Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
 
Fique por dentro, Da hora e Pontos de Encontro
 
 
 


Publicado: 17.12.2011

Geração que Guarda o Coração
Apóstola Francilene Monteiro

 

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23)

Sobre tudo, Deus nos manda guardar o coração, porque do coração procedem todos os valores procedentes da vida. Deus tem nos ministrado sobre ‘Guardar o Coração’. Seu coração precisa estar guardado e a chave está nas mãos do Senhor. Somente em Jesus podemos encontrar a pessoa certa para pegar a chave das mãos dEle, abrir o nosso coração e se tornar um conosco.

É muito importante saber esperar no Senhor. Mas muitos guardam o coração e quando se relacionam não sabem como proceder e ‘escorregam’ no quesito ‘Guardar o Coração’. Contudo, eu creio que Deus está levantando a Geração que decidiu Guardar o Coração.

Guardar o Coração faz toda a diferença na vida de homens, mulheres, jovens, crianças.

Quando falamos em guardar o coração, estamos falando de protegê-lo de situações que possam machucá-lo, feri-lo, magoá-lo, frustrá-lo, decepcioná-lo, etc. Quantos já não tiveram uma experiência assim. Por causa de situações erradas, pessoas erradas, deixaram que o coração ficasse a mercê de um dano, um mal.

 

Como guardar o coração

Para evitar que o coração seja decepcionado, é importante guardá-lo de tudo que pode prejudicar o estado emocional, sentimental e espiritual. Quem deixa o coração desprotegido perde a vontade de sonhar com a pessoa que Deus preparou para a sua vida.

Muitos querem casar, construir uma família, mas por causa do medo e da insegurança, porque não souberam guardar o coração, estão perdendo o melhor de Deus para suas vidas.

A boca fala daquilo que está cheio o coração, por isso é preciso ter saúde emocional, cuidar do coração, dos sentimentos. E, para isso, é preciso se afastar de tudo que é embaraço e pecado.

Quando protegemos o coração, temos saúde emocional.

 

Salomão, o rei que não guardou o coração

Salomão foi um rei que retrata a figura de alguém que se embaraçou e entrou em pecado por não saber guardar o coração no Senhor. Ele teve várias mulheres, vários relacionamentos e desagradou a Deus.

Embora Salomão fosse um homem sábio, sua sabedoria não foi suficiente para que ele controlasse os seus impulsos.

Hoje existem jovens que, assim como Salomão, também já tiveram vários relacionamentos. Não souberam esperar, passaram à frente de Deus e se atrapalharam no processo. Eles até pedem de Deus libertação, cura, restauração, um cônjuge, mas não deixam Deus agir em suas vidas.

Quem não guarda o coração, além de ter os sonhos frustrados, pode perder o temor de Deus, como aconteceu com Salomão. Ele perdeu o maior valor que havia no seu coração, a sabedoria.

Um homem tão sábio, mas que desagradou a Deus. Ele, por ter deixado o coração desprotegido, envolveu-se com várias mulheres. “Ora, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras, tendo ele setecentas esposas e trezentas amantes, mulheres das nações de quem havia o Senhor falado aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, porque vos perverteriam o CORAÇÃO para seguirem os seus deuses. A elas se apegou o rei Salomão pelo amor. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o CORAÇÃO  para seguir outros deuses, e o seu CORAÇÃO não era mais totalmente fiel para com o Senhor, seu Deus. Assim fez Salomão o que era mau diante do Senhor e não perseverou em segui-lo, como Davi, seu pai. Por isso o Senhor se indignou contra Salomão que desviou o seu CORAÇÃO do Deus de Israel, que duas vezes lhe apareceu para lhe dizer que não seguisse outros deuses, porém, não guardou no CORAÇÃO o que lhe ordenou o Senhor, pelo que Deus disse a Salomão: Visto que assim procedeste, e não guardaste a minha aliança e nem os meus mandamentos que te mandei, tirarei de ti este reino e darei ao teu servo.” (I Reis 11:1-11)

Talvez você esteja pensando que só quer uma pessoa ao seu lado e está tão difícil, e parece que para Salomão foi tão fácil, ele teve 1000. A vida de Salomão nos ensina que não adianta ter vários relacionamentos, vários homens e mulheres.

É muito importante guardar o coração para não entrar em um relacionamento com dívidas na alma, como Salomão, que não atentou o que Deus falou e sofreu as consequências. Ao abrir mão do temor de Deus para se envolver com várias mulheres, as quais Deus havia ordenado que não deveriam casar com o Seu povo, Salomão perdeu o reino.

No final da vida, Salomão disse: “Entre mil homens encontrei um como eu esperava, mas entre tantas mulheres não encontrei nem sequer uma. Mas eis o que eu descobri: Que Deus fez o homem reto, mas ele se mete em muitos erros.” (Eclesiastes 7:28,29)

Salomão descobriu que havia homem reto, mas que o próprio homem se envolve em muitos erros. Não era que as mulheres todas estavam erradas. O erro de Salomão foi ter buscado muitas mulheres erradas. Salomão não teve cuidado com o seu coração. Ele entrou em rotas erradas e atropelou o processo de Deus em sua vida.

Cuidado com a forma que você conduz o relacionamento. Esteja atento à voz de Deus. Não permita que os hormônios que estão à flor da pele sejam mais fortes do que o agir de Deus em sua vida. O seu dia vai chegar independente da sua idade!

A preocupação de Deus não está no tempo ou no espaço geográfico. Deus disse a Salomão que devemos guardar o coração, pois dele procede as fontes de vida. Só que Salomão não conseguiu guardar o coração diante das paixões da carne.

Salomão sofreu consequências por causa dos seus muitos relacionamentos. Depois de ter escrito Provérbios e Eclesiastes, na sua velhice, ele busca em Deus aquela que, de fato, o Senhor tinha para ele, a Sulamita, e diz: “Arrebataste o meu coração minha irmã, minha noiva, arrebataste o meu coração com um só dos teus olhares, com uma só pérola do teu colar!” (Cânticos 4:9)

Decida não ter o fim de Salomão. Encontrar a pessoa certa só no fim da vida é muito triste. Deus tem o melhor para você, então deixe Ele abrir o seu entendimento para você pagar toda a dívida na alma.

A Sulamita foi amada por Salomão e por todo Israel. A pessoa que Deus tem para você será amada não apenas por você, mas pelas pessoas que convivem contigo. A pessoa de Deus traz paz.

Salomão entendeu, no final, que tudo poderia ser diferente na sua vida. Você pode entender antes.