Formar, acompanhar e gerar líderes: funções do Discipulado - Parte Final

on . Posted in Estudos para os 12

“Disse-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós em número de doze?” (João 6:70a) 

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça.” (João 15:16a) 

Verdade Central: O discipulado é um projeto de Deus realizado em Jesus e que deve ser seguido por nós, como Modelo, para formar, acompanhar e gerar líderes. 

Introdução: O discipulado tem sido vivido por nós como o Modelo que tem propagado a Visão Celular. Temos visto em Manaus, no Brasil e nas nações vidas serem atraídas para o Reino pela força do discipulado. 

Por tudo isso, no estudo passado, aprendemos sobre a importância de tomar algumas atitudes como: Não fugir da proposta inicial, Buscar uma nova mentalidade e Vencer as tradições humanas. Nesta semana, veremos as duas últimas atitudes: Gerar amor pelos perdidos e Formar discípulos. 

Gerar amor pelos perdidos 

O objetivo é trabalhar na evangelização até que o perdido se converta e seja discipulado para gerar amor por outros. O resultado é fantástico! Depois que os novos discípulos são formados, ninguém segura o poder da evangelização e da grande pescaria. 

O discipulado forma líderes, pois é impossível ser Pastor de multidões sem um grande número de líderes para cuidar bem do povo (II Crônicas 1:9,10). “E vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência.” (Jeremias 3:15). Creia que Deus cuidará da obra que é dEle com a sua ajuda e a ajuda dos líderes que você formará.

Formar discípulos

Jesus, o Senhor dos senhores, não formou membros de Igrejas, Ele formou discípulos. Não temos nada contra o rol de membros de algumas denominações. Pelo contrário, acreditamos que tudo que é organizado e funciona deve ser respeitado, admirado e até mesmo imitado. 

Na época de Jesus, quem tinha membro era o Sinédrio: os Saduceus, os Zelotes, o Rabinato, etc. A Igreja de Jesus é sui generis, dinâmica, sem programas monótonos elaborados rotineiramente. É uma igreja livre, de deserto e de cidade, de vilarejos e províncias, de Jerusalém e de Samaria, de santos e pecadores, da viúva e do órfão, do sacerdote de Arimateia e dos judeus, dos ricos e dos pobres, dos elitizados e dos marginalizados, dos auditores e dos pescadores, dos letrados e dos leigos, dos eruditos e dos indoutos... 

Na Igreja de Cristo, todos têm espaço e somente alguém com um caráter igual ao dEle poderia conviver com tantas diferenças. O segredo consiste em transformar os membros em discípulos. Os membros se parecem com qualquer um. Os discípulos se parecerão com o Mestre Jesus. “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.” (I Coríntios 11:1) 

O Reino de Deus não consiste em conhecer apenas o caminho de casa para a Igreja, como alguns pensam; o Reino vai muito além do que fazer essa rota. O discípulo explora o seu caminho, otimiza a sua rota e, indo ou vindo, faz discípulos, pois dentro dele já existe a semente de conquistador de almas. 

A ordem de Cristo é ir e fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28:19,20). Deus quer salvar a humanidade, a começar por sua família e amigos, mas precisa de um canal. Ele pode contar com você? Então, envolva-se mais com o Reino e, juntos, vamos multiplicar o rebanho. 

O Senhor tem-nos ministrado muito. Agora é tempo de vermos as pessoas que amamos como nossos familiares, colegas de trabalho, de faculdade, de colégios, amigos íntimos, parentes próximos e distantes, integrando-se na comunidade do avivamento. Vamos honrar a nuvem de salvação que está sobre nós. É tempo de ampliar a tenda e firmar bem as estacas. 

Deus ama as almas perdidas e quer ver o seu Reino instalado. Permita-se ser usado por Ele para atrair as vidas. É tempo de multiplicação! Agora, em todo o mundo, desde Jerusalém até os rincões mais distantes da Terra, o tempo da colheita está sendo profetizado, e, com certeza, vamos colher aqui na nossa Nação muitos frutos que já estão maduros. A nossa linguagem é de multiplicação e de conquista no discipulado. 

A Igreja de Cristo está reescrevendo a sua História. E se você ainda não se envolveu, ainda há tempo. A Igreja saiu do seu casulo teológico, do isolamento crônico e cerrado, e ampliou os seus horizontes. 

A Visão Celular no Modelo dos 12 tem no foco da sua atenção assuntos de relevância, como a cidadania, o resgate da identidade, a estruturação do caráter, etc, ministrando libertação e cura interior, trabalhando a autoestima dos discípulos para uma qualidade de vida digna, na consciência depurada de que somos filhos de Deus. Essa é a função da Igreja. Não é alienada, mas é alinhada com a Palavra; não se esqueceu do seu papel, mas retorna à sua missão. 

Deus tem nos mostrado que é o momento de tomarmos posse da terra com seus habitantes, e de fazermos o que Ele pediu que fizéssemos. É tempo de vicissitude, de mudanças, de tomarmos as rédeas das metrópoles, de tomarmos as cidades por assalto. Afinal, não é um mito o que estamos vivendo, é a vida de Deus na unção do Espírito (Joel 2:1-28). 

Assumir a Visão Celular, aceitar as suas estratégias, viver seu Modelo de discipulado nos leva a uma radical mudança. E, mais que isso, essa Visão é uma Visão que rasga o peito, assim como a águia rasga o céu não conhecendo limites, voando no ilimitado. Do mesmo modo é a Igreja em relação ao Reino, na intimidade com o ilimitado Rei. “Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não conheço: o caminho da águia no ar, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar, e o caminho do homem com uma mulher...” (Provérbios 30:18,19) 

O Senhor é o seu braço forte. Ele fará com que você caminhe e alcance êxito. Cremos que em sua experiência pessoal, o Senhor ministrará graça, ânimo e muito êxito. Prepare-se para uma grande multiplicação. É tempo de nos alegrarmos por tudo que o Senhor fez na nossa vida, liderança, família, Igreja de Jesus no Brasil e além fronteiras. Estamos vendo, de fato, a tenda ampliada, lembrando que os princípios que aprendemos na Palavra precisam ser guardados. 

Envolva-se neste processo, e que a unção multiplicadora do Senhor esteja fluindo sobre sua vida. Que o Deus Todo-Poderoso o abençoe, faça-o frutificar e o multiplique para que você seja uma multidão de povos (Gênesis 28:3). 

“O Senhor vosso Deus já vos tem multiplicado; e eis que em multidão sois hoje como as estrelas do céu. O Senhor Deus de vossos pais vos aumente, ainda mil vezes mais do que sois; e vos abençoe, como vos tem falado.” (Deuteronômio 1:10,11)