Restaurando a fidelidade do Altar

 “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.” (Gênesis 14:18-20)

Eu não conheço alguém que seja fiel ao Altar de Deus e sonegue o dízimo. Todos que sonegam o dízimo compram uma batalha espiritual particular. Você precisa ser encontrado fiel em todas as áreas da sua vida. Se Deus não governa seu dinheiro, Ele não governa seu caráter. Eu só acredito em homens de Deus que deixem Deus governar também as finanças.

Eu não acredito que alguém diga que é fiel a Deus, que Deus governa sua vida, mas não governa suas finanças. Uma das coisas mais espetaculares na vida de um homem de Deus é saber que o que tem é e o que é procede do Alto, não vem de si mesmo, mas do Trono do Todo-Poderoso.

Tudo que você é e tem não é resultado da força do seu braço. Deuteronômio 8mostraque não devemos dizer que nossas riquezas vêm da força do nosso braço, mas do Senhor, que nos fortalece para adquirirmos riquezas.“Guarda-te que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus estatutos que hoje te ordeno; para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as, e se tiverem aumentado os teus gados e os teus rebanhos, e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens, se eleve o teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão; que te guiou por aquele grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de terra seca, em que não havia água; e tirou água para ti da rocha pederneira; que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheceram; para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem; e digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.” (Deuteronômio 8:11-18)

Você pode ter os seus limites de crer, mas Deus não tem limites para abençoar. Ora, se Deus governa as suas finanças, Ele governa o seu tudo. Não há como você falar que Deus tem tudo seu quando você não consegue honrar a Deus com o mínimo: o dízimo e as ofertas alçadas com propósito e destino.

O Senhor disse algo e você precisa abrir o seu entendimento. “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.” (Malaquias 3:10). Observe que o versículo começa com um verbo no imperativo: trazei! É uma ordem que não pode ser quebrada, que está instituída. A ordem é seguida de uma promessa: as janelas do céu serão abertas e a bênção será tamanha que abastecerá a sua vida. Algo específico virá da parte de Deus para você e abastecerá sua vida e história.

Os dízimos e ofertas devem ser levados para a Casa do Tesouro. O dízimo que está na sua mão, que você guarda e não traz para a Igreja, é um tesouro particular de Deus que está na sua casa. O dízimo que estava na sua mão e foi entregue na Casa do Tesouro acrescentou o tesouro da Casa de Deus. Somos responsáveis para mover o tesouro para a Casa de Deus. Aquilo que está no seu bolso, na sua vida, que não é seu, mas é de Deus, é para enriquecer a Casa de Deus. Não deveriam existir Igrejas pobres, porque onde há fidelidade nos dízimos, há um desatar de prosperidade tanto para a Igreja quanto para quem entrega. Todos que entregam o dízimo recebem o legado da prosperidade.

Quando eu tinha 13 anos de idade, eu já era dizimista e meus pais nem eram crentes. Aprendi na Igreja Batista Tradicional que cada Batista é um dizimista. Quem não fosse dizimista não podia ser líder de absolutamente nada, não podia sequer fazer uma oração em alta voz na Igreja, porque quem não é dizimista não tem acesso ao Trono. Isso é princípio!

Não estou falando de um neófito, de alguém que terminou de nascer de novo, de alguém que nunca foi doutrinado, mas de crentes que sabem qual é o certo e insistem no errado. Você precisa ser convencido pelo Espírito Santo e, só assim, terá início em sua vida um novo histórico de prosperidade.O dízimo é uma chave que abre portas inimagináveis.

Existem duas regências espirituais

1. Mamom

Mamom nos prende e quer ser senhor, o dono das nossas finanças. Mamom quer embriagar e enfeitiçar nossas mentes com doutrinas humanistas nos convencendo que Igreja não precisa de dízimo, que o Reino não precisa de dízimos, que Deus não precisa de dízimos. E não precisa mesmo! O Deus que te dá 100 não precisa de 10, mas você precisa dar 10 para desatar o milagre na sua vida.

