Líder: instrumento de cura

on . Posted in Estudos para os 12

“Cura-me, Senhor, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.” (Jr 17:14)

Verdade Central: O líder deve ser instrumento de cura para o discípulo, por isso o equilíbrio é algo fundamental em sua vida. Em Provérbios 25:28, está escrito: “Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.” No século em que vivemos, muitas são as crises enfrentadas em diversas áreas. E muitos, por não saberem administrá-las, acabam perturbados e envolvem-se em caminhos tortuosos que lhes roubam a paz. Dessa forma, acabam por não conseguir desenvolver um discipulado segundo as Escrituras.

 Introdução: O líder é chamado por Deus para fazer diferença em meio a um século tão conturbado, tão perturbado. É chamado para viver o Evangelho, expandindo-o por onde quer que for, alcançando vidas e impactando-as através de um testemunho santo, íntegro e irrepreensível. Esse é o ide de Jesus.

Portanto, não se cumpre o ministério com eficácia se não estiver apto, se não for um líder equilibrado, controlado pelo Espírito Santo. Somente um são pode curar aqueles que estão doentes. Para sarar outros, o líder precisa estar curado, caminhando a cada dia em processo de cura.

O chamado de Deus

Você tem um chamado da parte de Deus e precisa se comportar de acordo com o chamado que recebeu. Para alcançar êxito, é necessário estar firmado em Jesus e ter as convicções corretas no coração. Muitos são os que trabalham apenas em busca de honra, de méritos humanos, por causa das debilidades de alma.

O líder que busca expressar a glória de Deus não deve ostentar posição de honra no Corpo de Cristo para pisar nos discípulos, nas pessoas e fazer seu próprio pódio. Para estar na linha de frente, é preciso saber que tal posição o deixará exposto. Muitos são os que buscam estar na linha de frente, mas desconhecem essa verdade.

Quem está na liderança deve servir a Deus de coração, deve crer que Ele tem o lugar certo para cada um de Seus filhos. Onde você está plantado, é o lugar que Deus tem para sua vida neste momento. Quando o Senhor quiser levá-lo para outro lugar, Ele mesmo o fará.

Buscar posição e lugar de destaque pode fazer adoecer. Infelizmente, muitos líderes e discípulos estão enfermos porque deixaram de fazer o que Deus lhes designou por estarem equivocados quanto ao lugar onde estão plantados. Pessoas que vivem preocupadas, apenas buscando honras, encaixam-se no versículo de Provérbios 25:28: Um homem que não governa a sua alma é como uma cidade sem muros, sem proteção. 

Para ser discípulo de Jesus e cumprir o Ide de liderança contido na Palavra, é preciso se submeter às verdades da Palavra e se deixar tratar. Afinal, como atrair as vidas se elas não observarem no líder um diferencial? Por isso, o líder tem a obrigação de se deixar tratar para que, quando estiver tratando com aqueles que o Senhor confiará em suas mãos, saiba identificar quais as dificuldades que apresentam, a partir de sua própria experiência. 

Dificuldades comuns na liderança 

1. Setas malignas

Um exemplo de setas malignas na liderança ocorre quando, no discipulado, o líder encontra alguns que dizem querer caminhar com Jesus, mas não se submetem ao tratamento. Nesse momento, se o líder não estiver vigilante, o diabo pode querer frustrá-lo por, aparentemente, não ter alcançado êxito na liderança. Não desanime, faça a sua parte. Lembre-se de que você também encontrará discípulos que buscam mudança e que permitirão que você seja canal de Deus em suas vidas, instrumento de cura para vir a mudança. Invista naqueles que querem ser tratados e não permita que setas malignas paralisem sua liderança. 

2. Conquistar o coração dos discípulos 

Quando alguns chegam às células, encontram dificuldades em abrir o coração. Eles são escorregadios e não dizem o que estão sentindo, quais dificuldades estão enfrentando. Cabe ao líder, com sabedoria, conquistar o coração e ganhar a confiança dos discípulos. Para isso, é necessário buscar em Deus graça, favor e direção. Quando o líder não tem essa disposição, as células podem não multiplicar, ou multiplicar frutos estragados. 

Se você deseja ser um líder de êxito, busque em Deus a habilidade de entrar na vida dos seus discípulos de forma que promova cura e jamais venha a machucá-los. Deus não lhe chamou para abrir feridas, mas para sará-las. No entanto, é preciso entrar com seriedade na vida dos discípulos. Deus lhe chamou para ganhar uma Nação e, para isso, você não pode deixar as pessoas doentes. 

Permita-se ser tratado e, então, cuide de todos aqueles que vierem até você e que decidirem se submeter ao que Deus tem para suas vidas. Há líderes que pensam que estão bem e que, por exercerem a liderança, não precisam mais de ajuda, porém Deus tem-nos revelado que a libertação e a cura são processuais. 

Vivendo a cura diariamente 

Na liderança, muitas são as aflições que o líder enfrenta, passa, vence. Algumas vezes se entristece, outras muitas se alegra. E assim, deve prosseguir cumprindo o chamado que Deus lhe confiou. 

Um dia, o profeta Jeremias fez um pedido ao Senhor: “Cura-me, Senhor, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.” (Jeremias 17:14). Esse pedido deve ser o de cada líder diariamente, até porque ninguém nesta Terra está cem por cento pronto para tudo. 

Deus quer manter o líder curado. Ele sabe quais são as dificuldades que você enfrenta, tem enfrentado e ainda enfrentará na liderança, com os discípulos. Mas a Sua mão poderosa continua estendida sobre você para livrá-lo de todas as mazelas que tentam afligir o seu ser e impedi-lo de caminhar na amplitude que Ele tem para sua vida. 

O líder é como um médico. Todos os que chegam até o líder devem ser ‘medicados’ na alma. Muitas vezes, o remédio é dado através do que o ‘paciente – discípulo’ relata. Porém, algumas vezes, o diagnóstico pode não aparecer na primeira consulta. Nesse caso, o melhor a fazer é permanecer em oração, buscando a presença do Deus que tudo sabe e tudo pode, para que Ele indique qual o tratamento exato para que a cura possa se manifestar apressadamente. 

Deus fará uma revolução na sua liderança, tão-somente dependa dEle a cada respirar dos seus pulmões. Ele o ajudará a montar todos os instrumentos cirúrgicos necessários para começar uma grande operação. Entregue-se em Suas mãos e deixe Ele agir. Não se importe se outros não conseguem ver o que Ele está fazendo em você e através de você. Também não se ufane pelo que Ele tem realizado, achando que é muito grande a sua vitória e que por isso merece ser honrado. Aquele que busca a própria honra e trabalha pelo próprio reconhecimento traz doenças sobre si mesmo, sobre a equipe e, por onde passa, causa danos. 

Caminhe na liderança de forma a agradar a Deus. Governe o que você fala e busque sempre o equilíbrio. Os que não governam o falar não cumprem ordens e são invadidos como uma cidade sem proteção. Jesus quer trazer, ao Seu povo, equilíbrio e discernimento para que em nada andem confundidos, mas caminhem em direção ao êxito que Ele mesmo já preparou para todos que O servem.