12, o Modelo ensinado por Jesus - Parte 1

on . Posted in Estudos para os 12

“E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos. (...) E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas. E em qualquer casa em que entrardes, ficai ali, e de lá saireis. E se em qualquer cidade vos não receberem, saindo vós dali, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles. E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.” (Lucas 6:12,13; 9:1-6)

Verdade Central: A Visão Celular no Modelo dos 12 é inegociável. É o Modelo ensinado por Jesus. Portanto, ser 12 e ter os 12 é uma questão de autoridade, de seguir os passos do Mestre. Por isso, como líderes, precisamos trabalhar para formar as Equipes de 12 e crescer extraordinariamente.

Introdução: O poder de ser 12 é a consciência de compor uma Equipe Apostólica, de ser apostólico, ter sinais, prodígios, maravilhas e milagres. Os 12 compõem uma Equipe, por isso diferem de multidão. A multidão reage de acordo com os comandos que recebem. Os 12 reagem de acordo com as estratégias. Os 12 sentam com o líder e recebem metas que mudarão suas vidas como indivíduos, como seres sociais e líderes de avivamento, para que haja uma mudança integral. Isso não acontece com discípulos comuns.

Ser Modelo e fazer parte do Modelo de Jesus, M12, é um presente do coração de Deus para levantar um território apostólico. Onde estão os 12, há sinais, prodígios, maravilhas e milagres. Essa é a unção para os 12.

Ser 12 é ser Modelo como está escrito em I Timóteo 4:12. “... Sê o modelo dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, no espírito, na fé, na pureza.”

Há situações nas quais o líder não poderá usar um discurso duro, mas isso não significa que não exigirá uma vida Modelo. Em formação, toda a paciência; depois de formado, toda exigência.

Fomos chamados para ser Modelo. E, para ser Modelo, é preciso investir tempo e fazer outros investimentos mais. Em alguns casos, gastaremos tempo, em outros casos, investiremos tempo. Há pessoas que parecem nunca entender, mas um dia, de repente, desatam na Visão.

Por onde o Modelo for, será denunciado. Por onde você for, será denunciado como 12. Pedro foi reconhecido, pela criada, como 12 de Jesus. O diabo conhece a autoridade de um 12 Modelo, independente da Geração a que pertença; o mundo espiritual está atento.

Gostando ou não, os 12 têm que ser Modelo, porque são denunciados no mundo físico e espiritual. A unção daquele que é 12 compromete toda a sua Família. A sogra de Pedro nunca imaginou que Jesus entraria na casa dela, mas por causa de Pedro, Ele entrou e orou para que o espírito de febre saísse e ela fosse curada.

“Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela. E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os.” (Lucas 4:38,39). Por causa daquele que é 12, toda a sua Família virá e servirá ao Senhor no poder sobrenatural. O 12 é uma autoridade legítima constituída por Deus.

Um dia, os discípulos de Jesus, ao ouvirem o Seu discurso, acharam que era muito duro e foram embora. Jesus olhou para os 12 e perguntou se eles também queriam fazer o mesmo, mas Pedro respondeu a Jesus que não poderiam ir, pois somente Ele tinha as palavras de vida eterna.

A autoridade dos 12

Ser 12 é absorver do caráter de Jesus no próprio caráter, é uma revelação. A Bíblia diz que Jesus chamou os 12 dentre os discípulos e os constituiu Apóstolos. Então, por onde passavam, sinais, milagres, prodígios e maravilhas aconteciam.

Muitos dizem ter autoridade, mas não têm. Muitos dizem ser autoridade, mas não são. Quem é não precisa sair dizendo que é, porque é. Quem não é precisa dizer a todos que é, porque não é. As afirmativas são denúncias. A pessoa quer se autoafirmar para ser respeitada. Há aquelas que só respeitam outros quando sabem o que são e o que têm; nunca respeitam pela essência.

Infelizmente, muitos, para serem respeitados, precisam provar o que têm e o que são. Já fui a lugares onde participei de reuniões sem que soubessem quem eu era. Quando descobriam, eu recebia convites de honra, davam-me lugar de destaque, etc.

Somos identificados pelo que temos. Por isso, quero tratar, neste estudo, sobre o que você teve e não tem, sobre o que você tem e não sabe que tem, sobre o que você não tem e terá: os seus 12. Deus lhe dará os 12. Jesus disse que o fator de ter 12 e de ser 12 reporta autoridade. Mas, autoridade sobre o quê? Deus trabalha de forma tão clara, com projetos, que não deixa ninguém se confundir no que Ele quer dizer.

Em Lucas 6:12, encontramos um Homem, Jesus, que possuía muitos discípulos. Mas a Sua meta era ter uma Equipe. O alvo de Jesus não era ter uma multidão de discípulos que O seguissem, apenas. Ele precisava ter uma Equipe que O representasse.

Estudaremos essa verdade mais profundamente na próxima semana e você entenderá que ao formar Sua Equipe, Jesus deu nome às pessoas e à Equipe. Ele formou uma Equipe Apostólica, que O representava por onde quer que andassem.