Congresso de Mulheres 20122
» PUBLICADO: 05.11.2012
Uma mente renovada
Dra. Adriana Mueller

 

Se há 10 anos alguém me dissesse que eu estaria em Manaus, diria que era loucura. Mas como Deus tem um plano, eu estou aqui, porque tenho uma mensagem da parte dEle. Nós, mulheres, devemos tomar posse de tudo aquilo que Deus tem para nós, e nestes três próximos dias, vamos cooperar com Deus para que essa obra seja feita.

Estamos sendo trabalhadas no conceito de uma mente brilhante e, para isso, alguns passos devemos tomar, para completar a caminhada. Na caminhada, em alguns momentos, temos que parar para fazer um balanço. Então, alcançamos a mente brilhante.

Precisamos entender como a alma funciona e como essa alma pode nos controlar, em especial a nossa mente. Você sabia que a sua mente é o centro de controle da sua vida? Eu irei dar apenas uma pincelada nos cinco temperamentos, e neles há fraquezas e fortalezas. Então, precisamos aprender a fazer e a falar a coisa certa.

Temos a mente de Cristo, isso posicionalmente. Mas, as escolhas que fazemos terão efeito na próxima geração. Quando vivemos uma vida excelente, nosso filhos aprendem a viver assim.

Eu não conheço vocês. Mas quando me converti, a primeira coisa que pedi a Deus foi que não permitisse que meus filhos passassem pelo que eu passei e não vivessem a miséria que eu vivi.

Eu tive um passado do qual eu tenho vergonha. Mas meus filhos são lindos, não me deram trabalho, porque viram a minha vida transformada por Deus. Todos nós, diariamente, precisamos nos submeter. E se você tiver uma mente que não pensa de forma correta, você não conseguirá viver de forma correta.

Provérbios diz que como o homem pensa, assim ele é. Durante o dia temos pensamentos que não são corretos. E eles precisam ser arrancados, à medida que os expomos. Muitas dessas práticas, desses hábitos errados de pensar, são usados para nos atormentar.

Velhos pensamentos e atitudes antigas precisam ser transformados para que vivamos transformados por Cristo. Nosso objetivo deve ser estabelecer uma mente excelente para que nossos filhos testemunhem uma vida excelente com Cristo.

Renovar a mente

O que é renovar a mente? O que uma mente renovada faz? “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

Até que nós nos submetamos, expondo a nossa mente à luz da Palavra de Deus, seremos crentes, vamos para o céu, mas não viveremos uma vida excelente na Terra.

As nossas fraquezas devem ser confessadas diante de Deus. Nossos problemas não desaparecem até reconhecermos que eles existem. Então, o Deus da graça corre ao nosso encontro para nos ajudar e fazer aquilo que não podemos fazer.

O que nos impede de ter essa mente renovada? Pouca fé. Temos fraquezas no nosso temperamento. Eles precisam ser transformados porque a nossa alma quer nos controlar em todo o tempo. Muitas mulheres são controladas totalmente pelas suas emoções. Isso é alma e precisamos ser renovadas.

“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” (Gálatas 5:17)

O que é pensar errado ou pensar certo? A Palavra de Deus ensina qual é o pensamento correto. Mas, se você não conhece a Palavra, você nunca poderá discernir quais são os pensamentos errados e certos. Quando não conhecemos a Palavra de Deus, somos enganados por Satanás e vivemos com pensamentos errados.

Quantos cristãos passam uma vida em pecado, de luta, de batalha, depressão... Muitos pensam: O que está acontecendo comigo? Atendo muitos cristãos que vivem em fracasso por não terem conhecimento da Palavra.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1)

A Palavra toda diz que devemos nos apresentar com a nossa mente, emoções, vontades. A alma é uma casa para a mente, emoções e vontade. E você tem que entender que pode ter uma boa mente, mas pode ter um problema na área do controle. Às vezes, você tem uma boa mente, mas é hiperemotiva.

