Em busca de uma mente saudável

Paulo, diante da geração em que viveu, declarou: “homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos.” A lista ainda acrescenta: “...irreconciliáveis, caluniadores, cruéis, traidores, obstinados, orgulhosos...” (II Timóteo 3:1-5).

As palavras do Apóstolo, mesmo proferidas há tanto tempo, continuam espantosamente atuais e definem bem a geração em que vivemos, uma geração perversa. E tentar ser luz, em meio a tanta treva, às vezes parece impossível. A 5ª edição do Congresso de Mulheres discute o tema e aponta um caminho: É preciso construir uma mente favorável para Deus, uma mente saudável. Como fazer isso? Nesta entrevista, a Apóstola Ana Marita Terra Nova, coordenadora do evento, fala sobre o assunto.

Cleo Pinheiro

 

O Congresso de Mulheres de 2014 traz o tema: Uma mente saudável em meio a uma geração perversa. O que a senhora espera que as ministrações sobre este assunto produzam no coração e na mente das mulheres?

Esperamos que ocorra uma transformação radical na mente de cada uma das mulheres, que haja uma reprogramação máxima na essência de seus pensamentos, de tal forma que cada pensamento seja sujeito à obediência de Cristo Jesus. Em outras palavras, até que cada ideia, pensamento ou raciocínio esteja em perfeita harmonia com a Palavra de Deus.

Que elas compreendam a importância e a necessidade de ter uma mente firmada nos preceitos divinos. Que a mente não é apenas a sede da alma, mas também é um campo de batalha e que esta luta é diária e precisa ser vencida, do contrário, Satanás se tornará o detentor de todas as suas ações e, consequentemente, sua destruição será total.

 

O Congresso traz o foco do tema na saúde da mente. O mundo dá muita importância ao corpo são (sarado!), fazendo muitas mulheres se renderem à tão falada ditadura da beleza. Já a Bíblia ordena que tanto o corpo, quanto a alma e o espírito devem se manter irrepreensíveis para a vinda do Senhor. Qual o grau de importância da saúde da mente na busca da saúde integral: corpo, alma e espírito?

Obedecer à Palavra de Deus proporcionará ao homem saúde e longevidade. Corpo, alma e espírito devem ser plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. É ordem divina "amarmos a Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo entendimento e com todas as forças." (Marcos 12:30)
Se quisermos cura integral no corpo, alma e espírito, deveremos nos engajar no processo de restauração da alma. Nosso relacionamento com Deus envolve o ser inteiro e o homem só encontrará cura completa, além das suas faculdades dadas por Deus, quando elas estiverem direcionadas para Deus mesmo.
A alma precisa de saúde para gerar frutos, segundo o coração do Pai, e para vencer os atos de iniquidade que existem nesta geração perversa.

 

Em Atos 2:40, o Apóstolo Pedro exortou a Igreja, dizendo: “Salvai-vos desta geração perversa”. O que difere a geração do primeiro século, à qual o Apóstolo se referiu, da geração atual?

Não há muita diferença entre a perversão daquele tempo para hoje. O que vemos hoje é que há uma proporção maior de pessoas na prática pecaminosa, com mentes doentes, e isso tem afetado o próprio Corpo de Cristo.

Vemos hoje abundância de manifestações do controle de Satanás sobre a mente dos homens. Há um verdadeiro programa organizado por ele e suas hostes, para possuir a mente das pessoas de nossa geração, a fim de se tornar mais fácil o controle do anticristo. Mas o Espírito de Deus quer nos ajudar na conquista da mente para Cristo.

A Igreja da época de Atos era uma Igreja que vivia em unidade, trabalhava ajudando uns aos outros, tinha uma liderança forte, apostólica, e que era mais atuante porque os líderes receberam uma autoridade diretamente de Jesus.

Os discípulos de Jesus andaram lado a lado com o mestre, o que gerou neles um caráter firme e ousado para resistir às obras do mal. Além disso, quando Jesus ascendeu aos Céus, deixou o Espírito Santo, que está conosco, como nosso essencial ajudador.

 
Como construir uma mente saudável e disponível para Deus? O que depende do esforço de cada cristão e o que é obra apenas do Espírito Santo?