Todas as pessoas que são mesquinhas na entrega dos dízimos e ofertas têm a regência de Mamom na sua vida e o futuro será se encontrar com a pobreza, a ruína e a miséria, e se encontrar com dores, enfermidades e todo tipo de doenças. Mas as pessoas que são dizimistas, até os filhos distantes que ainda estão por chegar, não estão sabendo, masjá estão protegidos no mundo espiritual, onde o diabo não vai tocar na descendência.

É preciso tirar Mamom do nosso arraial, da nossa vida e da nossa história. O espírito humanista nos ameaça, embriaga e amedronta sobre a questão de provisão. Todos que entregam o dízimo aprendem que os 10% são o selo para que os 90% se tornem um milagre. Para quem não entrega o dízimo, 100% se torna nada. Para quem entrega o dízimo, 90% se torna o sobrenatural.

Você pode ter a sua história mudada com os 90%. Você dirá aos seus filhos e netos que eles são o que são,porque eles tiveram na sua ascendência um homem e uma mulher fiéis a Deus, nos quais a glória do Senhor repousava. É assim que começa o tempo de avivamento sobrenatural sobre a sua história, porque entendem o poder da fidelidade, e só entrega o dízimo quem é fiel a Deus e à instituição a qual está ligado.

Vamos exterminar a regência de Mamom!

2. Deus

Deus quer ser o Senhor e governar o raciocínio para cumprirmos o princípio. Mamom não tem nada, somente o que damos para ele. Mamom se alimenta da incredulidade e da infidelidade do povo de Deus. É um espírito que vem do inferno somente para se alimentar da infidelidade, destruindo o princípio espiritual. Nada é de Mamom, porque nada ele tem.

Existe, porém, a parte que é de Cesar, porque pagamos impostos. Somos um dos países que mais paga impostos, mas a Bíblia diz que devemos dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. Devemos seguir os princípios e os padrões.

Nada é de Mamom. Parte é de Cesar, e os dízimos são do Senhor. Alguns pregadores dizem: Vamos trazer nossos dízimos e nossas ofertas. Ora, se são nossos, não temos a obrigação de entregar. Entenda que todos que entregam os dízimos não fazem um favor, devolvem o que é de Deus.

Se você ficar com o que é de Deus, você está com o tesouro de Deus e vai gastar algo que é de Deus. Você, então, abrirá uma guerra no reino espiritual. A fidelidade deve ser exercida, por isso não gaste o que é de Deus.

Quem entrega o dízimo não dá nada, apenas devolve tudo o que pertence ao Dono. Ele nos dá 100% e nos pede 10% para desatar o milagre em nossa vida. Só entrega o dízimo quem tem fé. Só entrega o dízimo quem acredita em provisão. Você crê que Deus pode tudo em sua vida? Você crê que Deus abre portas para sua vida? Que Ele lhe dá saúde e alimento?

Certo dia, me deram um tambaqui tão grande que ele não cabia no freezer. Eu nunca fui fã de peixe até chegar ao Amazonas. Na hora de comer o peixe, comecei a orar: Senhor, esse peixe era tão pequenino, cresceu na natureza, se livrou de tantas situações predadoras até que um dia foi fisgado por um pescador. Depois o peixe chegou ao mercado e alguém viu esse peixe, e comprou e me presenteou. Eu quero Te agradecer, porque quando ele ainda era um alevino e a natureza ia devorá-lo, o Senhor o guardou e disse: é para o meu servo Renê.

Assim é também com tudo que você come e se alimenta. É o Senhor quem provê para você. Quando você obedece aos princípios, o Senhor o faz comer e se alimentar do melhor desta Terra. Você viverá as bênçãos de Isaías 65 e sua descendência será poderosa. Precisamos ter o entendimento de que do mais básico ao mais sofisticado que tem na nossa mesa, foi o Senhor quem proveu para comermos.

Quando você dizima, gera uma matriz, que sela o mês da sua provisão, porque o dízimo é uma instituição espiritual criada pelo Eterno para protegê-lo. Quando você não entrega o dízimo, você tem uma bomba relógio no seu bolso. Vem, então, a farmácia para levar seus rendimentos, o carro batido, a doença... Se não entrega o dízimo, Mamom rouba de outra forma.

