Uma multidão incontável de filhos Parte 2

on . Posted in Estudos para os 12

Texto:“E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.” (Atos 4:32-35) 

Verdade Central: Precisamos voltar à essência da Palavra, a ter um coração pronto a compartilhar tudo o que o Senhor tem nos dado. Estamos vivendo o tempo da maturidade na Igreja de Cristo, na Visão Celular no Modelo dos 12. É claro que ainda temos muito que aprender, mas estar no tempo da maturidade não representa ter vencido todos os testes nem significa que não passaremos mais por eles. Pelo contrário, na maturidade, os testes agora são maiores, mas nossa força em Deus, para vencê-los, também crescerá. 

Introdução: O texto de Atos 4:32-35 mostra uma Igreja que, mesmo sendo uma multidão, conseguia ter tudo em comum. Eles sabiam compartilhar. Os que possuíam mais abençoavam os que tinham menos e, assim, nenhum dos irmãos tinha falta de nada. Cumpria-se o Salmo 23:1: “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.” 

 

Uma multidão de fé e aliança 

A Bíblia diz que a multidão que a Igreja Primitiva ia recebendo a cada dia era um povo de fé. Agora, lembremos que, naquela época, quando um cristão pregava a Palavra, corria risco de perder a vida, ser preso, etc. Mas tudo o que eles faziam e para onde iam era em multidão. 

Na multidão, tudo fica mais fácil. Quando a Igreja Primitiva começou a se fortalecer e se tornar uma multidão dos que criam, eles passaram a inibir a perseguição. Precisamos nos tornar uma multidão como a da Igreja primitiva, como a multidão que saiu do Egito, no Êxodo. 

A Bíblia diz que o fato do povo sair em multidão foi tão impactante que os egípcios foram com eles e, no meio do caminho, Deus mandou Moisés circuncidar o povo, porque ninguém pode andar em uma multidão sem aliança. O Senhor sabe que para uma multidão caminhar em fé, precisa ser uma multidão de aliança. 

Romanos 3 diz que depois que Yeshua entrou em nossas vidas, a circuncisão não é mais no prepúcio da carne, mas no coração. Então, Jesus fez uma aliança com você, e você com Ele. Jesus o salvou, redimiu e lhe deu todas as estratégias para você mudar de vida; Ele merece sempre um sim da sua boca. Yeshua Ha Mashia é o Líder da sua vida e história. 

Como líderes e liderados, Pastores e ovelhas, sempre precisamos reforçar e renovar a aliança com os discípulos; pedir perdão diante das falhas. Não devemos permitir que o inimigo entre no relacionamento que nos foi concedido por Deus através de Jesus e, com mentiras, destrua a equipe. 

A Bíblia diz que ninguém poderá nos resistir todos os dias da nossa vida. Isso porque por fé e aliança, tudo que intentarmos fazer será feito. Hoje somos uma multidão com a fé e a aliança ativadas em Deus. O Reino de Deus será instalado através de nós para que todos saibam, reconheçam e juntamente testifiquem que a mão do Todo Poderoso fez todas essas coisas em nossas vidas, porque chegou o nosso tempo (Isaías 41:20).

 

Interesse-se pela multidão 

A Bíblia diz que uma vida vale mais que todo o Universo. Jesus disse que se um Pastor estiver reunido com 100 ovelhas e vir que uma se perdeu, deve deixar as 99 e buscar a ovelha perdida. A multidão é completa quando todos estão juntos. Como líder, você não pode pensar que porque a cada dia mais vidas são alcançadas, você não deve se preocupar se há perdas. 

Tenha interesse na multidão. Tenha interesse em ver cada vida crescendo, sendo desatada, liderando, conquistando. Isso não tem nada a ver com manipulação, mas com cuidado, com discipulado. O seu interesse pela multidão deve ser vê-la formada no caráter de Cristo. Deus está interessado em cada uma das vidas que Ele tem confiado em suas mãos. 

Seja um líder consciente da sua função, da importância que você representa no Corpo de Cristo. Sua missão é extremamente profética e decisiva. Agora, em meio ao processo no qual você está envolvido com a multidão, jamais esqueça que você, como líder, é responsável para levantar uma multidão que crê. 

Trabalhamos hoje com a Visão Celular no Modelo dos 12 não porque a Visão produz crescimento, mas porque queremos formar uma multidão de fé. Não pense que é só reunir em célula e administrar crises de 12 que às vezes querem, outras vezes não querem. Não é isso! Somos um povo que decidiu ganhar uma cidade, um Estado, uma nação, as nações da Terra. 

Com isso, você que é líder e você que já está sendo formado, conscientize a multidão que você discipula, que um povo que decidiu ganhar uma cidade cultua aos Domingos, por exemplo, dentro do Templo e não reunido do lado de fora. Faça-os entender a importância de estarmos juntos nas Celebrações, Congressos, Reuniões, Macrocélulas, etc. Que estar envolvido em uma dessas atividades é sempre melhor do que ficar em casa comendo pipoca, ou assistindo TV, ou trocando o horário nobre com o Senhor por qualquer programação fútil. 

É sua responsabilidade, líder, trazer um desatar sobre a liderança, os 12, os discípulos, a multidão... Não podemos ser uma multidão equivocada. No que depender de você, faça a sua parte. Peça a Deus unção para haver correção no que for preciso. Seja consciente de que você é uma multidão que crê, não é uma massa manipulada. Você é um líder chamado para desatar, então, responda na autoridade que Deus lhe confiou.

 

Ter um só coração 

Uma multidão de filhos incontáveis é o que queremos ser, mas também devemos desejar ter um só coração. A Bíblia diz que da multidão dos que criam era um só coração. Como pode tanta gente virar um? Pela aliança. Como pode o que é heterogêneo se transformar em homogêneo? Pela aliança. Como pode tantas pessoas juntas tornarem-se um só propósito? Pela aliança. 

Coração fala de sentimentos, e os sentimentos são expressos através de palavras, de gestos. A boca fala o que o coração está cheio. Então, seja amante da verdade para que o seu coração se encha da verdade e abomine a mentira. A Bíblia diz que o coração é a fonte da verdade e por ser fonte da verdade, não podemos nos associar a nenhum tipo de mentira. Imagine um líder mentiroso... Ele formará uma multidão com um só coração na mentira.

 

Nós, porém, somos uma multidão com o coração firme no Messias. Somos uma equipe da verdade, e, pela verdade, vamos prevalecer. Podemos até morrer, mas morreremos pela verdade. Qual é a verdade? Jesus Cristo é o Senhor de toda a Terra! Essa é a nossa verdade e ninguém a arrancará do nosso coração. 

Filhos legítimos com um só coração são uma multidão de aliança associada à verdade e não à mentira. Seja sempre pela verdade.