Uma multidão incontável de filhos Parte 3

on . Posted in Estudos para os 12

“E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.” (Atos 4:32-35) 

Verdade Central: Precisamos voltar à essência da Palavra, a ter um coração pronto a compartilhar tudo o que o Senhor tem nos dado. Estamos vivendo o tempo da maturidade na Igreja de Cristo, na Visão Celular no Modelo dos 12. É claro que ainda temos muito que aprender, mas estar no tempo da maturidade não representa ter vencido todos os testes nem significa que não passaremos mais por eles. Pelo contrário, na maturidade, os testes agora são maiores, mas nossa força em Deus, para vencê-los, também crescerá. 

Introdução: O texto de Atos 4:32-35 mostra uma Igreja que, mesmo sendo uma multidão, conseguia ter tudo em comum. Eles sabiam compartilhar. Os que possuíam mais abençoavam os que tinham menos e, assim, nenhum dos irmãos tinha falta de nada. Cumpria-se o Salmo 23:1: “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.”  

 

Ter uma só alma 

Ter uma só alma é o que precisamos como multidão. Essa alma que aparece no texto não é alma comum, é alma restaurada. Por que alma restaurada? A alma restaurada obedece e se submete ao Espírito. A alma que não é restaurada confronta tudo que é espiritual, ela desacredita do espiritual porque não consegue discernir. Quando a alma é restaurada, ela é serva do espiritual. 

As conclusões de alguém que tem a alma restaurada ficam aquém do decreto espiritual. Então, a alma restaurada é obediente, e a alma enferma é resistente. A alma enferma não se submete. Por isso, precisamos trabalhar a alma para deixar de ser almáticos. Não podemos funcionar só na alma querendo impressionar as pessoas. 

Infelizmente, muitos líderes têm saído pelas nações, ministrando para o mundo todo, mas sem unção nenhuma, estão agindo apenas na alma. A alma trabalha com emotividades, só para emocionar. E essa não é a vontade de Deus para nenhum de Seus filhos. 

Na alma, a expressão é momentânea, mas no espírito, é eterno. Temos que deixar de ser almáticos. Quantas pessoas vivem na justificativa da alma, nunca deixaram de ser pessoas problemáticas porque não se abriram para a cura. Meu Deus! Até quando vamos nos deleitar mais na alma do que no espírito, numa Visão cuja essência não é alma, mas espírito? Você tem que capturar o espírito da Visão e não a alma da Visão. 

Há discípulos que se o líder não der um telefonema, não fizer uma visita, sentem-se ofendidos. Isso acontece porque a alma ainda não está tratada, regenerada, restaurada. Então, por qualquer situação, por menor que seja, queixam-se. 

Mas, para nós, a promessa de Deus é que Ele restaurará a nossa alma. Ter uma só alma representa deixar de ser uma liderança confusa, almática, liderança na qual tanto líderes como discípulos funcionam no nível da alma. É queixinha de um e de outro, fofoca de um lado, maledicência, inimizades e tantas outras obras da carne... E alma se deliciando. Não podemos esquecer que a Bíblia adverte aos que vivem assim. “Louco, amanhã te pedirão a tua alma... (Lucas 12:20). Qual foi o último conteúdo da sua alma? Com o que você alimentou a sua alma? Alimentos errados fazem da alma uma alma problemática, consequentemente, pessoas que não mudam, mas continuam as mesmas. 

Não é esse o histórico que Deus tem para os Seus filhos. Ele quer nos ver plenamente irrepreensíveis no espírito, alma e corpo (I Ts 5:23). Deus quer entrar na sua alma de uma forma sobrenatural e subjugar a alma ao poder do Espírito Santo. Então, todos dirão: Nós ganhamos uma nova pessoa dentro de casa! 

A alma não pode engolir o Fruto do Espírito Santo em nossa vida. Quando somos almáticos, ficamos esperando elogios, querendo reconhecimento, esperando honra... Todas essas coisas são necessidade da alma. Não há problema algum em você ser elogiado, reconhecido, honrado, mas essa não deve ser a motivação do seu coração.