Você pode questionar: Mas, Apóstolo, eu sou fiel e entrou uma batalha na minha vida... Saiba que existe uma diferença entre a prova e a perda. Todos que perdem porque são infiéis não terão direito a nada, mas todos que perderam algo durante uma prova receberão sete vezes mais, porque são fiéis e têm direito a restituição.

Quando você entrega o dízimo, desata o milagre. Só entrega quem crê em Deus. Minha mãe tem 85 anos de idade e mora em uma casa espetacular, mas o salário do meu pai nunca daria uma casa daquela a eles. Minha mãe ia à feira e sempre,em todas as barracas, pechinchava pelo menos 10% de desconto. Ela pegava esses 10% para entregar como dízimo da família. Hoje, aos 85 anos de idade, é saudável, está ensinando, pregando, aconselhando. Recentemente, um médico perguntou qual o segredo da longevidade e ela disse que era fidelidade a Deus. Todos que são fiéis a Deus têm o direito à longevidade com saúde. Você envelhecerá com dignidade.Você precisa voltar ao princípio e, assim, terá a saúde que nunca teve e a prosperidade que nunca sonhou.

Se você quiser medir o tamanho do seu relacionamento com Deus, veja se você é fiel a Ele no dízimo. Quem não é dizimista não tem relacionamento com Deus. Ele não mente em Sua Palavra. Abraão foi chamado homem da fé, amigo de Deus, porque foi dizimista de tudo. Deus lhe dará muito dinheiro e mudará sua vida financeira quando você for dizimista de tudo que Deus lhe der. Quem não crê não guarda o princípio, mas quem crê tem prazer de praticá-lo.

O dízimo é a maior seriedade de um monoteísta. Quem tem mais de um deus não entrega dízimo, porque vai entregar para quem? Mas os monoteístas, aqueles que creem que Deus criou os Céus e a Terra, e é Ele quem dirige sua vida, entregam o dízimo, e o milagre é liberado diretamente dos Céus em sua direção.

Quem não é fiel no dízimo não é aprovado em mais nada. Tudo se torna um blefe quando omitimos nossa fidelidade. Alguém que não é fiel a Deus não é fiel ao cônjuge. E me refiro a homens e mulheres que têm doutrina bíblica, e não aos novos convertidos que não sabem sequer onde fica o livro de Gênesis ou Apocalipse.

Em Gênesis 14:20, vemos a introdução da fé. Um homem de fé devolve pela fé aquilo que pertence ao Deus da fé. Como não havia Igreja na época, para quem Abrão devolveria o dízimo? Abrão devolveu para Melquisedeque, que era a figura instituída de sacerdote.

Jacó aprendeu o princípio e se mostrou uma pessoa aberta na direção de Deus. Ele, então, fez aliança com o Senhor e disse que de tudo que o Senhor lhe desse, ele entregaria o dízimo (Gênesis 28:22). Jacó entregou o dízimo, tornou-se uma pessoa extremamente poderosa, rica. Ele não tinha nada e herdou a terra de Israel.

O texto de Levítico 27:32,33 diz que tudo debaixo do bordão do pastor se tornará santo.“No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo do bordão do pastor, o dízimo será santo ao Senhor. Não se investigará se é bom ou mau, nem o trocará; mas, se dalgum modo o trocar, um e outro serão santos; não serão resgatados.”

Em Números 18:21 e 24 diz que todo dízimo deve ser entregue no Templo. “E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação. E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram. Mas os levitas executarão o ministério da tenda da congregação, e eles levarão sobre si a sua iniquidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão, porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.” (Números 18:21-24)

A Igreja é um sacerdócio, como a tribo de Levi, no deserto. O povo fazia negócios e entregava tudo à tribo de Levi, na frente da Arca. Entenda que nem durante o deserto você está autorizado a negar o dízimo. Todos que entregam o dízimo no deserto vão encontrar um oásis. Mas todos que têm um oásis e omitem a entrega do dízimo vão voltar para o deserto. Deus não quer abrir a porta do deserto, antes quer introduzi-lo na terra prometida. Isso é doutrina do Senhor.

A Igreja exerce o sacerdócio e, por isso, devemos entregar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus.

