Publicado: 14.06.2013
Sabedoria e Inteligência, legados de um líder de êxito
Apóstolo Renê Terra Nova

Sabedoria e Inteligência são legados de um líder de êxito e ferramentas imprescindíveis no coração do 12. Afinal, como conduziremos uma geração sem Sabedoria e Inteligência?

Não podemos ter medo de tratar os discípulos quando agimos com Sabedoria e Inteligência. Discipulado não funciona sem aliança.

Deus só revela o tempo, a época e a estação para quem é sábio. Quando um sábio é exortado, torna-se mais sábio ainda. Quando um tolo é repreendido, ele resiste, porque não busca conversão genuína.

A inteligência é uma arte de saber discernir as coisas, apesar de não eliminar os riscos e os problemas. A diferença está em saber como resolver os problemas debaixo das soluções de Deus, entendendo que as crises não vêm para nos matar, mas para fazer de nós pessoas melhores e mais fortes.

Os sábios e inteligentes veem as crises como um presente de Deus para um tremendo aprendizado.

Tudo casado no tempo do Senhor é formoso e perfeito. Quem não consegue compreender o tempo do Senhor murmura. E toda murmuração é louvor a Lúcifer.

Gosto de ler, em Deuteronômio, quando o Senhor nos instrui a não dizer que é a nossa força que tem nos feito conquistar, antes, devemos reconhecer que é Deus quem nos prospera. Nosso coração precisa ser grato a Deus.

A Palavra de Deus revela que temos a boca do sentido. Isto é, quando falamos apenas sobre o discurso de uma mente que não está firmada em Deus e em Sua Palavra.

Quantas pessoas encontramos que vivem de uma forma tão contrária às palavras que liberam... Por isso, tenho dito que nenhum discípulo deve ficar sob uma liderança que não é modelo nas coisas básicas, como família.

Não adianta impressionar, falando princípios que não se vive. Devemos impressionar e produzir mudanças, vivendo mais do que falando. Não podemos estar comprometidos na nossa geografia por causa de mau testemunho.

Inteligentes podem até conquistar, mas só os sábios mantêm o que têm conquistado. A sabedoria é a arte de administrar sem perdas, porque não arrisca resultados.

Muitos já nos deram as costas, porque não quiseram viver debaixo dos princípios. É triste, mas o importante é permanecermos nos princípios, porque se um dia voltarem, vão nos encontrar no mesmo lugar onde nos deixaram.

Quando eu leio na Bíblia a história de Jó, vejo quão inteligente e sábio ele foi. O final de sua história foi uma restituição poderosa. Da mesma forma, quando leio sobre Davi, vejo que, apesar de ter sido um rei poderoso, o mais renomado de Israel, morreu sem ver sua família restituída.

Finalizo dizendo que sabedoria é saber evitar catástrofes na família e viver as alegrias do Reino com aqueles que amamos. Em tudo o que fizermos, nossa família precisa estar em primeiro plano. Se há alguém que não pode ser proibido de entrar em avivamento, é a família.

Nossos filhos biológicos precisam ser ensinados e estimulados por nós para mergulharem no sobrenatural. Avivamento é direito de todos e deve começar na família para alcançar toda a Terra.

Os líderes mais tolos do Planeta são os que desprezam a família. Nossos filhos nos darão tanta alegria que saltaremos diante da presença do Senhor. Somos a única classe com o direito a ter Sabedoria e Inteligência, porque são legados que recebemos do Trono.

Nossa geração será cheia de pessoas notáveis por causa da Sabedoria e da Inteligência. E uma multidão nos seguirá por causa do Sobrenatural de Deus.

Sabedoria fala de velocidade de raciocínio. Os sábios são ágeis e conseguem fazer a leitura correta dos ambientes. E você faz parte da geração da Sabedoria e Inteligência, porque os tolos se expõem sem necessidade. Os sábios aproveitam todas as situações para ficarem mais sábios ainda.

Quando temos sabedoria, todas as portas se abrem. A falta de sabedoria fecha todas as portas que podem estar disponíveis. Há pessoas que entram em portas que Deus abre e não sabem aproveitar a oportunidade. A geração dos sábios entra nas portas que Deus abriu e age de forma condigna. E se alguma situação fica difícil, os sábios continuam crendo que virá uma solução do Trono e que a vitória será impetrada. Os sábios, diante de pensamentos contrários, usam a instrução do Alto para agirem com inteligência.

Precisamos orar para Deus nos dar sabedoria e para deixarmos a tolice. Jesus diz que é tolo quem recebe a instrução, mas não a pratica. Só os leigos arriscam resultados. Os que querem crescer buscam ser treinados na Sabedoria. A Sabedoria está disponível a todos que a buscam. É prazeroso ouvir um homem sábio e inteligente.