Quando vivemos a mente de Cristo, tudo que há dentro de nós, passa a ser controlado pelo Espírito de Deus. Atendo muitas pessoas que se desculpam por seus erros. Culpam a maneira como foram criados e constroem uma doutrina que é um fracasso. Há até as que culpam a Deus pelos seus fracassos. Estão convencidas de que essa é a cruz que devem carregar. E o problema é que precisam de uma mente renovada.

Não se acostume com a forma errada de pensar. Se você prestar atenção hoje, eu lhe darei as pistas que você pode levar para a sua vida. Eu sei que Deus me trouxe aqui para ser auxílio para cada uma de vocês, mulheres.

“Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.” (Tiago 1:13)

Quando o pecado cresce, traz morte para a sua vida. Quando a mente é renovada na Palavra de Deus, podemos vencer esses sentimentos e desejos negativos. E podemos viver em Deus com uma mente excelente, prontas sempre para fazer a Sua vontade.

Quando as pessoas vivem em depressão, com medo da vida e das circunstâncias, tratando as pessoas de forma errada, sofrendo com pobreza, crentes tendo relações com pessoas que não são casadas, etc, isso tudo acontece porque se conformaram com o mundo. A mente continua vazia, sem a Palavra, e precisa ser renovada.

Não se adquire uma mente renovada através de imposição de mãos. Para desenvolver a mente de Cristo, precisamos nos submeter ao poder de Deus, confessar as nossas fraquezas, expor as fraquezas e mostrar o que está dentro.

As fortalezas que prendem a mente fraca caem quando não temos medo de expor essas mentiras.

Vou explicar a você o que é uma transformação. Quando somos transformadas, nossa mudança é completa. Quando a Bíblia usa a palavra transformada, está se referindo à mudança na essência e na sua espécie. A palavra transformada significa metamorfose. Precisamos passar por essa transformação tremenda na nossa vida, assim como a lagarta que se transforma em borboleta.

 

Uma lagarta se transforma em borboleta e passa a ter asas. Então, quando Deus diz que quer nos transformar, está dizendo que quer nos tornar alguém diferente.

Se você hoje é a mesma pessoa de um ano atrás, você não está se transformando. Você precisa de transformação para ser uma mulher totalmente diferente. Se você era depressiva, a alegria do Senhor tem que se tornar a sua força. Se você era uma mulher que não ficava com um homem só, precisa ser uma mulher donzela, mãe de filhos e casada de forma seriamente.

Jesus me transformou. Transformou a minha boca, meu comportamento e me tornou uma mulher dócil. Creia que antes de eu me converter, você não gostaria de conversar comigo. Eu usava as pessoas e depois as descartava.

Você precisa de uma transformação total, ser um novo ser.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Coríntios 5:17)

A Palavra de Deus fala de uma forma linda que somos novas criaturas em Cristo. Então, por que vive com os mesmos temores e não vive a Palavra de Deus? O que há de errado com você? É hora de se libertar dessa situação. É muito mais que aprender conceitos, é ser transformado. E quando isso acontecer, todos poderão ver a mudança. 

Para viver essa transformação que quer ajustar nossa maneira de pensar, precisamos ler a Palavra de Deus. Mas muitos creem que se eles lerem a Palavra, orarem e forem à Igreja Domingo, tudo vai se resolver. Mas mesmo assim estão vivendo vidas incompletas, mentiras.

Pense em algumas fortalezas e veja se elas pertencem a você. Julgue a si mesmo. Então, quando você voltar amanhã, saberá qual o trabalho que Deus precisa fazer em sua vida.

Como cristã, tenho atendido muitas mulheres cristãs com dificuldades de pensar coisas boas sobre elas e sobre a vida. Isso é uma prova de como somos mulheres negativas.

