Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
 
Fique por dentro, Da hora e Pontos de Encontro
 
 
 


Publicado: 15.12.2011

Geração que Guarda o Coração
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23)

 

Guardar o coração significa protegê-lo de situações que possam machucá-lo, feri-lo, magoá-lo, frustrá-lo, decepcioná-lo, etc. É mantê-lo afastado daquilo que possa prejudicar o seu estado emocional, sentimental e espiritual. Quer saber o estado de saúde do seu coração? Jesus disse que a boca fala daquilo que está cheio o coração, por isso examine o que anda saindo dos seus lábios, e, então, diagnosticará a real situação do seu coração. Um coração guardado é aquele distante de qualquer forma de pecado, pois o pecado adoece o coração.

 

Salomão, o sábio rei que não guardou o coração

Um homem de Deus não representa simplesmente uma figura masculina, mas uma geração solteira, que busca, serve, teme e honra a Deus. Porém, no que diz respeito à vida sentimental, é uma geração que, muitas vezes, comete erros gravíssimos, que comprometem não só a saúde do coração, mas até o próprio futuro prometido por Deus. Estamos nos referindo exatamente ao rei Salomão! Um homem de Deus, que começou bem, mas terminou mal. E o mais interessante é que esse final frustrante está relacionado ao seu envolvimento afetivo com pessoas erradas.

Salomão, o homem mais sábio, envolveu-se com várias mulheres, e, por causa delas, desviou-se do temor do Senhor a tal ponto de servir a falsos deuses. Salomão foi o homem que aconselhou a sua geração a guardar o coração, mas foi exatamente nisto que pecou. Ele desprotegeu seu coração e o abriu a pessoas erradas! Percebemos, então, que nem mesmo uma grande sabedoria é suficientemente capaz de resistir às alianças feitas com pessoas erradas.

Analisemos: “Ora, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras, tendo ele setecentas esposas e trezentas amantes, mulheres das nações de quem havia o Senhor falado aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, porque vos perverteriam o CORAÇÃO para seguirem os seus deuses. A elas se apegou o rei Salomão pelo amor. Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o CORAÇÃO  para seguir outros deuses, e o seu CORAÇÃO não era mais totalmente fiel para com o Senhor, seu Deus. Assim fez Salomão o que era mau diante do Senhor e não perseverou em segui-lo, como Davi, seu pai. Por isso o Senhor se indignou contra Salomão que desviou o seu CORAÇÃO do Deus de Israel, que duas vezes lhe apareceu para lhe dizer que não seguisse outros deuses, porém, não guardou no CORAÇÃO o que lhe ordenou o Senhor, pelo que Deus disse a Salomão: Visto que assim procedeste, e não guardaste a minha aliança e nem os meus mandamentos que te mandei, tirarei de ti este reino e darei ao teu servo.” (I Reis 11:1-11)

Aprendemos com a vida do rei Salomão, o homem que teve várias mulheres, que não vale a pena se relacionar com todas, pois, no final, o resultado é frustração, por mais prazeroso que seja. Observe: “Entre mil homens encontrei um como eu esperava, mas entre tantas mulheres não encontrei nem sequer uma. Mas eis o que eu descobri: Que Deus fez o homem reto, mas ele se mete em muitos erros.” (Eclesiastes 7:28,29)

Quanto ao texto acima, entendemos que Salomão não está afirmando que nenhuma mulher serve. Na verdade, ele confessa ter buscado muitas mulheres erradas, por se deixar levar pela necessidade humana de ter alguém ao seu lado. Entretanto, isto não significa que ele nunca tenha encontrado a certa. No último livro de sua autoria, Cânticos de Salomão, depois de haver escrito Provérbios e Eclesiastes, na sua velhice, ele busca em Deus aquela que, de fato, o Senhor tinha para ele, a Sulamita: “Arrebataste o meu coração minha irmã, minha noiva, arrebataste o meu coração com um só dos teus olhares, com uma só pérola do teu colar!” (Cânticos 4:9)

Quando o rei Salomão diz que apesar de Deus ter feito o homem reto, ele se envolve em muitos erros, ele não está dizendo que os erros sejam as mulheres (ou homens), e, sim, a maneira errada como nós conduzimos um relacionamento.

