Atenção e cuidado com a saúde
Posto médico realiza atendimentos de emergência durante a programação do Congresso de Resgate da Nação

Alessandro Bandeira



O cuidado e a atenção à saúde são primordiais em um evento da dimensão do Congresso de Resgate da Nação.
E para suprir essa demanda, está instalado na parte externa do pavilhão dos stands o posto médico de emergência e triagem para os congressistas. Desde o primeiro dia de evento até a manhã desta Quinta-feira (23), foram realizados mais de 200 atendimentos.



A estrutura do posto médico conta com uma ambulância, 1 médico, 1 enfermeiro e 1 técnica de enfermagem. Os atendimentos ocorrem das 8h às 14h e das 20h às 0h. Entre os dias 21 e 22 de abril, foram feitos 150 atendimentos no local e cerca de 60 pessoas foram atendidas na manhã de hoje.

Os atendimentos com maiores registros são aferição de pressão e medicação para dor de cabeça, diarreia e intoxicação alimentar. Segundo o médico Paulo Rocha, qualquer caso mais graves é encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do complexo de bairros Baianão.

“Nossa estrutura atende casos de emergência mais comuns, como dor de cabeça, febre, entre outros. Até o momento, só encaminhamos uma pessoa para a UPA, porque ela estava com problema renal e lá ela foi atendida com sucesso”, informou.

A autônoma Denise Carvalho, 43, passou mal com pressão baixa e foi até o posto receber medicação para tratar o problema. “Estava passando mal ao chegar no Congresso, com pressão baixa e então vim até o posto e aqui fui bem atendida e medicada”, disse.

Devido ao calor que faz em Porto Seguro e a intensa programação do Congresso, o médico Paulo Rocha recomenda alguns cuidados com a saúde para aproveitar melhor o evento. “É necessário comer frutas, beber muita água e ingerir alimentos com menos gordura. E ainda verificar se o local de onde você vai se alimentar está em boas condições de higiene”, explicou.