Honrando os pais espirituais, honrando a Deus Parte Final

on . Posted in Estudos para os 12

Texto:“Porque, embora, vocês tenham mentores incontáveis em Cristo, vocês não têm muitos pais, porque eu me tornei o pai de vocês em Cristo Jesus através do Evangelho.” (I Coríntios 4:15) (Olive Tree) 

Verdade Central: Conceituar um pai no modelo da Palavra é muito forte para uma geração que perdeu o princípio e a referência de como se mover em Deus, o Pai Modelo. 

Introdução: A palavra mais dura no discipulado foi quando um discípulo sugeriu o descartar do discipulador. Filipe, um Apóstolo, com todo seu currículo de homem eleito para o Apostolado, cuidado e ministrado por Jesus, homem que tinha aproximação com o Mestre, faz-Lhe a observação mais difícil de um Pai espiritual ouvir: “Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.” (João 14:8) 

Viver um princípio e falar de um princípio: Qual a diferença? 

Sabemos que uma geração, para raciocinar por Princípio, precisa ter o exercício da sabedoria e a dinâmica da inteligência. Conhecer o princípio da Honra é inteligente, praticar o princípio da honra é sábio. Honra é a fusão da sabedoria e da inteligência dentro da perspectiva que na prática dessa verdade teremos êxito no território onde estamos implantados.

 

A mente de um pai espiritual 

O pai raciocina por gerações. Ele vê o que ninguém vê; fala como ninguém fala; faz o que ninguém faz. Ele é um modelo! Como podemos ser genitores se não sabemos o que estamos vendo, falando e fazendo? Se estamos na rota do comum, não exercitamos a honra! 

O Apóstolo é um Pai de Multidão, mas começa com um indivíduo. Precisamos influenciar pessoas e construir mentes que raciocinem por Princípio, que cumpram o legado da mudança do território. A mente do Pai deve ser uma mente estratégica. 

A inteligência e a sabedoria devem ser as aliadas maiores desses homens que comandam pessoas e orientam multidões. Se não houver estratégia, as guerras falham e a frustrações se tornam aliadas do currículo do líder. 

Muito mais que os movimentos sem vida, precisamos ter vida nos movimentos, e a vida do movimento é: Qual a estratégia que eu uso para o presente pensando no futuro? Como vamos consolidar Líderes Apostólicos e fazê-los funcionar dentro da sua chamada? 

Filhos traumatizados, desistidos e confusos não fazem alianças e não honram os mentores. Precisamos ser mais operantes do que discursistas. Vemos que muitos têm um discurso muito bonito, mas uma prática muito feia. 

Qual a estratégia para educarmos Apóstolos e domarmos aqueles que dizem ser Apóstolos e estão equivocados? Hoje, não nos impressionamos com as palavras bonitas que são faladas nos púlpitos, mas com o bom testemunho nos bastidores. 

. Usar influência fazendo a influência – É fácil navegar no barco pronto, precisamos construir nosso barco. Cada nação, cultura costume, hábitos, precisam ser respeitados. Entramos no território com estratégias prontas e não ouvimos pessoas, não respeitamos ambientes. Precisamos, como pais espirituais, descobrir a estratégia que funciona e não a que propomos. Perguntar o quê? É muito mais eficiente: Dizer porquê estamos nos territórios! 

. Ouvir o coração do filho – Nós não ouvimos pessoas e damos ordens a indivíduos. O nosso manto profético, o manto que ordena, indica e decreta é muito mais forte do que o Sacerdotal. Nosso manto precisa ser instrutivo, ensinador e orientador para um tempo novo. 

. Ter um discurso limpo – No discurso de um pai espiritual não pode haver confusão; o discurso precisa ser limpo e resguardado no princípio. 

. Agir como um pai espiritual – A ação de um pai espiritual, além de educar, deve mostrar amor no que faz e ensinar amor para os que vão fazer. 

. Colher o resultado de um Pai espiritual – Trabalhamos por sementes ou por colheita, ou passamos a vida plantando e teremos a estratégia para que a colheita se manifeste. 

 

Podemos ser pais improvisados e não gerarmos uma família saudável. O fato de ter um genitor em casa não significa que temos um pai presente. Uma família com um pai tem um caráter ajustado. Uma família sem um pai tem as complicações tanto do psicoemocional como espiritual. 

A confusão de identidade na ausência do pai nos leva a fracassos indiagnosticáveis. É uma história de fracasso. 

O ajuste da presença de um pai mostra um caráter extremamente ajustado. Filhos curados têm a garantia de uma geração saudável. É uma história de vitória.

Um chamado de Pai não equivocado 

A honra ao Pai é a garantia de uma geração saudável e longeva, onde o princípio se torna ativado para trazer a conquista do inimaginável. Honre seu mentor e tenha a prosperidade ministerial que você não proclamou por falta de vocabulário na língua dos humanos. 

Vamos aprender com o Pai Abraão, a consolidar a visão de paternidade em si mesmo, na família, no território e ser uma semente profética para as nações. 

Vamos ouvir a Deus como PAI, para evitarmos a semente de desonra com o veneno da serpente destilando seu ódio na nossa audição, que é o instrumento da fé. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17) 

Vamos praticar a Visão do Pai amoroso Yeshua, que orienta a Filipe, foca de volta para o Reino quando ele o despede como Pai, querendo outro Pai, que não aprendeu lidar com sua carência espiritual e despede o seu líder (Pai) para buscar um Pai desconhecido, quando o Verdadeiro Pai já se manifestara. 

Vamos aprender com o Pai amoroso Yeshua, que mesmo vendo Seus discípulos desviados do propósito, Pedro, que representa a Igreja, navegando no nada, Thiago, a Família flutuando para lugar nenhum, e João, o discipulado à deriva, por causa de uma instrução errada, fez uma convocação e os chamou de filhos. 

Precisamos parar para ouvir o grito de Yeshua: Filho!, que revela a identidade de um Pai amoroso que traz de volta o apostolado matriz que tomou rumos diferentes do que era o foco do propósito. 

Como podemos ter uma geração de honra, se nossos ouvidos foram emprestados a envenenamentos contra nossa própria fé? Assim como a síndrome do pródigo estava em Filipe, Pedro, Thiago e João, essa síndrome de pródigo estava no caráter do apostolado matriz. Precisamos nos posicionar como líderes focados, pois esses níveis de desonra anulam toda possibilidade de termos territórios saudáveis, pois a desonra anula a conquista e destrói relacionamentos. 

Está nascendo uma geração que mudará todo e qualquer foco errado e também as síndromes esquisitas que trabalham para não desatar os milagres que são manifestos quando a honra ao Pai é estabelecida.