Publicado: 14.04.2013
Liderança que traz a realidade do Reino de Deus à Nação
Apóstolo Marcel Alexandre, um dos coordenadores gerais do Congresso de Resgate da Nação, desde o ano 2000 tem a missão de liderar várias equipes em Porto Seguro/BA. Ele que é responsável também pela elaboração dos atos proféticos, fala sobre a relevância do ministério artístico e sobre a estrutura organizacional das equipes que trabalham no evento

Natacha Rocha

 

Estamos no 14º Congresso de Resgate da Nação. Quais as novidades e os desafios para o senhor, como um dos coordenadores geral do evento?

Este ano o tema é Maturidade, nós precisamos montar tudo, na verdade, precisamos levar o povo a sair daqui com a consciência de que precisa de uma reposta madura, uma proposta de Reino, uma proposta de vida social, uma proposta familiar no seu dia a dia, que é a maturidade.  Entendemos que maturidade é uma resposta aos princípios da Palavra de Deus. Então, nós estamos montando tudo em torno dessa mensagem que precisa de respostas imediatas, sem muito tempo de questionar, assim como Abraão levou o filho para ser sacrificado. O importante é obedecer a Deus, assim como Ele pede o filho para o sacrifício de louvor a Ele, Ele deu o Filho em salvação do homem. Então, Deus sempre quer o melhor e pede o melhor, porque a Sua vontade é boa, perfeita e agradável. E nós queremos dizer que maturidade é isso.

 

Como funciona a organização das equipes. Quais são as equipes que chegam primeiro no Útero da Nação? Como funciona o sistema de trabalho?

A primeira equipe que chega em Porto Seguro é a de implantação da Tenda, que é uma equipe que há muitos anos caminha conosco. Eles chegam primeiro para fazer os tubos, a implantação da tenda, arquibancada e palco. E depois, nós temos o pessoal da cinegrafia, que montam todo o cenário do palco. Então, nós entramos e marcamos com o som, iluminação, etc.

A equipe Artes também é uma das primeiras. Este ano teremos a Cia de Artes Tribus, que chegou essa semana. E vai evoluindo, o Apóstolo Gilmar Britto chega com o louvor e adoração nos ensaios... Cada um vai chegando, cada um no seu tempo. E a turma que oferece o cardápio principal chega só no dia, e tem que estar tudo pronto, como o Apóstolo Renê Terra Nova, os preletores e convidados especiais. Somos os facilitadores de caminhos.

 

Quantas pessoas em média estão envolvidas neste trabalho em Porto Seguro? Vocês começam a trabalhar quantos dias antes do evento?

São mais de 200 pessoas trabalhando. Em torno de 60 dias com o início do projeto, sentamos com o Apóstolo Renê, e discutimos o tema, montamos um roteiro, as ideias, e com a aprovação do nosso líder, preparamos toda a programação. Então, a grande previsão máxima daqui, de tudo isso é de Isahú Vilhena, nosso querido arquiteto. Isahú é um especialista na área, ele foi um dos preparadores de ala no carnaval, da Beija Flor de Ninópolis há muitos anos, e ele faz toda essa parte, então, contando tudo dar uns 60 dias de trabalho antes do evento.

 

O senhor está à frente dos Atos Proféticos desde o ano 2000. Fale um pouco sobre a importância deles no Congresso de Resgate da Nação.

Na verdade, o pessoal de artes, do teatro, não acredita que nós fazemos as encenações com a exiguidade do tempo e com tão poucos ensaios. Todos esses anos só houve um ano em que nós realmente ensaiamos. O que nós temos são as marcações, cada um sabe o seu papel, é muita coragem para a pessoa fazer, mas também é muita unção de Deus.

Este ano o resultado vai ser bem melhor, porque nós já temos as marcações, e vamos poder ter um ensaio para isso. Mas o diferencial é que contamos com os atores que tem conteúdo bíblico. Então, quando eles vão para cena, eles sabem o que vão fazer porque tem conteúdo bíblico, pois eles irão representar personagens bíblicos. E eles conhecem a Palavra. Se for figurante, talvez nem tanto, mas se é personagem principal, a pessoa tem que conhecer a Palavra. Uma particularidade dos Atos proféticos, é que a equipe tem coordenadores, atores de cenas qualificados para intervirem na cena, se por acaso, a cena não estiver correspondendo como o esperado, eles têm esse espaço para chegar e intervir.

Temos muitos recursos que tornam os Atos proféticos tão lindos, mas sobretudo temos muita oração, muita lágrima, e o desejo de passar aquilo que precisa ser passado, é o ingrediente da unção, que não é humana. A maioria das pessoas que atuam são voluntárias, trabalham de coração para o Reino. Não mudo de equipe, todos os anos são as mesmas pessoas, entram algumas, mas são as mesmas, pois esta equipe foi preparada, foi forjada, eu coloquei conteúdo bíblico nesta equipe. Se você olha a arte deles no início com a de agora, você verá que eles têm conteúdo bíblico. Nem sei se eles já se avaliaram, o quanto eles evoluíram, pois eles têm e trabalham com conteúdo bíblico. A arte bíblica, que é uma arte milenar, que é muito desafiadora.