Home Notícias Ministrações Entrevistas Fotos
CONVENÇÃO DE MULHERES DE HONRA 2010
 
 
 

Mulheres, discípulas de Jesus

“E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, e algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.” (Lucas 8:1-3)

 

O texto de Lucas 8:1-3, mostra que Jesus discipulou as mulheres. Muitas delas acompanhavam Seu ministério, dedicavam a Ele seus talentos, seus dons, suas atenções; serviam a Ele com os seus bens. Mulheres, de diferentes classes sociais, com idades variadas, com histórias transformadas... Com gratidão no coração e amor ao Mestre pela transformação que Ele proporcionou em suas vidas. Estas seguiam Jesus.

Muitas dessas mulheres seguiam Jesus porque Ele as havia curado de espíritos malignos e enfermidades, como Maria Madalena. Mas não apenas por isso, porque encontramos Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, ou seja, uma mulher de influência para a época. E no texto cita ainda Suzana e muitas outras, especificando que essas O serviam com os seus bens.

Essas mulheres correspondem ao discipulado feminino. Nós estamos dando continuidade ao discipulado do Mestre Jesus. elas compartilhavam todos os bens que possuíam no Ministério de Jesus. O que podemos concluir é que não servia a Jesus apenas mulheres iletradas, ignorantes, aquelas que não tinham afazeres, mas mulheres de diferentes níveis sociais. Creio que isso acontecia não só pelos sinais, milagres, prodígios e maravilhas que o Senhor realizava, mas, principalmente, pela sensibilidade fantástica que as mulheres têm, tanto para ouvir como para responder. Tudo isso fez com que tivessem uma importância significativa no ministério de Yeshua.

Na verdade, a Bíblia tem uma lista bem considerada em relação as mulheres que se tornaram discípulas de Jesus, tanto em vida como após Sua morte e ressurreição. Podemos citar várias mulheres que tiveram suas vidas impactadas e transformadas por Jesus e se tornaram mulheres de honra como:

. Maria, a mãe de Jesus (João 2). Escolhida para ser a mãe do Salvador, era obediente em tudo, porque entendeu que foi agraciada. Ela educou Jesus para servir a humanidade, não foi como nós que, às vezes, queremos só perto de nós, porque entendeu o projeto de Deus para a vida do Filho e da humanidade.

Maria ensinou que obedecessem a Jesus. Ela O acompanhava sempre e estava com Ele quando realizou Seu primeiro milagre, em um casamento, nas bodas em Caná da Galiléia. Ela acompanhou Jesus em muitos momentos do ministério do Filho e não O abandonou nem na hora da Sua morte (João 19:25). Mesmo após Jesus ser assunto aos céus, Maria permaneceu seguindo-O fielmente e obedecendo a doutrina. “Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.” (Atos 1:14)

. Marta e Maria, as irmãs de Lázaro (João 11:21-32). Quão grande era a confiança dessas mulheres no Mestre. Elas disseram que se Ele estivesse com elas, Lázaro não teria morrido. Maria foi também a mulher que ungiu o Senhor e enxugou os pés com os cabelos (João 11:2).

 . Maria Madalena (Lucas 8:2). A mulher possessa de demônios que foi liberta e se tornou seguidora, de perto, de Jesus. Ela foi, também, a primeira mulher para quem Jesus apareceu após ressuscitar (Marcos 16:9). Que privilégio!

. A mulher do fluxo de sangue (Lucas 8:43-48). Após anos e anos lutando contra uma hemorragia que fez com que perdesse seus bens e o direito de viver, ousou tocar na orla do Seu manto e foi, por Ele, imediatamente, curada.

. A mulher Cananéia (Mateus 15:22). Ela, com ousadia, levou a filha endemoninhada e desenvolveu uma conversa com o Senhor que, aparentemente, não começou muito bem, mas no final, recebeu o que fora buscar, porque o Mestre não deixava ninguém sem resposta.