E quando um relacionamento diante de Deus está errado? Quando ambos não guardam os princípios de Deus para um relacionamento certo. E quais são os princípios de Deus para um relacionamento correto? Eis a resposta: “... Não caseis com elas, nem casem elas convosco, porque vos perverteriam o CORAÇÃO para seguirem os seus deuses.” (I Reis 11:2)

Em Êxodo 20:5, quando Deus fala dos 10 Mandamentos, o Senhor afirma ser Deus Zeloso, e esta palavra no hebraico significa ciumento, protetor, cuidador. Confira também: “Não é em vão que afirmam as Escrituras: É com ciúmes que por nós anseia o Espírito, que Deus fez habitar em nós.” (Tiago 4:5). Deus tem ciúmes dos Seus servos, dos Seus ungidos, por isso Deus reprova todo aquele que impede Seus servos de servi-lO, fazer a obra, estar no Reino, alguém que não entende que há tempo de estar a dois, e há tempo de estar com o Senhor. Além de entender que o Senhor é digno de ser amado acima da pessoa amada por nós, pois está escrito que devemos amar a Deus acima de todas as coisas (Deuteronômio 6:5 /Lucas 14:26).

Analise os graves erros cometidos por Salomão ao se envolver com pessoas erradas:

 

1.  A elas se apegou o rei Salomão pelo amor

Salomão apegou-se a várias mulheres e se desapegou de Deus, fazendo o inverso do que ensinou seu próprio pai, o rei Davi, que ele deveria se apegar ao Senhor com amor (Salmos 91:14).

 

2. O seu CORAÇÃO não era mais totalmente fiel para com o Senhor, seu Deus

O Senhor não aceita amor pela metade nem meia fidelidade. Ou somos ou não somos, pois está escrito: “Que infidelidade é esta que cometestes contra o Deus de Israel, deixando hoje de seguir o Senhor e edificando altar estranho para vos rebelardes contra Ele?” (Josué 22:16).

 

3. Não perseverou em seguir a Deus, como Davi, seu pai.

Davi foi o homem que adulterou com Bate-Seba, mas a Bíblia deixa claro que ele muito se arrependeu diante do Senhor, e ainda teve de experimentar os tristes resultados da desobediência a Deus. Davi se converteu dos seus maus caminhos e se voltou novamente para Deus, e, antes de morrer, aconselhou seu filho servir ao Senhor (I Crônicas 28:9).

 

4. Desviou o seu CORAÇÃO do Deus de Israel

Não se sabe exatamente qual o destino que teve Salomão nos últimos dias da sua vida, pois a Bíblia não apresenta detalhes, se como Davi, ele se arrependeu ou não, mas a Palavra nos ensina claramente o que ocorre com aqueles que se desviam do Senhor: eles serão envergonhados (Jeremias 17:13).

 

5. Não guardou no CORAÇÃO a aliança nem os mandamentos que o Senhor mandou

“Todos os caminhos do Senhor são verdade e misericórdia para aqueles que guardam a sua aliança e os seus mandamentos.” (Salmos 25:10). Percebemos o quanto Deus Se desagrada quando não caminhamos em aliança e sob princípios, no que diz respeito também ao relacionamento amoroso, pois todo este texto estudado se refere ao que aconteceu com Salomão ao se envolver com mulheres erradas.

Deus deseja que nosso compromissado, noivo, cônjuge, nos estimule a jamais seguirmos outro Deus que não seja Adonai, e que sirva juntamente conosco o nosso único Deus. Muitas mulheres incentivam os homens a seguirem os deuses desta era: Mamon (deus do dinheiro, da avareza, do apego às riquezas, aos bens materiais, ao consumismo, ao trabalho extremamente ativista movido pela ganância e cobiça, deus do roubo e da corrupção, etc.); Eros (deus da luxúria, da sedução, da sensualidade, da imoralidade, dos relacionamentos amorosos ilícitos, dos prazeres carnais, da apologia ao sexo, à prostituição, às festas mundanas, à curtição dos prazeres pessoais, etc.).

