Congresso de Mulheres 20122
» PUBLICADO: 06.11.2012
Os cinco temperamentos
Dra. Adriana Mueller

 

Renovar a mente para ter a mente brilhante é um processo até se tornar um estilo de vida.

A renovação da mente é tão importante para nós, assim como quando trocamos a fralda do bebê. Observe que primeiro arrancamos a fralda suja, limpamos e colocamos a fralda limpa. E Jesus diz isso em outras palavras: não colocamos vinhos novos em odres velhos.

Se queremos pensar de forma nova, precisamos nos livrar da forma antiga. Uma fralda nova em cima da velha não resolve a sujeira, só a aparência. Quantas pessoas vivem enganadas, acreditando que porque aceitaram a Jesus tudo foi resolvido, quando, na verdade, recebeu a salvação. Você se torna responsável em deixar Deus trabalhar em sua vida e isso implica em trabalho também da sua parte. Você tem que encarar trabalhar nas suas áreas de dificuldades para ter uma vida excelente e completa. Assim você sai da bagunça na qual você está vivendo.

“Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo.” (Filipenses 1:8)

Vivemos em um mundo no qual constantemente estamos sendo bombardeadas por pensamentos mundanos e precisamos ser sensíveis para entender o que a nossa mente está pensando.

Mudanças têm que se tornar um pensamento permanente na nossa vida. Muitas mulheres correm das mudanças e não alcançam a recompensa. Israel não entrou na Terra Prometida enquanto não aceitou ser transformado da mentalidade de escravidão. Viviam reclamando de Deus, da liderança, mesmo vendo sinais e milagres, mas Israel não confiava em Deus, recusava-se ser transformado. Israel se via como gafanhotos em suas mentes e pensavam que eram pequenos, como vemos em Números 13.

Deus tirou Israel do Egito, mas o Egito não saiu de dentro deles, tanto que possuíam mentalidade de escravos e não visualizavam nada bom para sua vida, fator que os impedia de viverem em paz e conhecer a Shalom de Deus. E foi esse recusar constante de transformação na mente que fez com que muitos morressem.

Vejo mulheres que estão no deserto da sua depressão, em caminhos pecaminosos, vivendo estressadas, em miséria, porque permitem que os problemas da vida a transformem em mulheres frias, que não creem nas promessas de Deus e perderam o desejo de serem mudadas. E é isso que as têm impedido de entrar na terra prometida que Deus tem para elas.

João 10:10 diz que o ladrão veio para roubar, matar e destruir, mas Jesus veio para nos dar vida em abundância. A vida abundante depende de estarmos dispostas a transformar a nossa mente. Há pessoas que vivem uma vida inteira sem experimentar o tudo que Deus planejou para suas vidas.

Transformação independe de idade. O fato de envelhecer não significa o mesmo que amadurecer para quem não se submete à transformação de Deus.

Eu era uma pessoa muito resistente ao mover de Deus. Achava que precisava ajudar a Deus. E quando achava que Ele estava se movendo muito devagar, passava à frente. Até que aprendi que nada pode acontecer na minha vida, a não ser que Deus abra as portas e encaminhe meus passos.

Pessoas podem gostar ou não de nós, e isso não deve fazer diferença para nós, contanto que saibamos que somos aceitas e amadas pelo nosso Deus.

 

Cinco temperamentos diferentes

Temperamentos têm fraquezas e áreas fortes. Nascemos com eles, pois são dados por Deus. Quando alguém não gosta do nosso temperamento, tem que se resolver com Deus, pois foi Ele quem nos fez assim.

“Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” (Salmos 139:14)

Existem tantas mulheres que não se deram conta de que Deus as fez tão maravilhosas...

Você pode ter temperamentos diferentes em três áreas da sua vida. Temos espírito, alma e corpo. O corpo está se deteriorando e um dia será simplesmente pó. A parte espiritual é perfeita; não precisa mais que nenhum trabalho seja feito. Mas a alma do ser humano precisa ser transformada. A alma é a casa da mente, das emoções e da vontade.

Na mente, você pode ter um temperamento, outro nas vontades e outro nas emoções. Por isso, somos feitos de forma única e diferente. Você não tem apenas um temperamento, mas três temperamentos em três áreas tentando se ajustar, e isso nos faz tão complicadas.

Exemplo: um dia uma mulher sentou no meu escritório e disse que o marido nunca conversou com ela, que pensava em divórcio. No último Natal, as secretárias do esposo foram a ela e disseram o quão maravilhoso e amigável era o marido. E ela se admirava porque em casa o comportamento era outro. O marido só conversava com ela na cama, o que a fazia sentir-se péssima, pois nunca ouvia que era amada, não recebia palavras de carinho.

