Uma introdução à Lealdade - Parte 2

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.” (I Samuel 18:1-4)

Introdução: Na história de Jônatas e Davi, aprendemos que homens leais caminham na fidelidade, na honra, e se não houver o entendimento de honra e fidelidade, a lealdade cobre todos esses defeitos. A lealdade é um exercício espiritual.

 

Davi e Jônatas

I Samuel 18:1-4 narra a história de lealdade de Jônatas com Davi. Só que em relação a Davi, muitos só descobriram sua lealdade depois, porque não existe nenhum esforço da parte de Davi jurando lealdade a Jônatas. Existe, sim, uma ação escancarada de Jônatas jurando lealdade a Davi.

Jônatas entendia que seu pai, Saul, era rei, mas que Deus havia ungido e separado Davi para reinar. Jônatas não estava sendo infiel ao seu pai, mas estava sendo leal ao manto.

Quando você toma a consciência do que é lealdade, você não está sendo infiel com ninguém, você está sendo leal ao manto. Quando você tiver esse entendimento, ninguém nunca mais irá trapacear em sua direção, pois há muitas pessoas que dizem ter fidelidade, mas não entendem lealdade.

As pessoas que vão viver o princípio da honra têm que passar pelo teste da lealdade ao manto. Mais vale ficar debaixo do manto leal do que apregoar uma fidelidade que não existe.

Se a sua fidelidade depende do estímulo de alguém ou dos favores do outro para que você caminhe com o seu líder, desenvolva-se, cresça e desate, isso tudo é falsário. Mas se você for leal, mesmo não acontecendo absolutamente nada, mesmo não tendo absolutamente nada e mesmo não galgando nada, se você tem a lealdade, você tem a bandeira que atrai o Trono, que traz a glória de Deus, que ganha o respeito do Céu. É o Céu que se alegra na sua direção. E é assim que você deve caminhar dentro do Reino.

A Bíblia diz que a alma de Jônatas estava apegada à de Davi. A Bíblia não diz que a alma de Davi se apegou a Jônatas. É fácil discípulos e mentoreados apegarem-se à alma do discipulador, e o discipulador não declarar que ele ama o discípulo. Davi não dizia nada, ele se tornou esquisito, ele era ermitão na sua própria alma, ele entrava nas suas cavernas.

Mesmo Davi não dizendo nada a Jônatas, Jônatas fez uma entrega a Davi. Jônatas foi fiel e leal a Davi, a quem elegeu como amigo, mesmo sabendo que herdaria o trono no seu lugar. O que Jônatas fez para provar sua lealdade? Entregou os armamentos de ameaça. Vejamos que armamentos eram esses e quais seus significados.

 

Manto ou capa

Jônatas tira o manto e o entrega a Davi. Você consegue analisar isso, o que é um príncipe entregar seu manto, o símbolo da sua autoridade a outra pessoa? O manto é um sinal de proteção. Naquele momento, Jônatas estava provando sua lealdade de proteção a Davi sem palavras, mas com atitude.

Quando falamos em tirar a capa, estamos dizendo que a unção pessoal está submetida. Jônatas teve essa sabedoria e foi fiel e leal. A quem você submete a sua unção pessoal? Eu sei que você tem unção, mas há alguém que tem mais unção que você. Nunca você será o mais ungido. Sempre haverá alguém a quem você terá que se submeter. Isso significa que você coloca a sua capa, a sua unção pessoal debaixo da autoridade.

A capa é também um sinal da proteção da mente, dos conceitos pessoais que não possuem tanta validade enquanto eu não me submeto. Submeter-se é um sinal de proteção, porque eu não posso me autoproteger, eu preciso de alguém para me proteger. A sua autoridade, debaixo de alguém com responsabilidade no Reino, faz de você um líder mais leal do que é, aumenta seu nível de unção e causa impacto e mudança em todas as geografias pelas quais você passar.

A sua túnica e a sua proteção de mente não são suficientes para ficarem apenas em você. Então, submeta-a a um líder que tenha mais dons, mais inteligência, mais sabedoria, mais talentos para que possa desatá-lo e levá-lo a um nível maior ainda. Isso é possível a todo líder que esteja com sua capa e sua túnica pessoal submetida.

 

Espada e o arco

A espada e o arco significavam proteção e defesa. E Jônatas também entregou a espada e o arco a Davi. Jônatas ficou completamente desprovido de tudo aquilo que poderia aparentar cilada na direção do líder. Você precisa de alguém que o proteja e que o ensine a se defender.

A espada, que é arma de defesa, fala que os atos de defesa pessoal estão submetidos. Para que um líder quer uma espada? Nenhum líder anda sem sua espada. Isso fala de poder da palavra. Se você sabe de alguém que tenha o poder da palavra melhor que o seu, submeta-se para que a glória venha e você possa herdar esse poder também. Muitos ficarão admirados e perguntarão de onde jorra tanta sabedoria e autoridade. Quando você falar, todos ficarão impressionados e você será diferencial na sua geografia.

 

Cinto

Jônatas também pegou o cinto, que representava a provisão, e deu a Davi. Essa entrega representava submissão a quem poderia gerar provisão. A sua própria submissão não é suficiente para mantê-lo no lugar que Deus tem para você.

O cinto é o sinal de que os seus suprimentos pessoais não são tão suprimentos assim e você deve submetê-los a quem tem outros suprimentos e pode desatá-lo.

Jesus falou também sobre isso. Ele disse que se alguém quisesse a sua capa, você deveria dar também a túnica; se quisessem andar uma milha, você deveria andar duas; se lhe pedissem emprestado, você não deveria negar (Mateus 5:40-42). Com esses conselhos, Jesus estava nos ensinando a provar a lealdade.

A Bíblia diz que a alma de Jônatas se apegou a Davi. Nesse contexto, descobrimos que existe ligação de alma para explorar ou para manifestar honra. Há pessoas que deixam que a alma se apegue à outra para tirar proveito, mas há aqueles que caminham com as outras apenas para honrar.

Continua...