Livres para cuidar das multidões

on . Posted in Estudos para os 12

“Se, pois, o Filho do Homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (Jo 8:32-36) 

Verdade Central: Estamos conquistando multidões e precisamos de líderes curados para curar; líderes livres para libertar. Quando você alcançar o nível de libertação e cura que Deus lhe deu, saberá que chegou o basta na sua vida. 

Introdução: Muitos que poderiam estar com a sua liderança bem mais desenvolvida, vivem ainda uma fase melindrada, imaginando-se com doenças, com medo, com dúvidas e quando ouvem uma ministração que seria para cura da alma, acabam se ofendendo mais do que sendo curados. 

Há até os que dizem que o que está sendo ministrado é para eles, mas fazem isso em tom de sarcasmo. O líder tem que estar sempre em um nível acima da média. O líder não deve andar ofendido, enfermado. Ele até pode ter algumas enfermidades, porém a postura que deve tomar é olhar para dentro de si e reconhecer quais são as enfermidades que estão prejudicando sua vida, buscar seu líder ou o Pastor que recebe cobertura e ser curado.  

A liberdade do Reino 

É chegado o tempo de viver a liberdade do Reino de Deus, é chegado o tempo da nossa saúde. Chega de mazelas. Não há mais tempo para ficar alisando feridas. O livro de João nos diz que se o Filho do Homem nos libertar, verdadeiramente somos livres. Está escrito, é a Palavra que nos afirma. Somos livres, porque fomos alcançados por Yeshua Ha Mashia. 

Sem libertação e cura, as nossas conquistas serão falsas; da mesma forma que conquistamos, perdemos. Um líder só consegue manter suas conquistas se viver em constante crescimento de alma, buscando libertação e cura em todos os níveis de sua vida. 

O líder que é liberto e curado já possui até o que, aparentemente, não conquistou, ainda que nem saiba. Porque no tempo de Deus virá o formoso e o perfeito, e o Senhor mesmo estabelecerá novos territórios. 

Estamos em franco crescimento, avançando na conquista das gerações. E, por incrível que pareça, ainda há líderes que nutrem no coração o sentimento de incapacidade. Na realidade, eles são capazes, o que ocorre é que estão com amarras que os impedem de acreditar em sua própria liderança. 

Mas é chegado o tempo. Você, líder, precisa acreditar no seu potencial. Decida ser o líder que Deus quer que você seja, um homem de Deus poderoso, que cumpre o seu chamado, a sua liderança. Como você conseguirá? Com esforço, oração e jejum. Mesmo que a resposta demore, ela virá. “Ainda que se demore, espera-o; porque certamente virá, não tardará” (Hb 2:3) e “a causa está perante Ele; por isso espera nele” (Jó 35:14). 

Esse processo de espera para viver na dimensão do Espírito é difícil no início, mas é extremamente valioso. Há uma luta para limpar a mente daquilo que não agrada ao Senhor, para ter a mente santa, cheia da Palavra de Deus, para passar o dia todo ligado no Trono.  

Deus é o Senhor que sara 

A libertação e a cura precisam ser uma realidade na Igreja. O projeto de Jesus é nos manter sarados, pois Ele vem buscar uma “Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” (Ef 5:27) 

Deus não veio para ficar alimentando as nossas feridas. Ele é o Senhor que sara. Não há nenhuma referência bíblica de que Jesus veio para conservar as nossas enfermidades. Ele veio para manter-nos curados. Por isso, não deixe ninguém, nem o diabo, colocar em suspeita a sua libertação, ainda que você esteja em uma fase, um processo. Não deixe que homem nenhum, nem líder de célula, líder de 12, ou o Pastor mais ungido do mundo, coloque em dúvida a autenticidade da sua libertação. 

Tiago 1:21 diz: “Despojando-vos de toda sorte de imundície e de todo vestígio do mal, recebendo com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para curar as vossas vidas”. Você foi curado! 

Em Romanos 8:14, está escrito que somos filhos de Deus e, por isso, não somos guiados de outra forma, a não ser pelo Espírito de Deus, que é Santo! E você, como templo do Espírito, não pode viver mais com seus medos, “achismos”, pecados, pensando que Deus Se agrada de qualquer coisa: “... e tendes trazido o que foi roubado, e o coxo e o doente; assim trazeis a oferta. Aceitaria eu isso de vossa mão? Diz o Senhor” (Ml 1:13). “Pois quando ofereceis em sacrifício um animal cego, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou o doente, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; terá ele agrado em ti? Ou aceitará ele a tua pessoa? diz o Senhor dos exércitos.” (Ml 1:8) 

Chegou a hora de Deus mudar o relatório da Igreja. Não é possível que você passe a vida toda ouvindo o que você ouve, recebendo o que recebe e, de vez em quando, ainda receber uma ‘visitinha’ do diabo. Não ocupe espaço no Planeta inutilmente. Você não foi chamado por Deus para viver compartilhando com o diabo. Foi para compartilhar da glória de Deus. 

A Igreja de Cristo tem que aprender a viver os princípios do Reino de Deus. Ele não nos salvou para qualquer coisa. Foi para algo que você nem sabe ainda o que é, mas é algo de excelência. Como líder, você não pode fazer parte daqueles que durante o culto ficam lá fora, olhando para o nada, outros comendo nada, outros na livraria olhando nada. Que responsabilidade de Reino tem um líder que age assim? 

Como está o seu caráter e a sua responsabilidade em relação ao chamado que Deus lhe deu? Para quê Deus lhe salvou? 

Você nunca terá além do que a Bíblia promete, mas também não receba menos do que Jesus lhe oferece. Não viva um milímetro a menos daquilo que Deus prometeu para você. Seja um líder de intimidade com Deus. A intimidade com o Senhor garantirá a você libertação, cura, santidade e fidelidade. Viva os princípios do Reino de Deus, pois Jesus o salvou para uma vida de excelência.