. A viúva de Naim (Lucas 7:12). Que milagre para essa mulher que já havia perdido o marido e perdera também o filho, quando Yeshua a restituiu entregando em suas mãos o filho único ressuscitado.

. A mulher adúltera (João 8:1-11). Prestes a morrer apedrejada como a lei determinava, ela viu os seus acusadores indo embora, um a um, enquanto o Mestre escrevia com o dedo no chão. Ele não a acusou nem a condenou, mas a amou e lhe deu a chance de viver na sociedade sem pecado.

. A mulher samaritana (João 4). A mulher que teve a conversa mais longa com o Mestre registrada na Palavra. Dentre tantos benefícios, ela abandonou seus pecados, transformou-se em uma adoradora e evangelista. O resultado foi uma cidade aos pés de Jesus.

. Salomé (Marcos 15:40). A Bíblia mostra essa discípula fiel olhava de longe tudo o que Jesus enfrentava na Cruz, e até quando expirou ela estava presente, como outras mulheres também estavam.

. Maria, mãe de Tiago e José (Mateus 27:55,56). Ela era uma das mulheres que estava assistindo o momento da crucificação.

. A filha de Jairo (Lucas 8:40-42;49-56). Essa menina, aos 12 anos, teve sua história interrompida pela morte, mas foi ressuscitada por Jesus. Com certeza, sua vida e família nunca mais foram as mesmas.

E dentre tantas que poderíamos citar e muitas outras que a Bíblia não registra, porque não caberia em todas as páginas. Porque Jesus foi agente de mudança, de transformação na vida de muitas mulheres. As mulheres são abertas para receber o novo de Deus.

A mulher, dentre tantas características, ama de verdade, entrega-se de verdade. E quando decide seguir algo ou alguém, entra de cabeça, é firme e ousada. Quando uma mulher gosta, quando ela ama um líder, ela assume toda a consequência para não perder o líder que tem. Vemos isso, claramente, na história das mulheres citadas na Palavra. Elas não temeram o que poderia acontecer, antes acompanharam Jesus em todos os momentos da sua vida e da sua morte. Isso é que é fidelidade.

As mulheres são fantásticas, foram criadas por Deus com uma química diferente; são distintas umas das outras, com peculiaridades infindas. Cada uma com uma valor, uma característica, mas quando se unem em um propósito, somam qualidades e compartilham experiências que só elas podem ter. As mulheres são muito versáteis.

Uma mulher decidida ninguém pode segurar; ela muda a sua história, sua vida, sua família e a sociedade. É sobrenatural! Quando ela usa o potencial que tem para as coisas boas, para o Reino de Deus, o diabo foge dela, porque ele sabe a força de uma mulher transformada e redimida pelo sangue do Cordeiro.

Mulheres no ministério de Jesus

Antes de subir aos céus, Jesus prometeu que enviaria o Espírito Santo. Como as mulheres também seguiam ao Mestre, a promessa se estendia a elas. E foi o que aconteceu. Quando o Espírito Santo desceu (Atos 2), estavam reunidas 120 pessoas no Cenáculo. Se as mulheres eram discípulas de Jesus e possuíam influência no ministério dEle, elas, com certeza, estavam ali, pois eram seguidoras de Jesus.

Também não podemo-nos esquecer que mesmo antes de o Espírito Santo vir sobre os que estavam reunidas, Maria foi visitada pelo Espírito Santo (Mateus 1:18). Em Lucas 1:39-56, Maria, cheia do Espírito Santo, foi visitar Isabel, sua prima e a Bíblia afirma que Isabel, ao ouvir a voz de Maria foi cheia do Espírito Santo. O texto narra um diálogo de exaltação que elas, as duas mulheres, fazem ao Senhor, glorificando-O.

Podemos, então, afirmar, que no Novo Testamento, antes mesmo que o Espírito Santo descesse sobre todos, visitou, primeiro, as mulheres. Isso é fantástico! As mulheres podem e devem ser cheias da virtude do Senhor. Afinal, o privilégio foi delas de receber, primeiro, o Espírito Santo.