Quando falamos de relacionamento e vida sentimental, quando tratamos com o coração, quando o assunto é amor ou paixão, precisamos estar conscientes que se buscarmos uma pessoa em Deus, o Senhor nos dará alguém segundo a Sua vontade, mas se deixarmos o nosso coração escolher por nós, certamente a escolha não será a ideal, pois está escrito: “Enganoso é o coração do homem, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9)

Temos visto que o namoro tem se tornado um passa-tempo divertido e até prazeroso, principalmente entre os jovens. Na primeira semana, começa com uma conversinha normal: “Somos apenas amigos, não tem nada a ver!”. Na segunda semana, surge a  necessidade de “se conhecer melhor”, com troca de beijos e carícias. Na terceira semana, é necessário que se entenda que “a carne é fraca” e que depois Deus pode perdoar e... Bem,  antes de completar um mês, fecha-se com “chave de ouro”: sexo!

Assim caminha a geração atual. É dessa forma que pensam muitos que não conhecem a Deus, e também é desta maneira que Satanás procura escravizar aqueles que outrora até tiveram uma experiência com Deus, pois o diabo conhece o maior “ponto fraco” do ser humano: a carência sentimental. Porém, quando entregamos a nossa carência aos cuidados do Amado Jesus, qualquer ponto fraco se torna o nosso ponto mais forte.

Namoro é um passa-tempo que enlouquece os hormônios e produz uma adrenalina sensacional, mas, infelizmente, não é todo mundo que consegue fazer de um namoro uma “lembrança legal dos tempos de mocidade.” E até hoje, muitos arcam com as consequências de seus erros, quando não há conserto.

Estamos falando de mágoas, decepções amorosas, feridas sentimentais, gravidez indesejada, aborto, doenças sexualmente transmissíveis, estudos interrompidos, trabalho árduo e desnecessário para o sustento de uma família que surgiu sem planejamento, amadurecimento e responsabilidades precoces. Estamos falando de família constituída fora do casamento porque a família adquirida subitamente não era a família dos sonhos.  Estamos falando de divórcio por conta de adultério, brigas e desentendimentos entre o casal que mal se conheceu e achou que era “pra vida toda”. Estamos falando de pais separados e filhos divididos ou abandonados, coisas estas que certamente nunca foram os planos de Deus.

 

Conclusão

Mesmo sendo tão sábio, o rei Salomão deixou seu coração falar mais alto do que a sabedoria que o próprio Deus lhe deu, quando era mais jovem e INEXPERIENTE. Quando, porém, já adulto e AMADURECIDO, ele começa a voltar à sensatez e à prudência, aconselhando os jovens: “Anda pelos caminhos que satisfazem ao teu CORAÇÃO e agradam aos teus olhos, porém, sabe que de todas estas coisas Deus te pedirá conta. Afasta do teu CORAÇÃO o desgosto e da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidades.” (Eclesiastes 11:9,10)

E, assim, o tempo foi passando, agora velho e EXPERIENTE entendeu que as tantas mulheres que amou quando jovem só o atrasaram e o impossibilitaram de ter conhecido mais cedo a Sulamita, a mulher que realmente o amava, a mulher que Deus tinha para ele, a mulher que sempre esteve presente diante de Deus e no meio do povo de Deus, tão virtuosa e querida que o próprio povo de Israel não queria deixá-la ir embora: “Volta, volta, ó Sulamita, volta, volta, para que nós te contemplemos na dança de Maanaim.” (Cânticos 6:13). Sabe o que significa Maanaim? Acampamento, tenda, lugar onde Deus está. Sabe onde está a mulher (homem) da sua aliança? No lugar onde Deus está! Você sabe onde Deus está?

Portanto, cremos que se Salomão tivesse sido fiel a Deus, com certeza não teria sofrido e perdido tanto tempo. Logo, teria Deus lhe entregado a mulher da sua aliança, e ouvido a voz da sua amada a lhe dizer: “Beija-me com os beijos de tua boca, porque o teu amor é melhor do que o vinho.” (Cânticos 1:2)

Querido solteiro, diante de tudo o que foi exposto aqui, nossa oração é para que você case com a pessoa que Deus preparou e viva a felicidade!

 

Apóstolos José e Francilene Monteiro

Líderes da Rede Isaque e Rebeca