Ao fazer o teste clínico do casamento deles, conseguimos salvar o casamento. O marido era sanguíneo na mente, melancólico na forma de cuidar e se relacionar. Isso fazia dele um ótimo amigo no trabalho, apesar de ser melancólico no relacionamento, ou seja, não era de tocar, beijar e abraçar. Quando entrava em casa, precisava desligar aquela tecla de fala, fala. Em relação à esposa, não era de abraçar, dizer que amava e convidá-la para sair.

Os melancólicos são estimulados por alvos e têm dificuldades em compreender as pessoas. Por isso, ajudei o casal, explicando à esposa que a forma como o marido a tratava era por causa do temperamento. Ensinei aquele homem a passar por cima do seu temperamento para amar a esposa e curá-la do estrago na alma que ela sofria.

É por isso que existem homens que dizem que as mulheres são emotivas, dramáticas, etc. Só que dependendo do temperamento que as mulheres têm, existem homens que são mais dramáticos e emotivos que as mulheres.

Nosso temperamento dado por Deus é cheio de qualidades. Satanás e o ambiente onde fomos criados é que colocam sobre nós a parte negativa do nosso temperamento. E não adianta culpar as pessoas, precisamos entender que a culpa é nossa e precisamos quebrar as fortalezas na mente, renová-la e sermos curadas.

O sanguíneo é uma pobre vítima do próprio temperamento. Gostam de glória, de se promover, são indisciplinados. Só conseguimos aturar uma pessoa assim por pouco tempo.

Mulheres sanguíneas que casam com homens melancólicos... Isso acontece porque os opostos se atraem. E o que está matando você é tornar-se um... Porque chega um momento no qual o que fez com que o homem se apaixonasse por ela, é o mesmo que no casamento faz com que ele se afaste da esposa, porque fica cansado da tagarela.

Eu creio que Deus coloca duas pessoas juntas para que sejam lixa uma para a outra. E no casamento, às vezes, o que falamos é muito lixo. E é o cônjuge que mostra isso à esposa, porque Deus permite para que vejamos a maldade que está dentro do nosso coração, visto que a boca fala do que o coração está cheio.

 

Qual a forma de sermos transformadas?

Ninguém aprende pelo simples fato de alguém nos ensinar. A maioria aprende pelo próprio erro. E a Bíblia diz que Jesus conhecia os corações. E eu agradeço a Deus que Ele me ungiu para conhecer o coração humano. Não consigo pregar sobre nada que não tenha vivido. Não jogo fora a minha dor e vergonha. Porque a minha dor e vergonha de ontem é a minha libertação e cura hoje.

Colérico – ele pode parecer uma gilete. Intimida as pessoas.

Fleumático – egoísta demais para se relacionar. Pode passar por uma pessoa metida, esnobe, mas na verdade, ele tem pouca energia e não pode gastá-la.

Melancólico – satisfaz-se no negativismo. Alguns vivem com mau humor. Murmuram tanto que as pessoas nem querem ficar perto dele. Eles são os que realmente experimentam a depressão crônica. Eles repetem mentiras nos pensamentos e acreditam neles.

Supino – uma pessoa que precisa de muitos amigos. Ela é tão carente que se torna como uma pulga, um sanguessuga. É fácil detectar um supino na sua vida. Eles não conseguem comprar um creme dental sem precisar de ajuda. E ajudam as pessoas para se sentirem amadas. Temem dizer não às pessoas e mesmo assim acabam decepcionando as pessoas.

 

Fraquezas e fortalezas de cada temperamento

 

Sanguíneo

Fortalezas – capacidade de fazer tudo se tornar engraçado, são a vida da festa, os evangelistas da Igreja e você não consegue ter raiva deles. São vendedores.

Fraquezas – Vontade fraca, disciplina quase zero, falam demais e têm dificuldade em ficar calados. Têm dificuldades em ficar a sós com Deus. Na área da emoção, são quentes, carismáticos e não perdem oportunidade de falar o que pensam. Não se preocupam com o amanhã, o negócio deles é o hoje. Nasceram com o dom de falar e por isso são bons contadores de história. Choram facilmente por nada e emocionalmente são imprevisíveis, podem ter explosão de raiva em qualquer momento. Exageram em tudo que fazem e falam, porque têm pouco controle. Tomam decisões baseadas nas emoções. São compulsivos nas compras. Têm necessidades de estar com pessoas, gostam de estar em lugares que estejam ocupados. Não encontram tempo para construir relacionamento com Deus. O homem espiritual do sanguíneo vive faminto. Eles precisam aprender sobre o dom do silêncio, a sentar na presença de Deus e ficar calados. Falta-lhes disciplina em estudar a Palavra de Deus, por isso encontram-se em muitas formas de pecado.

