LOUVOR
Para ser músico não basta ser técnico, nem só adorador

Para o pastor Gilmar Brito, o músico deve ser completo, assim como o jovem harpista Davi


Elisandra Bueno

PORTO SEGURO (BA) – O congresso de Porto Seguro é referencial em todo o Brasil em louvor. A Orquestra , o coro, os back-vocal são compostos por uma equipe de profissionais que estão preocupados com o nível de músicos do País. Desde o início da Visão Celular no Modelo dos 12 no Brasil, os líderes da Rede de Louvor do MIR – Manaus, pastores Gilmar e Ana Márcia Brito, ensinam as pessoas que lhes procuram a se especializar na música e ler partituras, além de ser um grande homem e mulher de Deus. “Em nome da unção, devemos desenvolver nossos talentos. Quando começamos, havia uma má fama sobre a falta de qualidade dos músicos cristãos na visão. Mas isso mudou radicalmente, graças a essa luta de sete anos”, disse o pastor.

A equipe, como a dança e também a intercessão, se prepara com quatro meses de antecedência. É lançada no site do Ministério Internacional da Restauração uma ficha de inscrição onde, logo em seguida, são selecionados os currículos, em média 180 para aprovarem 30 profissionais.

Este ano, 50 pessoas estavam envolvidas, entre coristas e instrumentistas, a maioria de Manaus e Salvador. As partituras são enviadas por e-mail para que a equipe se prepare até duas semanas antes do dia 18 de abril, quando o pastor Gilmar Brito, após ensaiar todo o grupo do MIR, vai até Salvador ensaiar com os outros. Os músicos de outros estados chegam no final de semana que antecede o congresso para ensaiar. “Essa é a parte mais difícil: reunir todos para o ensaio geral. Porém, a proposta desse congresso é unificar a mensagem principal que é santidade”, falou o pastor.

Para a pastora, a equipe desse ano é uma benção. “Eles aprendem muito rápido. Ensaiam uma única vez e já cantam”, elogiou. Ela acredita que esse crescimento é resultado dessa batalha de resgate da qualidade profissional e espiritual.

A proposta para o próximo ano é unir de 100 a 120 músicos e 200 cantores. E haverá uma grande novidade: trazer coros de todos os estados. “Vou visitar coros de diversos estados para reuni-los aqui no congresso”, comentou pastor Gilmar.




© 2006 - Ministério Internacional da Restauração