Inteligência Emocional, um convite à mudança - Parte Final

on . Posted in Estudos para Células

Vimos na semana passada que a inteligência emocional é um convite à mudança. Líderes inteligentes não arriscam o resultado nem colocam em risco a sua descendência, seja biológica ou espiritual.

Quando entendemos que a inteligência emocional é um convite à mudança, agimos com sabedoria e nos dispomos a mudar. Na verdade, os sábios são líderes de discernimento que observam, avaliam e avançam para a direção do que Deus tem para lhes entregar.

 

Cuidar do nosso próximo

Quando alcançamos inteligência emocional, além de nos valorizarmos com o devido valor que a Bíblia nos dá, sabemos como cuidar do outro. A Bíblia nos instrui que devemos cuidar do nosso próximo da mesma forma como gostaríamos de ser tratados. “E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.” (Lucas 6:31)

Provérbios 23:7 diz que assim como o homem imagina na sua alma, assim Ele é. Se conseguimos imaginar sobre nós o que a Bíblia diz que somos, aprendemos a valorizar também o outro, independente de sermos ou não do mesmo Reino.

Não podemos fazer acepção de pessoas. Deus não faz. “Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” (Romanos 2:11). Não podemos querer ser valorizados e tratar mal o outro. Quando procedemos assim, não estamos cuidando do nosso próximo nem transmitindo o amor de Deus.

É chegado um novo tempo, tempo que nos dá a oportunidade de mudança, de seleção, de agirmos com sabedoria e inteligência emocional para alcançarmos as vidas e sabermos como cuidar de cada uma delas, pois cada pessoa é um universo diferente.

 

Selecione o que entra na sua mente

É dever seu, e de mais ninguém, selecionar o que é bom para que ocupe a sua mente. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, seja isso que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4:8)

Reflita com atenção sobre o que você vê, escuta, fala, sobre as pessoas que estão à sua volta, e perceberá que, às vezes, fica despercebido em ver o que não deveria, pensar o que não deveria, falar o que não deveria. Todas essas são situações que fazem com que a alma cometa erros absurdos.

É mister que todo tempo que o Senhor nos deu e nos dá em vida, nós devemos nos dedicar ao Seu Reino, devemos desenvolver os dons e talentos que Ele nos entregou. Deus tem o nosso destino traçado e nem o diabo pode nos tirar dele, a não ser nós mesmos.

O nosso êxito depende daquilo que vemos, pensamos e falamos, bem como das pessoas com as quais nos relacionamos. Deus Se preocupa com o Seu povo, e uma de Suas promessas na Bíblia é que a nossa cura virá apressadamente. “Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.” (Isaías 58:8)

Você é muito mais importante do que pensa que é. Você pode ir muito além do que já conquistou. Valorize-se, acredite em Deus e no que Ele pode fazer na sua vida e através de você, e não se permita ser confundido pelo espírito deste mundo.

 

Permita-se ser curado

Permitir-se ser curado é um privilégio para quem quer crescer em Deus e alcançar novos níveis. Nos últimos tempos, falamos tanto sobre alma, sobre Cura Interior, e é verdade que Deus tem pressa em curar a Sua Igreja.

Somente pessoas curadas têm inteligência emocional. Sem ajustes na alma, não temos êxito no nosso relacionamento com os outros. A questão é que, no decorrer da vida, a alma recebe muitos conceitos errados. Nós mesmos, sem saber, vamos recebendo tantas cargas que não são nossas e, por isso, sentimo-nos cansados e entristecidos, quando a chamada de Deus para nós é vida em abundância.

Quando nos permitimos ser curados, deixamos morrer o que não nos pertence, e vemos brotar o novo de Deus em nós. Isso acontece quando abrimos mão da carnalidade com a qual temos que lutar diariamente. É por isso que Romanos 12:1,2 fala do processo de transformação da nossa alma.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Paulo sabia que após o período de conversão, chegamos ao Reino com muitos conceitos e valores errados. A necessidade de renovarmos a mente com a Palavra é o que nos permitirá ser curados e alcançar inteligência emocional para sabermos como cuidar da nossa vida e também da vida dos outros.

Mantendo uma vida que se permite ser curada diariamente não nos desviamos da rota certa nem caímos no erro de satisfazer as vontades e prazeres da carne, que só quer ganhar e manipular as pessoas.

Temos ensinado, quando ministramos Cura Interior, que é preciso reconhecer a necessidade de ser curado para não viver na margem de risco o resto da vida. Caso contrário, erros pequenos nos levarão a grandes erros e a consequências terríveis.

Como a nossa alma envolve pensamentos, vontades, emoções, sentimentos, concluímos que a alma é suficientemente inteligente para fazer caminhos que podem aprisionar o ser humano para o resto da vida. E isso, de fato, acontece, quando não abrimos nossa vida para deixarmos que as áreas de debilidades sejam tratadas.

Uma vez que nascemos de novo, o que antes era comum, quando estávamos no mundo, tem que passar a ser visto por outra perspectiva, a perspectiva bíblica. Afinal, temos ou não a mente de Cristo?!

A necessidade de abrirmos nossa alma para a cura que Deus tem para nós tem como resultado não apenas uma alma sarada, mas a libertação das enfermidades que nos maltratam e ferem as pessoas com quem convivemos. Sem falar que uma alma não curada está propensa a ser visitada por emoções tóxicas e pelas estratégias do maligno.

Abra seu coração e deixe Deus fazer o que que Ele tem a realizar na sua vida. Você não pode viver em eterno processo de libertação e Cura Interior, essa não é a chamada, pois não há prazer no coração de Deus em que vivamos doentes. Nossa chamada é de transformação, de cura, de vida em abundância.

Em um dos encontros que fiz, aprendi que, na trajetória da vida, as pessoas podem mudar de duas formas: para pior ou para melhor. Ninguém permanece o mesmo a vida toda. Ou pioramos ou melhoramos. Eu fiz a minha escolha por uma mudança contínua com Cristo. E você?

Eu decidi deixar velhos hábitos que não deveriam permanecer em mim e que tornavam minha alma envelhecida. Esse não foi um processo fácil, pois tive que romper com as estruturas do passado e me permitir conhecer as novidades de Deus, entendendo que era possível ter uma alma limpa, leve, vivendo o que Jesus disse: que Seu jugo era suave e Seu fardo leve (Mateus 11:30).

Estamos envelhecendo, e com a idade precisamos fazer duas coisas: rejeitar envelhecer doentes e amadurecer. Eu creio que Deus cumprirá a Sua Palavra em nós. “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Provérbios 4:18)

Deus quer fazer um milagre na mente da Igreja, mas não pode realizar esse milagre com pessoas de mente fechada. Abra a mente e o coração para Deus, porque a inteligência emocional é um convite à mudança.