Hoje fazemos parte de uma geração muito abençoada e privilegiada por Deus. Somos mulheres cheias do Espírito Santo e desenvolvemos um ministério muito lindo. Fomos ‘amordaçadas’ por um tempo, mas demos o nosso grito de liberdade, que não tem nada a ver com feminismo. E estamos fazendo o nosso trabalho no Reino, para glorificar o nosso Deus, Aquele que nos salvou e nos encheu com Seu amor infinito.

Muitas mulheres ainda não entenderam o seu propósito, estão correndo de um lado para outro sem alcançar nenhum êxito. Talvez essa seja a sua história, você está correndo de um lado para outro sem encontrar solução para o seu problema, sem conseguir se encontrar dentro do ministério. Você pode estar-se perguntando: o que fazer? A resposta é simples: permita-se ser tocada pelo Mestre e toque você, também, o coração dEle, a orla do Seu manto.

Mulher, você pode tocar em Jesus

Se lembrarmos novamente da mulher com fluxo de sangue, vemos que, aparentemente, para ela, não havia mais solução. Mas ela foi indesistível, uma verdadeira filha de Abraão e Sara, porque creu contra a esperança. Ela decidiu entrar no meio da multidão e tocar no Mestre. A fé daquela mulher era tão grande que ela não foi em busca de falar com Jesus, ter a atenção dEle para... Ela creu que se ao menos tocasse na orla do Seu manto seria curada. E foi o que aconteceu.

Você pode tocar na orla do manto de Jesus e receber cura para as enfermidades de alma, enfermidades físicas. Sua vida pode ser completamente transformada por Yeshua, o Senhor dos senhores. E após ser curada, você não mais poderá se esconder no meio da multidão ou permanecer perdida em meio à perguntas que já estão respondidas. Sabe por quê? Porque Jesus conhece o coração de uma mulher que tem sede de Deus.

Quando foi tocado pela mulher com fluxo de sangue, Jesus sentiu que aquela mulher O tocara de forma diferente, ela conseguiu o que nenhum homem havia conseguido, mesmo andando com Ele e O seguindo de perto. Ela tirou dEle poder. Isso fez com que o interesse do Mestre fosse despertado, Ele queria saber quem O havia tocado.

Jesus vê o que ninguém vê. Pedro não entendeu porquê Jesus queria tanto saber quem Lhe tocara, se a multidão era grande. É verdade que muitos tocavam em Jesus, mas não como a mulher do fluxo de sangue tocou. Como ela você também pode tocar o Mestre, atrair a Sua atenção; só depende de você.

Observe que Jesus parou tudo, Ele estava indo para a casa de Jairo que estava com a filha doente. Mas Ele parou, Ele teve a sensibilidade de parar para saber quem havia tocado em Suas vestes. Neste momento, enquanto você lê estas linhas, Jesus está pronto a parar para lhe socorrer. Mas Ele só o fará, se perceber que sua busca por Ele é incessante, como foi com aquela mulher.

Não pense que você já é cristã há tanto tempo e se nada mudou não muda mais. Não é verdade! A mulher caminhava com aquela hemorragia há 12 anos, mas o toque dela no Mestre lhe trouxe cura. É a forma como você entra na presença de Jesus que faz toda a diferença. Ele quer parar para lhe ver no meio da multidão e mostrar ao mundo que você é diferente.

Talvez mulher, seu coração possa estar ferido, frustrado, decepcionado. Você esperou em homens que não corresponderam as suas expectativas. Você confiou em pessoas, até mesmo líderes, que não honraram a sua confiança. Mas creia que na verdade, eles não podiam fazer por você aquilo que só o Trono tem para lhe dar como resposta. Só Yeshua pode transformar a sua vida, ajudá-la a vencer as barreiras e os limites da alma, vencer os preconceitos e enchê-la com a virtude do Espírito Santo.

