Ministério Apóstolo Rene Terra Nova - Israel 2011
» PUBLICADO: 17.10.2011
A figueira
Dr. Malcolm Redding

“E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. E vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, achou apenas folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus falando, disse a figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isso.  (Marcos 11:12-14)

A figueira é mencionada acerca de um evento, e por três vezes foi mencionada nos Evangelhos. Um dia Jesus estava em Betânia, no lugar oeste do Monte das Oliveiras, com Maria, Marta e Lázaro. Naquela manhã em que saia para descer ao Templo, Ele levantou-se, e por alguma razão não tomou café. A Bíblia fala que a medida que foi subindo até uma aldeia chamada Casa da Figueira, olhou e viu uma figueira. Isso era em meados de Abril ou Maio, na Primavera, na Festa da Páscoa.

Jesus foi até a figueira em busca de figos, mas não os encontrou. E a Bíblia diz que aquele não era tempo de figos. A colheita de figos se dá em Setembro ou Outubro, em Tabernáculos.

Quando lemos a passagem e não conhecemos o contexto, não entendemos. Se não era tempo de figos em Abril e Maio, porque Jesus amaldiçoou a figueira. Qual é a verdade? Aquela era uma figueira especial, não era uma figueira qualquer. No início da Primavera, quando as folhas estão nas figueiras, cada pequena árvore, produz 8 frutos como primícias. É preciso olhar entre as folhas para encontrá-los, pois são os mais deliciosos. No final do ano, em Outubro, quando a árvore está cheia de figos, eles não são tão bons, porque todos os nutrientes da árvore foram para os 8 figos produzidos como primícias.

Jesus procurou os figos que representavam as primícias e não os encontrou. Ele a amaldiçoou a figueira que já estava morta. A Bíblia nos diz que somos um tipo de primícias. O livro de Tiago diz que somos uma figueira. Jesus está vindo nesta manhã para se alimentar através de nossas vidas, procurar as primícias, ver o que Ele mesmo tem produzido em nós.

Se em nossas vidas não houver primícias, não alimentamos o Mestre como deveríamos. À medida em que nos reunimos, Jesus vai a cada lugar, em pessoa e pessoa, através das folhas da nossa vida, a procura de primícias, que possam satisfazê-lo. Hoje Ele olha para mim e você e em cada lugar procura, através da árvore da nossa vida, para ver se estamos vivos.

Será que você está vivo? A Bíblia diz em João 15;16 que Ele nos escolheu para darmos frutos.

No outro dia os discípulos estavam caminhando e passaram pela figueira, ao vê-la que estava morta, admiraram-se (Lucas 11:20-24). Jesus lhes dá então outra lição. Era a mesma figueira, mas a lição era outra.

Jesus disse que não deveriam se surpreender, mas ter fé em Deus. Uma montanha é um grande obstáculo. Jesus escolheu algo muito grande como exemplo. Algo grande, enorme que está em teu caminho, se você tiver fé em Deus, será lançada fora, porque Deus sempre será maior que a montanha.

O que você está olhando? Problemas, dificuldades? O seu Deus sempre será maior! O problema não é a montanha, mas o quanto conhecemos a Deus. Pois quanto maior a situação na Bíblia é aprender a conhecer quem é Deus.

Só podemos cumprir as promessas de Deus quando entendemos que Ele é maior que qualquer montanha. Devemos conhecê-lO! Quando O conhecemos a coragem está em nós e não importa quão grande sejam os obstáculos, a nossa fé nEle transporta as montanhas para longe de nós.

Mateus 24:32-35, o mesmo evento e a mensagem diferente. Jesus disse que virá um tempo sobre a face da Terra no qual todas as árvores do mundo e das nações se levantarão como plataforma da história da humanidade.

Todos querem independência. O tempo de reinos e impérios se passará. As nações se levantarão em diferentes estágios, como recentemente a República do Sul do Sudão se levantou.

Jesus disse que quando víssemos a figueira se levantando, saberíamos que era chegado o fim, o verão era chegado. E disse que a geração, a figueira não passaria até que todas as coisas se cumprissem.

A maior nação da Terra é Israel ainda que amemos o nosso país. Israel é a nação do Leão da Tribo da Judá. Jesus disse que nada destruiria a nação de Israel. E a prova disso é que você está aqui.

Jesus disse que a geração de pessoas não passaria. Ele é o Rei! É por isso que Deus vos trouxe aqui nesta manhã, para abençoar a figueira. Independente da nação, cada um de vocês foi chamado por Deus e trazido a Sião para ser uma bênção para este povo.

Bendito seja o Nome do Senhor pelos dias que estamos vivendo. Eu agradeço a Deus pela vida de todos aqueles que ouviram e obedeceram a voz do Espírito Santo. Nós somos o povo da bênção de Deus.