Eu escolho Deus - Parte 5

on . Posted in Estudos para Crianças

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” (Efésios 6:11)

Já vimos que, todos os dias, somos tentados a fazer coisas que não agradam a Deus. E se escolhemos servir ao Senhor, de todo o nosso coração, precisamos dizer NÃO a muitas coisas que gostamos, que até achamos legais.

Nosso inimigo, o diabo, está sempre inventando situações, para nos ver cair no pecado e nos afastarmos de Deus.

Para que estejamos protegidos do inimigo, Deus preparou para nós algo muito especial, que o apóstolo Paulo descreveu em Efésios 6:11-17: UMA ARMADURA.

A armadura é uma proteção, usada pelos soldados, e é composta de várias partes. Mas, antes de conhecermos a primeira delas, vamos estudar um pouco mais o versículo 11, onde Paulo diz:

1. Que nós devemos nos revestir. O que é revestir?  É vestir novamente; é colocar uma roupa sobre outra. Então, vamos entender que nós já temos a proteção de Deus, e Ele está nos dando uma cobertura extra.

2. Nos revestir de TODA a armadura de Deus. A armadura dada por Deus tem várias peças, mas se usarmos apenas uma ou duas, até três, não vai adiantar muita coisa. A ordem é TODA.

3. Para podermos ficar firmes quando o inimigo preparar armadilhas para nos pegar. Essa armadura nos ajuda a ficar firmes, a resistir as tentações do inimigo.

Bom, agora que entendemos o versículo direitinho, vamos conhecer a primeira parte da nossa armadura: O CINTO DA VERDADE.

“Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade...” (Efésios 6:14)

Vamos estudar por partes:

O que é CINGIR? É Cercar, rodear, circunscrever.

O que é a VERDADE? É exatidão, autenticidade, é o contrário da mentira.

E o que é CINTO? É cercado, muro circular.

Quer dizer, então, que quando Paulo diz para nos "cingir com o cinto da verdade", ele está dizendo: Se cercar/limitar com o muro circular da exatidão/autenticidade. Em outras palavras: Não deixar que nenhuma mentira entre em você!

O cinto é a última coisa que se coloca, quando estamos nos vestindo, não é mesmo? Mas na armadura de Deus, ele é a primeira peça a ser colocada, pois Deus não se move no meio da mentira, e o pai da mentira é o diabo, como está escrito: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8:44)

Não somos filhos do diabo, amém? Então, não podemos permitir que as mentiras façam parte da nossa vida. Mesmo aquelas “brincadeirinhas” de primeiro de abril, ou aquilo que muitos chamam de “mentirinha branca”, tipo ‘Diz que eu não estou!’, são MENTIRAS.

Hoje vamos tomar possa da nossa armadura, e vamos começar colocando o CINTO DA VERDADE, declarando que a mentira nunca mais vai ter lugar na nossa vida, amém?