"A nossa guerra é
espiritual, mas
também é física,
pois precisamos
mover coisas aqui
da Terra pela
conquista de vidas."



< voltar
 
Conservando a conquista através da Visão Celular
Por Bispo Marcel Alexandre


“Ó Deus, nós ouvimos com os nossos ouvidos, nossos pais nos têm contado os feitos que realizaste em seus dias, nos tempos da antigüidade. Tu expeliste as nações com a tua mão, mas a eles plantaste; afligiste os povos, mas a eles estendes-te largamente. Pois não foi pela sua espada que conquistaram a terra, nem foi o seu braço que os salvou, mas a tua destra e o teu braço, e a luz do teu rosto, porquanto te agradaste deles. Tu és o meu Rei, ó Deus; ordena livramento para Jacó. Por ti derrubamos os nossos adversários; pelo teu nome pisamos os que se levantam contra nós. Pois não confio no meu arco, nem a minha espada me pode salvar. Mas tu nos salvaste dos nossos adversários, e confundiste os que nos odeiam. Em Deus é que nos temos gloriado o dia todo, e sempre louvaremos o teu nome.” (Sl 44:1-8)

Conquistar significa obter algo ou alguma coisa a custo de duro trabalho. Conservar esta conquista significa manter o conquistado em seu lugar, preservar, amparar, defender, continuar a ter, fazer durar e também reter na memória.

Por cinco anos (2000-2004), temos trabalhado arduamente na tentativa de escrever a história da nação brasileira. Temos um sonho que une a todos que estão em Porto Seguro e até aqueles que não puderam estar nos congressos, mas que estão unidos conosco através do propósito da redenção do Brasil.

Mas, por que lutar para conservar a conquista? Pelos motivos que o salmista nos expõe no Salmo 44.

1. “Ó Deus, nós ouvimos com os nossos ouvidos, nossos pais nos têm contado os feitos que realizaste em seus dias, nos tempos da antigüidade.” (Sl 44:1). Éramos, na antiguidade, uma nação totalmente pagã, idólatra, feiticeira, sombria e triste. Hoje, somos a nação da alegria, uma nação economicamente emergente, vizinha do primeiro mundo, com recordes positivos.

Certamente ainda temos grandes desafios a serem alcançados, mas podemos ver que grandes têm sido os feitos do Senhor. Somos 30% de evangélicos reconhecidamente entre todos que crêem em Jesus e buscam cumprir a Sua palavra. Este é um grande feito do Senhor desde a antiguidade até os nossos dias.

2. “Os nossos adversários têm sido expelidos e afligidos, mas nós temos sido ajuntados e alargados” (Sl 44:2). Creio que em nenhum outro tempo uma estratégia conseguiu unir tantas denominações em torno de um propósito quanto a Visão Celular em tão pouco tempo. E nenhuma outra estratégia missionária conseguiu alargar tantos outros territórios da Igreja de Jesus quanto a Visão Celular. Podemos dizer que por esta estratégia temos sido ajuntados e alargados conforme a expressão do salmista.

3. “A mão do Senhor e o seu rosto têm se voltado para nós”. (Sl 44:3). Este é um dos pontos excelentes neste processo de conquista da nação. Apesar das adversidades e das diversidades, vemos que a mão do Senhor e o Seu rosto estão voltados para nós, o Seu povo. Toda essa conquista, embora tenha a participação humana e ações de pessoas que merecem destaque pelo esforço desprendido, podemos dizer que não é ninguém nem nada mais que a mão do Senhor e o Seu rosto, que tem nos abençoado e favorecido.

Temos vivido tempos de milagres extraordinários em todos os campos: salvação, livramento, saúde, finanças... Tudo porque a mão e o rosto do Senhor estão favoráveis a nós, por causa do propósito e por conta do sonho de redenção de uma nação chamada Brasil.

“Pois não foi pela sua espada que conquistaram a terra, nem foi o seu braço que os salvou, mas a tua destra e o teu braço, e a luz do teu rosto, porquanto te agradaste deles. Tu és o meu Rei, ó Deus; ordena livramento para Jacó. Por ti derrubamos os nossos adversários; pelo teu nome pisamos os que se levantam contra nós.” (Sl 44:3-5)

4. “Pois não confio no meu arco, nem a minha espada me pode salvar. Mas tu nos salvaste dos nossos adversários, e confundiste os que nos odeiam. Em Deus é que nos temos gloriado o dia todo, e sempre louvaremos o teu nome.” (Sl 44:6-8). Enquanto tivermos esta confiança e nos colocarmos nela como base, nossos propósitos serão invencíveis. Conservaremos os territórios conquistados alcançando também outros.

A nossa guerra é espiritual, mas também é física, pois precisamos mover coisas aqui da Terra pela conquista de vidas. Nunca lutaremos contra a carne e sangue – pessoas - mas com muita disposição e clareza de desafios de conquista, lutaremos contra sistemas, filosofias, distorções, erros, sofismas, pecados, e tudo que tente nos roubar do propósito do coração de nosso Deus e Pai. Para isso, temos depositado a nossa confiança e buscado as estratégias de Deus para a consumação da vitória final e o Brasil, de fato, seja outro, transformando-se numa nação do coração do Pai.

Neste processo, você e eu, o ministério que Deus lhe deu, os líderes de células e as células, a equipe de 12 e tantos quantos se disponham na caminhada deste sonho, precisamos estar unidos como nunca, sem permitir que qualquer argumento existente ou não, imaginário ou real, intervenha neste processo. Evitar a perda do foco da conquista é um desafio. Há uma chamada à nossa disposição: conservar a conquista do território brasileiro até que o Brasil seja chamado Yahweh Shammah - o Senhor está aqui.

Finalmente, tenhamos em mente que é necessário nos manter nos princípios de ver e ouvir os feitos do Senhor, de saber que os nossos adversários têm sido expelidos e afligidos, mas nós temos sido ajuntados e alargados. Saber que a mão do Senhor tem sido favorável para nós e que sempre confiaremos no Senhor e nEle nos gloriaremos. "Mas tu, Senhor nos salvaste dos nossos inimigos e confundiste o que nos aborreciam. Em Deus nos gloriaremos todo dia e louvaremos o seu nome eternamente." (Sl 44:7-8)




© 2005 - Ministério Internacional da Restauração