Discipulado é plantar e colher

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio.” (Ez 47:12)

Verdade Central: Discipulado é um fator de responsabilidade. A responsabilidade do discipulador com o discípulo, e do discípulo com o discipulador. Ambos precisam um do outro. Um planta, outro rega, Deus dá o crescimento e, assim, o Reino é aumentado. As ordens jamais podem ser invertidas, porque princípios são para serem cumpridos.

Introdução: A nossa meta, dentro da chamada do discipulado, é ver resposta na vida do discípulo. É plantar a semente e ver os discípulos de acordo com a semente que foi plantada. Nenhum lavrador fica satisfeito em plantar sementes que a terra está omitindo, negando seu fruto.

 

Então, se nós somos lavradores espirituais, o nosso desejo é plantar as sementes, mas o alvo disso tudo é ver sementes dando resultado, o fruto aparecendo. Nós não somos apenas plantadores de sementes, somos colhedores de frutos.

O nosso alvo não é apenas plantar sementes; plantar sementes é a base, e a consequência disso é colher muito. Então, o nosso desejo é ver o fruto aparecendo. O texto de Ezequiel 47:12 fala a respeito do rio que passou e ali teve muito fruto.

Apocalipse 22:2 diz que há um rio, uma praça e uma árvore que dá o seu fruto de mês em mês, 12 frutos. O fruto é mensal. “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” (Apocalipse 22:2)

 

Ministrar a Palavra é Semear

Ministrar a Palavra é plantar, semear. Sempre que estivermos em uma reunião que exalte a Deus, seja Célula, 12, Macrocélula, Culto, Vigília, etc., e ouvirmos o líder, o Pastor, o Apóstolo, ministrando a Palavra, precisamos ter a consciência de que ali, naquele momento, está sendo feita uma plantação em nossa vida, nosso caráter; uma semeadura está sendo realizada.

Você pode estar pensando: O que eu ganho trabalhando com pessoas, sendo um líder de multidão? Quando você trabalha com pessoas, o pagamento do seu trabalho é gratidão, recompensa em ver outros recebendo o caráter de Cristo. Você está plantando uma semente, fazendo bem a alguém.

A colheita pelo seu trabalho, com certeza, virá, porque não somos apenas plantadores, somos também colhedores do que plantamos. Você terá o direito de que alguém lhe trate bem, de que alguém cuide de você, porque haverá respostas para cada semente plantada.

 

Ministrar a Palavra é plantar em vidas

Plantar em vidas sempre resultará em uma colheita sobrenatural, porque Deus recompensa seu trabalho, Ele sabe como é cuidar de vidas, porque cuida de você. Ele tem visto cada investimento que você tem feito no Reino e no caráter do povo que está sobre a sua cobertura como líder.

Sempre o plantar requer o colher, então, independente de como seja difícil lidar com alguns, creia que o Senhor estará ao seu lado sustentando, fortalecendo e ajudando. Há solução para todos que se permitem ser discipulados, por isso nunca deixe de plantar em uma vida.

 

Ministrar a Palavra é investir em caráter

Investir em caráter também faz parte do trabalho do líder na vida do discípulo. Quando você está plantando em vidas, está gerando transformação, desatando prosperidade em todos os níveis.

Quando uma vida vem para o Reino, traz consigo inúmeras situações. É preciso que haja investimento de caráter por parte do líder, ensinando, perseverando e levando o discípulo, sempre que for preciso, independente da situação, a buscar uma mudança de vida.

 

Ministrar a Palavra é ensinar a obedecer

A Palavra diz que quando faço o bem a alguém, tenho como retorno a bênção de ver que eu mesmo, enquanto líder, estou sendo tratado na minha obediência. Porque somos treinados por Deus quando estamos tratando com alguns. Logo, quando estamos cuidando de vidas, estamos cumprindo o mandamento de Yeshua.

Ministrar a Palavra, semear a Palavra, faz parte do discipulado, é formação de vida. Como líderes, precisamos ter alimento de vida e plantar semente de vida na vida dos nossos irmãos.

 

Yeshua, a Semente plantada dentro de nós

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” (I Pedro 1:23)

Yeshua é a Semente plantada dentro de nós. Nós temos uma semente incorruptível, essa semente gera vida em nós. Jesus é a Semente que está em nós e que deve ser lançada nas pessoas.

Somos como uma árvore que precisa dar frutos. Mas, para frutificar, sabemos que precisamos estar limpos. Aceite fazer uma limpeza na eira da sua árvore, remova todas as sementes ruins que podem ter sido lançadas por você mesmo ou por outras pessoas, não importa, o que importa é ficar limpo.

Que você, como líder, seja um modelo de discipulado e de alguém que entendeu que discipulado é plantar com responsabilidade a semente do Reino para ver brotar nas vidas o caráter de Cristo. Essa é a maior recompensa que você pode receber.