Wagner Faria Pacheco nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 10/02/69. É Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio. Foi consagrado ao Ministério Pastoral em novembro de 1992 e legitimado Apóstolo em 29 de Outubro de 2007. É casado com Adriana da Silva Pacheco, natural de Guaratinguetá, SP, nascida em 29/10/68 e formada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí, SC, em 1996. O casal tem dois filhos: Timóteo e Mateus.

Em Abril de 1998, durante o 5° Congresso para Pastores e Líderes, o Apóstolo Wagner Pacheco conheceu o MIR e guardou no seu coração uma boa impressão da vida de Deus experimentada por esse Ministério. Naquele mesmo ano, no mês de Novembro, ele e sua esposa foram convidados pelo Apóstolo Renê Terra Nova para assumirem o pastorado do MIR em Natal.

Após uma breve passagem por Manaus, em março de 1999, o casal assumiu a liderança da igreja potiguar, e permaneceram à frente daquele trabalho até Março de 2002, quando foram para Santa Catarina auxiliar a 1ª Igreja Batista de Itajaí na transição para o modelo celular. Retornaram para Manaus em setembro de 2002 e atualmente supervisionam as igrejas em células no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.