MAIS QUE UM BELO ROSTO OU UM CORPO 'SARADO'



A palavra bonito ou belo, que no grego é hōraios, é um adjetivo que vem da palavra hōra, que significa hora – tempo. Ou seja, o belo é respeitar as estações e os tempos. Cada idade tem sua beleza, cada beleza tem sua estação. Uma mulher jovem que tenta parecer mais velha ou uma mulher mais velha tentando parecer mais jovem, de forma exagerada, não salta bem aos olhos.

É claro que todos vamos envelhecer, e alguns sinais podem ser atenuados e/ou retardados, e, para isso, a medicina tem evoluído e ajudado os pacientes, mas é importante que estejamos cientes de que o envelhecimento virá e, assim como buscamos um tratamento estético ou dermatológico, precisamos buscar estar bem emocionalmente e mentalmente.

Acredito perfeitamente no que está escrito em Provérbios 15:13. “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.” Não somente parecemos mais feias ou mais velhas, mas também inúmeras dermatoses se manifestam ou se desencadeiam quando nossas emoções estão desequilibradas, tais como: dermatite seborreica, acne, alopecia (queda de cabelo), vitiligo, entre outras.

Em um mundo com tantas exigências e na correria que vivemos, com inúmeras atividades e com uma sociedade que tenta impor padrões de vida, nós, mulheres, precisamos estar firmes na Palavra, buscar inteligência emocional a cada dia para não ceder a pressões e entender que o mais belo já nos foi dado: o Espírito Santo que habita em nós.

Dessa forma, Estética, no grego aisthésis, significa percepção, sensação, é mais do que um belo rosto ou um corpo ‘sarado’, é perceber que cada mulher é única, e que cada uma tem uma beleza individual; é ser inteligente para buscar melhorar o que desagrada e reconhecer o que lhe é belo.

Somos uma extensão do Reino, fazemos parte dele. Portanto, uma de nossas responsabilidades é manter uma aparência limpa, bem cuidada, modesta e adequada. Negligenciar sua aparência pode reduzir sua total eficácia, uma vez que as Escrituras descrevem seu corpo como habitação do Espírito Santo (I Coríntios 3:16,17; 6:19,20).

Uma beleza incorruptível não depende do corpo exterior, mas é alcançada com equilíbrio da personificação do amor de Cristo e do cuidado da obra das mãos de Deus (I Pedro 3:3,4).

E não se esqueçam mulheres: O que é cultivado internamente manifesta-se, por fim, externamente, como está escrito em Provérbios 23:7.


Dra. Adriana Mariano
Dermatologista
Preceptora do Programa de Residência Médica de Dermatologia do HUGV

Médica graduada na Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Residência em Dermatologia pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas – HUGV
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD