor, saiba que Deus só libera o exército contra alguém quando este alguém tenta enganá-lO, entregando o defeituoso, tendo em mãos o melhor para ofertar ao Senhor.

Ninguém quer ter o Exército de Deus liberado contra a sua vida e família, mas, então, precisa ter cuidado com as suas atitudes. Porque a Bíblia é clara e chama de malditos aqueles que fazem a obra do Senhor relaxadamente e entregam qualquer oferta, quando retêm, em mãos, o melhor. Ninguém pode enganar a Deus.

Na verdade, se Deus não insistisse tanto conosco em algumas situações, não teríamos mudado de vida, e as bênçãos dEle não teriam nos alcançado. Então, nunca reclame de canseira pela mesa do Senhor, pelo que Ele tem oferecido a você; seja agradecido, porque a mão do Todo-Poderoso está sobre você para que não haja associação com Esaú, mas com Israel.

Quantas vezes Esaú foi a Israel? Apenas uma vez, quando Israel era uma pessoa e não uma geografia. Quando Jacó encontrou com Esaú, ele não era mais Jacó, mas Israel. Esaú veio com um exército contra Israel; era um exército humano. O exército de Israel contra Esaú era um exército divino. O que aconteceu foi que Esaú caiu de joelhos aos pés de Jacó, após receber um presente do irmão.

Jacó sabia que precisava de algo para entregar ao irmão para que não morresse. Ele lembrava que saíra de sua terra por causa da raiva que provocara em Esaú. Então, ele pensou: se Esaú não tiver mudado, ele se alegrará com um presente. Ele sabia que um presente aplacaria a fúria do irmão. E foi o que ele fez.

Esaú gostava de fazer negociações e Jacó sabia disso. Quando os dois se encontraram, Esaú já estava vendido. Sabe por quê? Porque se você não tiver um encontro com Deus, você não muda de identidade. Só muda de identidade quem tem um encontro genuíno com Deus. Encontro apenas com pessoas não muda a identidade de ninguém.

Esaú foi o primeiro homem a ter um encontro com Israel, aquele que um dia fora Jacó. Israel nasceu em Jacó que não era mais Jacó, mas Israel. Quem mandou o presente foi Jacó, mas Esaú se encontrou com Israel. A Bíblia diz que ali Israel fez a sua casa e morou em tabernáculo, sucot, cobertura.

Voltar para Jerusalém, para os Princípios da Palavra é o que precisamos. Deus tem um mandamento para os sacerdotes: viver em cobertura, entrar em tabernáculo, sucot. E para isso, é necessário voltar aos rudimentos da Palavra, viver como uma geração de sacerdotes aprovados pelo Senhor. E para os sacerdotes, há um mandamento: Maldito seja o enganador que entrega o defeituoso, podendo entregar o melhor ao Grande Rei, o Senhor dos Exércitos (Malaquias 1:14)

Deus tem um ânimo novo para derramar sobre os Seus filhos. Ele quer liberar o Seu Exército a favor dos filhos. Assim como libera exército contra enganadores, filhos da desonra, também libera exército a favor dos sinceros, daqueles que são filhos da honra.

Faça parte daqueles que se associam à honra. Assim, todos os que estiverem sobre você e abaixo de você, líderes e liderados, verão a honra de Deus sobre a sua vida. Nunca engane a Deus, porque o engano é semente da desonra, assim como a verdade é semente da honra. Decida ser um líder de honra para ter o Exército do Senhor liberado sempre a seu favor.

A geração de sacerdotes anda pelo Princípio da Honra. Você faz parte dessa geração.