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.” (Mateus 23:23)

“Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” (Lucas 20:25)

Muitas pessoas deixam de entregar o dízimo,porque alguém lhes disse que o Pastor da Igreja é ladrão. Eu lhe pergunto: É da sua conta? Você quer desculpa para não dizimar? Cumpra o princípio e deixe Deus agir na vida do Pastor.

Deus vê todas as coisas e Ele tomará a causa de quem está sendo enganado, assim como prestará contas com quem está enganando. Quando você cumpre o princípio, não interessa o que estão fazendo aqui na Terra, o Céu registrou sua atitude. Ao entregar o dízimo, você retirou a bomba-relógio da sua mão. Simplesmente cumpra o princípio, viva o princípio da Palavra, seja dizimista fiel a Deus.

Muitos incrédulos fazem chacota do fato de entregarmos os dízimos. Não se preocupe! Eles dão seu dinheiro para a bebida, o fumo, a prostituição, as coisas do mundo, e nós entregamos para Deus, que nos deu vida e vida em abundância. Estabeleça o princípio em sua vida e não abra mão disso.

O dízimo é a entrega de 10% de tudo que você ganha. Mas, 10% do bruto ou do líquido? Depende! Você quer o resultado, a bênção e os milagres do bruto ou do líquido? Então, não seja bruto e entregue o dízimo de tudo.

Antes de qualquer coisa, entregue o que é de Deus. No meu talão de cheques, a primeira folha é do dízimo, a segunda da oferta e a terceira das primícias. E o restante, todas as coisas me são acrescentadas. A Bíblia diz que devemos separar primeiro o dízimo quando recebermos o salário. Muita gente paga primeiro todas as contas, e depois, se der, entrega o dízimo. Jesus ensinou que devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e as demais coisas nos serão acrescentadas (Mateus 6:33).

O livro de Malaquias diz: “Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.” (Malaquias 3:6-9)

Perceba que é a boca de Deus que chama de ladrão aquele que não entrega dízimos e ofertas. Quem não dizima fica em cadeias espirituais.

No versículo 11, vemos que Deus repreende o devorador que vem na direção dos que entregam os dízimos. Deus lhe dá livramentos que você não sabe quando você é dizimista. Todos que acionam o reino espiritual ao cumprirem o princípio terão o gafanhoto expulso da lavoura. O gafanhoto, a praga e o pulgão vão sair da sua vida e história. Você será restituído e receberá livramento.

Todos que não praticam a iniquidade, todos que praticam a fidelidade, verão em suas vidas a promessa de Joel 2: “Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios. Mas removerei para longe de vós o exército do norte, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas. Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o Senhor fez grandes coisas. Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força. E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares trasbordarão de mosto e de azeite.” (Joel 2:19-24)

Certa vez, disse a Deus que não seria mais dizimista, seria vintimista, daria 20% de tudo. Deus, porém, me repreendeu e disse: Quero que você cumpra o princípio! Perguntei então sobre a oferta e Ele me disse que era o que eu colocasse no meu coração.

Se você não tem sido fiel ao Senhor na entrega dos dízimos, saiba que pela instrução de Levítico 27:31, você teria que devolver tudo com 20% de acréscimo.“Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela.”

Você pode agora dizer: Mas, como? Estou sem entregar o dízimo há anos! Não tenho como pagar. A Bíblia diz que você deve fazer uma oferta de remissão, entregar debaixo do bordão do seu Pastor, e andar em fidelidade.

A Bíblia diz que, na Terra, homens mortais recebem o dízimo, mas exatamente no momento que o dízimo é entregue na Terra, é recebido nos Céus pelo nosso Sumo Sacerdote, Yeshua.“E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.” (Hebreus 7:8). O Senhor, então, nos faz entrar no gozo e na alegria.

Quando você entrega o dizimo, você desata o milagre, porque é Jesus quem recebe no Céu. Não entregue dízimos em nenhum lugar nem na mão de ninguém. O dízimo deve ser entregue na Casa do Tesouro, porque esse é o princípio.

Cumpra o princípio da fidelidade e o Senhor mudará absurdamente a sua sorte.