 

Colérico

Fortalezas – Vontade forte, alcançam o lugar de liderança maior do que qualquer temperamentos. Os coléricos são os visionários de Deus. Os coléricos são pessoas de atitude.

Fraquezas – são muito duros, muito secos, machucam qualquer pessoa para conseguirem o que querem. São cheios de si mesmos, e são insensíveis às necessidades das pessoas. São manipuladores, egoístas, o centro de suas próprias vidas, vivem para trabalhar, alcançar, conquistar, e também para receber a glória de todo o trabalho que fazem.

Na área das emoções, é confiante, líder nato, determinado, com vontade própria, não tem medo, a si mesmo se basta, ousado.

A fraqueza na área das emoções é ter opinião muito forte e insensível à necessidade dos outros, tem pouca apreciação ao que é lindo. É duro, sem simpatia, faz com que as pessoas chorem. A única vez que você vê um colérico chorar é porque está perdendo o controle de tudo.

Um colérico, quando é usado por Deus e se submete às mudanças necessárias, ninguém segura, porque se torna completo.

 

Melancólicos

Fortalezas – levados pelo visual, organizados. Amam a música, a arte. Possuem natureza sensível. Eles não precisam de pessoas ao lado deles o tempo todo. Sabem separar um tempo com Deus para estarem sozinhos sem que alguém os estimule a isso.

Fraquezas – negativos, difíceis de agradar, fazem uma tempestade no copo d’água. Não gostam de vida social ativa. Desanimados, vivem de mau humor, são meio depressivos. Mas com a ajuda do Espírito Santo ele pode se tornar uma pessoa alegre.

Davi era melancólico. E quando um melancólico caminha com Deus, ninguém tem maior relacionamento com Deus do que ele.

Todos nós precisamos investir tempo com Deus. Sem tempo com Deus, não há vitórias, porque o interior está morto.

 

Fleumáticos

Fortalezas – entendem muito bem o que é colocar aos pés do Senhor o fardo. É um temperamento balanceado, pacificador. Vive tranquilo em um ambiente de pressão.

Fraquezas – não fazem nada diante da pressão e por isso vivem bem. Espera sempre que o outro faça o que ele viu de errado. Eles demoram demais para agir, esperam muito tempo.

Na área da emoção, são calmos. Engraçados, às vezes. Mas sempre agradáveis. A fraqueza é que não têm autoconfiança. São medrosos, não dão gargalhadas.

 

Supino

Fortalezas – capacidade enorme de servir. Na Igreja, trabalham atrás das cortinas, entregando-se, porque amam servir. São sensíveis em demasia.

Fraquezas - O supino tem uma dificuldade de expressar a si mesmo. A linguagem corporal deles é ‘não me perturbe’, enquanto o coração clama por socorro. Creem que não tem muito valor e sofrem com o medo de ser rejeitados, por isso não arriscam relacionamentos.

Na área afetiva, são dependentes. Trabalham duro em busca do amor das pessoas. Quando você se aproximar de um supino e falar com ele, colocam para fora a natureza dócil e gentil. São amigos fiéis.

A fraqueza é que tem medo de serem rejeitados. Usam chantagem e culpa para controlar as pessoas ao seu redor. Requerem que constantemente as pessoas digam que o amam. O amor que você deu ao supino ontem não serve para o hoje. Ele precisa ouvir que é amado todos os dias.

Não podemos transformar os nossos temperamentos. Mas com a ajuda do Espírito Santo podemos transformar as fraquezas em pontos fortes na nossa vida.

Quando Deus começa a nos renovar, parece que o nosso temperamento está sendo mudado, mas não é verdade, são as fraquezas do seu temperamento que estão sendo removidas para dar lugar aos pontos fortes dados por Deus.

“Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga.” (Gálatas 6:2-5)

Examine a sua própria vida, a sua conduta. Você precisa se examinar diariamente e aplicar misericórdia na sua vida.

Quando Deus nos dá temperamentos, dá também talentos. Cada um de nós nasce com muitos talentos e quando a mente é renovada e passa a ser brilhante, então podemos trabalhar os talentos que Ele nos concedeu. A mente retrógrada sufoca os talentos por atitudes infantis.

Paulo diz que temos que ter temor para permitir que Deus complete o processo da salvação. Paulo estava dizendo que apesar de sermos salvos, existem áreas na nossa vida que precisam ser transformadas e não podemos mais permitir que essas áreas nos impeçam de avançar.