A mesma coragem da mulher com fluxo de sangue, que perdia vida, que era a figura da Igreja, pode ser a sua coragem. Como ela venceu, você pode vencer. Você pode todas as coisas em Cristo que lhe fortalece (Filipenses 4:13). Então, não fique calada, quando o Senhor transformar o seu lamento em dança, seja decidida e ousada para mostrar a tudo e a todos o que o Mestre tem feito em você e através de você.

Você não precisa, como ela, passar 12 anos perdendo vida, toque em Jesus, mas toque na orla – lugar que marca o último nível da unção que vem sobre todo o corpo, lugar que retém a unção, o poder. A orla continha 613 decretos de vida. E aquela mulher sábia, não tocou em qualquer parte, ela foi específica até no toque.

Grave no seu coração algo muito importante: Jesus não faz acepção de pessoas. uma mulher nos dias de menstruação era tida como impura, logo não poderia tocar em um judeu. Você imagina quão impura aquela mulher se sentia? E o complexo interior que os 12 anos lhe causaram, sem contar que a Bíblia relata que ela perdera os seus bens com os médicos e não obteve resultado satisfatório.

Em meio a toda essa narrativa, Jesus não estava tratando com qualquer pessoa da multidão, Jairo era um sacerdote, um homem reconhecido, renomado. Mas, como o Mestre Jesus, tem em Sua essência o amor, ele não atentou para as diferenças sociais ou culturais que havia entre eles. Ele parou e curou aquela mulher.

Mas se a mulher fora curada, isso era o suficiente. Com ela, Jesus cumprira o Seu papel, descrito em Isaías 61. Ele poderia, simplesmente, ter prosseguido com Jairo. Porém, havia algo a mais que precisava ser tratado, além da hemorragia, a mulher precisava saber que o seu ato de coragem, ousadia e fé é que proporcionaram a cura que tanto buscava. “Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara. E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.” (Lucas 8:47,48)

Com isso, Jesus mostrou a ela e a multidão que é preciso romper em fé para manifestar a salvação específica que está sendo aguardada. Jesus quer estancar a sua hemorragia, seja em que área for. Ele quer que você aprenda a tocá-lO de forma a arrancar poder dEle, a receber a cura específica para tudo que lhe aflige, seja no espírito, na alma e no corpo.

Jesus nos ensina nesse e em outros relatos bíblicos que Ele se importa com a dor da mulher, com tudo que causa sofrimento. Jesus se importa com você. E ainda nos dias de hoje, na nossa geração, Ele tem a cura para qualquer tipo de dor, seja física, na alma ou espiritual.

Mergulhe nEle e encontre o que está procurando. Pois Ele não quer que você tenha mais perdas, além das que já contabilizou por causa desse mal que lhe assola. Aquela mulher era muito forte, porque na época não existiam antibióticos, remédios como encontramos hoje. Imagine como ela deve ter parado suas atividades na sua vida e na vida da sua família. Porém, mesmo assim, manteve-se viva, indesistível, até encontrar o Remédio que precisava e que lhe daria vitória e cura para a doença que a molestava. Ela foi ao encontro de Yeshua Ha Mashiah.

Você é uma mulher indesistível. Você também está à espera do seu milagre, de receber virtude. E Jesus está esperando o momento para você encontrá-lO e tocá-lO de forma a ter a sua vida transformada. Você não precisa andar necessitada, perdendo vida, morrendo, esvaindo-se. Apegue-se à promessa e à Palavra, como fez aquela mulher e receba a parte que lhe cabe para andar restituída e levando outras mulheres a mesma restituição.

Somos discípulas de Jesus. Ele tem um ministério poderoso para nós. Ele não perdeu a confiança em nós, pois sabe do nosso potencial. Então, caminhe na força que o Senhor lhe deu e avance para construir uma história de mulheres de honra. Os mesmos 613 decretos de vida ainda estão a nossa disposição. Chegou a hora do seu milagre!

Nós, mulheres, fomos escolhidas para caminhar em êxito. Recebemos virtude e o poder para caminhar em vitória. Não podemos desperdiçar tão grande confiança, afinal, somos mulheres, discípulas de Jesus. Aleluia!