 

Parecendo com Jesus 

A Bíblia diz que devemos nos parecer com Jesus. Jesus sendo injuriado não injuriava, sendo perseguido não perseguia, sendo maltratado não maltratava, antes, entregava tudo ao Pai com retidão. Jesus não agia na alma, mas no espírito (I Pedro 2:23). 

Quando líderes e liderados agem apenas na alma, baseados em suas emoções e não no que a Palavra diz que deve ser, o que ocorre é que a alma engole a ação do Espírito. Isso é visível em diversas situações. Quantas vezes eu converso com líderes totalmente equivocados em suas opiniões e valores. Tornam-se arrogantes, desobedientes, desrespeitosos, tudo porque não estão buscando se parecer com Jesus nem formar uma multidão para Ele, parecida com Ele, mas consigo mesmos. Isso não é princípio divino. 

Pregamos e anunciamos que Jesus é o nosso Referencial. Se isso é verdade, então precisamos cumprir o que Ele nos ensinou na Sua forma de viver aqui na Terra e nas Escrituras, que registram a forma correta como devemos proceder em todas as situações. 

Jesus era sempre e em tudo tão sensato, tão prudente, não humilhava as pessoas. Mas hoje, porque líderes vivem no nível da alma, já não conseguem mais formar uma multidão como a descrita em Atos. É claro que o líder não é culpado pelo descomprometimento de muitos com o Reino. Você, como líder, não pode se culpar pelos que não querem viver de forma a honrar a Deus. Contudo, no que depender de você, esforce-se para fazer o melhor e dar o melhor testemunho possível. 

O líder deve ser modelo para a multidão, exemplo em tudo. Você não é perfeito, mas no que já aprendeu e sabe que deve ser verdade absoluta em sua vida, vá em frente, caminhando sempre em busca da Perfeição, Jesus. As carências crônicas que existem na vida de alguns e que, aparentemente, Deus nunca resolve, não é porque Ele não é Deus, mas porque é preciso que cada um deixe Ele ser Deus na sua vida. 

Ter uma só alma fala de unidade, de agradar a Deus em todas as coisas. Como está escrito: no que depender de vós, tende paz com todos (Rm 12:18). A alma não pode estar no lugar do espírito, pelo contrário, o espírito deve ocupar o lugar da alma. Não há promessa de que alguém vai para o Céu sendo chamado pela alma. A Bíblia diz, em Apocalipse, em diversos textos: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. (Ap 2:7) 

Não somos seres almáticos, somos trinos, somos seres espirituais, possuímos uma alma e habitamos em um corpo. Não estamos ignorando isso. Mas a obra da alma não pode ser, jamais, maior que a obra do espírito. Precisamos ser regenerados no espírito e ter uma alma restaurada. A alma restaurada se submete ao espírito regenerado. 

A alma gosta de punir o líder e as pessoas. Ela procura o desejo carnal. Toda ação da alma é para afrontar alguém porque ela é punitiva e vingativa. Toda ação do espírito é para abençoar. Por isso, como líder de avivamento, como discípulo do Senhor, você precisa sair do nível da alma e entrar no Fruto do Espírito. Assim, a alma fica no lugar da alma, e o espírito, no lugar do espírito. 

Você pode estar se perguntando: Diante de tantos estudos, eu sou mais espiritual ou almático? Você pode descobrir agora mesmo, através deste estudo. É só você responder para si mesmo se está recebendo o que está sendo ministrado ou se está resmungando, não aceitando, conjecturando, lembrando de outra pessoa, etc. 

Os líderes e discípulos almáticos são conhecidos pela linguagem e pelas atitudes. No abrir da boca, vão se denunciando. Mas há solução para todos, pois a vontade do Pai é que sejamos completamente apaixonados por Ele, agradecidos por Ele ter nos dado uma alma muito próspera.