Hábitos ruins sufocam os dons e talentos que Deus colocou em nós. Observe que muitas vezes Deus nos dá uma palavra, e quando Deus nos dá uma palavra é de Espírito para espírito. Isso representa que Deus está passeando pelas nossas emoções, vontade, pensamentos, e se tivermos áreas na nossa vida que ainda não foram renovadas na Palavra, não entendemos.

Ouvimos profetas falando o que nem sempre nos agrada. Existem muitos profetas que falam o que querem, sem sabedoria de Deus. Estão acostumados a falar sem renovar a mente. O fato de serem profetas não representa que são perfeitos; também precisam ter a mente renovada. Por isso, muitos não ministram da forma como Deus planejou. Ministram com condenação, sentença. Não é que a Palavra de Deus esteja errada, é o mensageiro que precisa renovar a sua mente.

Tudo que Deus nos entrega passa pelo túnel da alma. Às vezes, Ele quer nos entregar algo novo, mas porque a alma está suja, ofendemo-nos e não entendemos o que Ele quer falar conosco e a forma como quer nos usar.

“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (III João 1:2)

Uma alma próspera alcança prosperidade em todas as áreas. Uma alma que não é próspera não consegue se realizar na totalidade. O que está dentro de nós é o que sai de nós. Se você tem uma alma forte espiritualmente e a sua alma está sempre sendo renovada pela Palavra, você terá uma vida próspera. O que precisa ser fortificado é a alma. A alma do ser humano é imensa e o espírito, pequeno.

Mulher, você tem que desejar as suas emoções. Sua forma de pensar, de sentir, precisa prosperar, então você experimentará a prosperidade total.

Oséias diz que o povo de Deus perece por falta de conhecimento. É o que você não conhece que está destruindo sua vida. É o que ignoramos que está nos destruindo. É o que conhecemos que toca a nossa geração e as próximas gerações.

Se você entender como a alma controla os pensamentos, entenderá tudo. “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Tessalonicenses 5:23). Paulo diz nesse versículo que precisamos ser santificadas por inteiro, em todas as áreas da nossa vida, para que sejamos inteiras no espírito, na alma e no corpo. Quando alcançarmos isso, não teremos mais vergonha diante de Deus e das pessoas. E Paulo diz que para alcançarmos isso, é necessário entendermos as diferenças no espírito, alma e corpo.

O espírito está pronto para buscar a Deus em qualquer lugar e em qualquer momento. Mas é a alma que está nos matando. No dia em que fomos salvas, tudo não foi resolvido. A alma precisa de transformação.

A alma é o que conecta o corpo ao espírito. Se a alma não está bem, podemos experimentar doenças no físico. Satanás sabe se você está conectado espiritualmente, emocionalmente e corporalmente. Se ele vê que não há conexão, implanta as suas mentiras.

O Espírito fala, mas se a alma não está aberta para receber, o corpo vai transparecer uma imagem distorcida do que Deus criou. É a alma que nos permite funcionar na terra. E a alma quer nos controlar. Mas se andarmos no espírito, não satisfaremos a vontade da carne, ignoramos a alma e fazemos o que o espírito quer.

Alma está ligada aos nossos pensamentos. A alma é o instrumento que faz funcionar todo o nosso corpo. São os pensamentos que ditam como nos sentimos.

Alma e espírito são totalmente diferentes. Por isso é possível ser crente e viver atribulado. E Deus diz que devemos transformar a nossa mente. O espírito é salvo, a alma está sendo salva à medida que permitimos que a mente seja transformada.

Mente transformada, vida saudável, porque assim como o homem pensa, assim ele é.

Como você se vê? Você se vê inteira, como uma bela mulher? Você acredita que é a menina dos olhos de Deus? Você precisa ter essa consciência! Você sabe que é amada de Deus? Você crê que, por inteiro, Deus a ama?

Você é aceita e amada por Deus. Quando você entender essa verdade, se esforçará menos para ser aceita e amada. Deus me fez entender que quando Ele disse sim para mim, o dia em que me aceitou, Ele sabia o que estava recebendo em Suas mãos. Deus nos conhece, Ele sabe o que temos dentro de nós, nada O surpreende.

Você precisa batalhar para alcançar o posto do lugar que Deus tem pra você. Se eu conseguir sair daqui, consciente de que você aprendeu, entendeu que você é aceita e amada por Deus como você é, então a minha missão foi cumprida, porque você buscará ajuda nEle para ser a pessoa que Ele quer que você seja.

No dia em que você disse sim para Jesus, naquele dia, você foi aceita. A Escritura diz que fomos feitas justiça de Deus, através de Jesus.