Há mulheres que pensam que Deus nunca vai abençoá-las e que nada dará certo em suas vidas. Pensam que se não conseguem vencer, por que tentar? São pessoas frias, apáticas, passivas.

Atendo também cristãos que sempre pensam o pior das outras pessoas. E Deus diz, em I Coríntios 13, que devemos pensar o melhor sobre nossos irmãos.

Lemos em Romanos 12:2 que não podemos nos conformar com este mundo, então precisamos nos dar conta da forma como estamos vivendo. O que Deus espera que pensemos? Comece a focalizar os seus pensamentos nos pensamentos de Deus. Não faça nada na sua vida que Deus não faria.

Quando você prestar atenção nesses detalhes, verá a sua mente sendo renovada. É um processo a ser vencido vez por vez. Não é uma fórmula que é vencida do dia para a noite.

Eu presto atenção na minha própria vida. Desenvolver uma mente brilhante não é a experiência de uma noite. Eu quero dar a você um exemplo: quando estudamos a Palavra de Deus, sentamos para ler a Palavra de Deus, ela nos transforma. Tenho um copo de água em minhas mãos com água suja, exemplificando a nossa mente suja. A água limpa é a Palavra de Deus. Quando vamos estudando a Palavra, a água limpa é jogada fora e, de pouco a pouco, a Palavra começa a nos renovar, e ser parte de nós. E a Palavra nos transforma, limpa, até nos fazer transparentes, alvas como a neve, até sermos completamente limpas. É assim que funciona.

Demora tempo até se tornar um estilo de vida. Mas se você não aprender a estudar a Palavra de Deus, nunca acontecerá essa transformação e a vitória nunca será completa. É por isso que cristãos fracassam em algumas áreas e têm vitórias em outras.

Há pessoas com relacionamentos saudáveis e lutando contra enfermidades físicas ou emocionais. Outras têm êxito nas finanças, mas não têm no casamento. Mas Deus quer fazer uma transformação na sua vida e é hora de você deixá-lO trabalhar.

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.” (II Coríntios 10:4-5)

Tome os pensamentos que a vencem hoje. Destrua essas fortalezas e descubra o que Deus diz sobre esse problema que você está passando. O problema é que, na maioria das vezes, não conhecemos a Palavra com intimidade para destruir esses pensamentos que querem nos destruir. Precisamos ter a certeza de controlar a nossa mente e não deixá-la nos controlar. Você pode colocar um fim nisso.

Se você é uma mulher que ama ler revistas sobre celebridades e, ao ver o estilo de vida deles, se impressiona, afirmo que, em breve, você se tornará uma mulher insatisfeita em muitas áreas. Você passará a viver uma vida de fantasia. E sabe o que acontecerá? De repente, você acordará com ódio da sua vida, do seu casamento e de tudo ao seu redor.

Nos Estados Unidos, meninas de apenas nove anos de idade querem se parecer com os artistas e, ainda pequenas, usam maquiagem e perdem a inocência. Sabe por quê? Porque as mães não estão assumindo o seu papel de mãe. São estilos de vida errados que distorcem a nossa mente e não prestamos atenção ao que é verdadeiro.

Jesus diz na Sua Palavra que é o que ouvimos que nos controla (Marcos 4:24). Cuidado com o que você ouve. Cuidado com conselhos de pessoas que não são cristãs.

Provérbios 23:7 diz que assim como o homem pensa, assim ele é. Por isso, devemos cuidar da nossa mente e não permitir que fortalezas sejam estabelecidas. E se elas já se estabeleceram, vamos destruí-las com a Palavra de Deus.

Quantas fortalezas de orgulho, soberba, egoísmo, baixa autoestima... Exercitar a Palavra de Deus é uma caminhada que nos faz descobrir coisas novas. Deus me transformou de uma forma que após 12 anos sem estudar, voltei para a faculdade e alcancei o título de PHD. E se Ele fez comigo, pode fazer com você. E tudo que você tem que fazer é estar disposta.