Toda construção começa com a base, e os componentes do alicerce produzirão a natureza da massa. A base bem feita permitirá  que a construção seja segura na sua totalidade.

Precisamos averiguar que tipo de matéria-prima temos inserido em nossa mente. São imagens de iniquidade,  ideias mundanas, raciocínios humanistas?

Para que haja mudança de pensamentos, ações e reações, decisões e realizações, a fonte que alimenta a mente deve mudar, pois tudo o que somos, o que fazemos e dizemos é o reflexo do que está em nossa mente. Se enchermos nossa mente com a Palavra de Deus, teremos, como resultado, saúde e vida. Se nos empenharmos com a iniquidade, nos tornaremos como um corpo doente, escravo de Satanás e fadado à morte eterna.

 

A senhora acredita que o uso excessivo da comunicação virtual tem atrapalhado o processo da conquista de uma mente saudável? Como a mulher cristã deve agir diante dessa realidade?

Sim. Hoje o nosso maior desafio, o desafio da Igreja de Jesus, é justamente trabalhar nessa questão de não trazer a prática do mundo para dentro da Igreja.

Tudo que é excessivo é prejudicial, tanto para a saúde física, como para a saúde emocional. Isso tem impedido o processo de cura da mente, pois a nossa mente é a sede das emoções, dos pensamentos.

As imagens dessa comunicação deturpada desvirtuam todo o processo de recebimento de uma mente livre. Se não tivermos cuidado, vigiando todo o tempo, temos a tendência de guardar o lixo do mundo, que vem por meio dessa má comunicação. E a missão da mulher cristã, nesse aspecto, é lutar para quebrar as fortalezas da mente.

As pessoas que guardam imagens negativas e alimentam sentimentos de culpa,  vivem presas ao passado e dão lugar para o inimigo agir. Não podemos subestimar a ação do inimigo sobre a nossa geração, para cair na tentação e no seu engodo.

Nós, como mulheres cristãs, temos ainda o papel de blindar a mente da nossa família e dos nossos discípulos, através dos ensinos bíblicos e da prática cristã. Jesus já nos libertou e verdadeiramente somos livres.

 

Se a senhora pudesse sugerir algumas perguntas para alguém questionar a si mesmo e descobrir se está deixando ou não sua mente disponível para Deus, quais seriam essas perguntas?

- Os meios de comunicação que você tem usado, têm trazido benefícios à sua mente e produzido em você uma mente favorável a Deus?

- Quais os pensamentos que você tem alimentado para gerar uma mente favorável para Deus? Pensamentos de bênção ou de maldição?

- Que tipo de história você pode escrever para deixar como legado para a próxima geração?

- Você tem cumprido o seu papel de sacerdotisa escolhida por Deus para transformar a mente de uma geração, como diz em I Pedro 2:9?

- Qual o seu tipo de contribuição para formatar a mente de um povo voltado para o Princípio da Palavra?

- Que tipo de saúde você tem buscado para a sua mente?

- Você tem ajudado outras pessoas a também terem uma mente saudável?

 

Depois de quase cinco anos de realização deste Congresso, discutindo os temas: a inteligência emocional transforma uma geração, impactando uma geração com uma mente brilhante, o perfil da mulher de honra e uma geração de mulheres de honra, que frutos a senhora acredita que esse evento produziu nas mulheres do MIR?

A cada ano, tentamos abordar temas atuais e que contemplem o papel da mulher de maneira ampla, pois ela é um projeto de Deus.

Cada congresso trabalhado gerou maturidade emocional e unidade entre as mulheres, despertou nelas a vontade de se aprimorar no conhecimento da Palavra de Deus e ajudou cada uma a cumprir o seu chamado.

Outra conquista importante é o mover de cura e libertação que vivemos em cada evento e que tem trazido um novo mover do Espírito para a transformação da mente, tornando-a favorável para Deus.

Os Congressos também trazem benefícios para a ação do discipulado num âmbito maior de consolidação e cuidado com as discípulas, produzindo nelas a imagem do caráter de Cristo.






© 2014 Ministério Internacional da Restauração. Todos os direitos reservados.