Edificados pelo Espírito

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre.” (Pv 20:27)

Verdade Central: Todos nós precisamos da salvação de Jesus. Mas precisamos, após recebê-lO como Senhor e Salvador de nossas vidas, sair do governo da alma e entrar no governo do espírito. Essa é a única forma de acabar com os problemas da alma, porque o espírito resolve o problema da alma quando é governo sobre a alma. Mas, quando a alma é governo sobre o espírito, a alma não resolve o problema do espírito, porque o espírito está pronto, porém a alma, não.

Introdução: A Igreja de Jesus passou muito tempo sem crer que Jesus ia voltar. Certa vez, perguntei ao Senhor o porquê de o povo brasileiro ser campeão mundial em novelas. E Deus respondeu: Porque as novelas são místicas e procuram uma atenção espiritual para pagar a dívida da falta de experiência sobrenatural da Igreja.

Infelizmente, ainda há irmãos que não creem nos dons espirituais. Aí o que acontece é que por não terem experiências com Deus, buscam na mídia experiências místicas, ainda que nem se deem conta disso. E o povo se rende, porque as Igrejas não estão tendo experiências sobrenaturais.

Há líderes que Deus estará, nestes dias, abrindo os olhos espirituais e verão o mundo espiritual como veem o mundo físico. Há outros que Deus fechará os olhos da maldade e não verão mais inferno, diabo nem demônios, mas verão céus, anjos, o Trono do Senhor e a presença do Todo Poderoso.

A Bíblia diz que os que vivem no espírito não satisfazem o desejo da carne. Logo, viver no espírito é a única maneira de uma pessoa não satisfazer o desejo da carne. Ezequiel 37:9 diz: “O meu espírito entrará em ti e viverá em dentro de ti”. Em Ezequiel 36:24, aprendemos que o Espírito do Senhor, quando entra em nós, transforma o nosso coração, muda o nosso coração. Concluímos que quando o Espírito do Senhor entra em atuação, Ele molda a nossa alma a Ele.

O Espírito é que edifica o vosso corpo.” (Jo 6:63). Então, tudo o que temos de vida não parte do natural, mas do sobrenatural de Deus em nós. Esta é a forma de agir no mundo espiritual: Ter uma vida edificada no caminho do Senhor. A ordem é: Enchei-vos do Espírito.

Há muita gente dizendo estar cheia do irmão, da família, da casa, da Visão... Estão cheios de tudo, menos do Espírito. A Bíblia diz que se você tem que se encher de alguma coisa, encha-se do Espírito de Deus. Agindo assim, você se esvaziará das outras coisas e obterá vitória em tudo que colocar a mão.

Pela Palavra, cremos que o Senhor está nos formando uma geração cheia do Espírito Santo, uma geração dominada pelo Espírito Santo, uma geração governada pelo Espírito Santo. Seremos conhecidos como a Nação dominada pelo poder do Espírito Santo.

A geração cheia do Espírito de Deus não satisfaz o desejo da carne. É tomada pelo Espírito, é cheia de intimidade com o Pai. Que coisa maravilhosa! Tudo o que precisamos é voltar a ter intimidade com Deus.

Olhe para dentro de você e lembre-se do seu compromisso enquanto cristão. Você é crente, é nascido de novo. E quem é crente de verdade sabe o quanto é bom estar nessa condição independente de, porque é convicto de que, apesar das dificuldades, há um Deus e Pai que o ajuda.

O Espírito Santo nos convenceu, segundo João 16:8-11, que éramos pecadores. É Ele quem nos convence do pecado, do juízo e da justiça. Somos nascidos de novo, nascidos do Espírito. Isso muda tudo. Fazemos parte de uma geração guiada, orientada, governada, convencida e cheia do Espírito Santo de Deus. Essa geração que conhece o Espírito tem uma língua, uma linguagem que precisa ser exercitada.

Deus tem nos mostrado que as nossas vitórias dependem do que será gerado. Numa guerra entre a carne e o Espírito, quem ganhará? Pode ser a carne ou o Espírito, pois, numa guerra, ganha quem for mais fortalecido. Se você é um líder que está fortalecido no Espírito, a obra da carne será mortificada. Mas se você vive na obra da carne, o Espírito não entra em operação, e o que estiver mais preparado ganha.

Precisamos alimentar a obra do Espírito em nosso espírito porque nós somos regenerados, somos filhos da aliança, e o Espírito Santo de Deus habita dentro de nós. Ele quer que nos comuniquemos com Ele em Sua língua, a língua do Espírito, o que a Bíblia chama de autoedificação. Aquele que fala em línguas edifica-se a si mesmo. Você só será edificado se aprender a rota da língua do Espírito.

Falando em línguas em todo o tempo. Essa é a ordem de I Coríntios 14. E a Bíblia diz para não proibir o falar em línguas. Precisamos treinar a língua do Espírito para sermos edificados.

Deus vai enchê-lo 24 horas por dia do poder do Espírito, e, aonde você for, a vitória será instalada porque você está edificado e nada abalará a sua fé. Sabe qual é o problema para tanta derrota? É porque não está havendo autoedificação. Muitos cristãos estão sempre em busca de alguém que ore por eles, mas eles mesmos não pagam o preço de oração por suas vidas.

Quantas pessoas ligam para a Igreja ou vêm durante o dia só para dizer: ‘Ei, ore por mim, estou tão fraco que não tenho nem vontade de orar’. Estão fracas porque está faltando o óleo do Espírito Santo. São pessoas que nasceram de novo, mas que não ativaram a obra do Espírito.

O Senhor não quer formar uma geração de religiosos, geração que aprende o caminho da Igreja, da célula, dos 12, da Visão e até da divisão. Não! Ele quer formar uma geração de adoradores que tenham intimidade com Ele, que sejam cheias do Espírito Santo.

Deseje ser um líder que vive no governo do Espírito, sendo por Ele edificado. Assim, rios de águas vivas fluirão do seu interior. Você é a base para que a vida de Deus corra na Terra.