Entrevista
“O princípio da Honra será a bússola para nortear a nossa geração”


Começou a sétima edição do Seminário de Honra e os discípulos do MIR estão ansiosos para descobrir o que Deus vai ensinar nestes dias. A RedeMIRentrevistou o Apóstolo Renê Terra Nova, o idealizador do Seminário, e antecipa a seguir um pouco do que será ministrado. Ele falou também sobre a necessidade de reunir a Igreja para falar sobre Honra, anualmente, explicou o tema escolhido para o evento em 2015, e ainda deixou uma mensagem para quem se empenhou em participar de mais este tempo especial que, segundo ele, será um “divisor de águas” na vida de líderes e discípulos.

Cléo Pinheiro

Já são sete anos seguidos trazendo o tema Honra para discussão dentro da Igreja. Por que existe a necessidade de se tratar desse assunto de forma constante?

Bem, estamos fechando um ciclo. A Igreja nunca tinha navegado nesse tema; era imatura e ignorante. Depois desses assuntos abordados com mais intensidade, a visão da Igreja saiu da periferia e começou a vislumbrar com mais nitidez. Confesso que ainda me escandalizo com a postura de líderes que se dizem entendidos do princípio da Honra e cometem erros gritantes. Por esses motivos e outros, insisto no tema. Porém, muita gente nova está se agregando àVisão e espera com ansiedade este Congresso. Claro que é mais fácil transitar dentro do escopo da Visão por um líder que detenha o testemunho. Assim, Manaus se esmera e faz sua parte bem planejada e ajuda os discípulos a abrirem  a mente para essa novidade bíblica que existe desde os dias de Abel. Porém, uma curiosidade é que as Igrejas locais não aplicam o princípio deixando um déficit muito grande, talvez seja insegurança pela tradição ou falta de conhecimento. Manaus, então, sustenta o manto para desatar esta nova geração, ratificar o ensino e estimular as Igrejas a desatarem seus fiéis nesse conhecimento.

Estes foram os temas abordados durante as sete edições do Seminário: 2009 - O Código da Honra; 2010 - A Gênese da Honra; 2011 - Korban: A Essência da Honra;2012 - A Presença fala mais que palavras;2013 - Fidelidade e Lealdade, bases saudáveis da Honra; 2014 - Educação Financeira & Prosperidade Bíblica. O tema de 2015, que  é Restaurando a Honra pelo Altar Santo, de alguma maneira complementa o que foi ministrado nos anos anteriores? Existe a intenção de que esses assuntos se juntem para o entendimento da Honra de uma maneira ampla ou são mesmo assuntos específicos?

Verdade, juntaríamos bastante assunto. Viajei no tempo agora com tantas revelações plantadas no coração desses teólogos e alguns neófitos. Mas, que gratificante foi virar noites em pesquisas, regar orações e jejum por cada material desses, e, hoje, ver que o penoso trabalho deu fruto. Porém, neste Seminário, falarei dos sismos religiosos, envolvendo a Reforma Protestante e a desonestidade de Roma, assim como as catástrofes religiosas no Oriente Médio em nome de Alá. Será um tema restaurador, cheio de expectativas e com um sabor revelador muito amplo. Nossa missão é tirar a Igreja do gueto e levá-la para o campo do conhecimento, rompendo com a ignorância e abrindo a mente para a instalação do princípio. Com a Bíblia aberta e a doutrina de Jesus, a violência morre e o princípio ressuscita. Estão chegando novidades para o Altar ser restaurado.

Restaurando o Altar para legitimar uma Colheita Fiel é o tema central que deve nortear todo o ensino que será repassado aos discípulos do MIR ao longo deste ano. De que forma ele se encaixa no tema do Seminário, visto que os dois conclamam os discípulos a restaurarem o Altar, não apenas físico, mas também o altar pessoal que existe no coração e na alma de cada um?

O povo tem uma ideia equivocada de Altar, pensa que é uma plataforma consagrada. Mas o Altar é o centro do coração, onde Deus mora e faz histórico de santidade na mente transformada do homem. Estamos vivendo uma proposta de reflexão, pois temos visto que muita gente congrega numa Igreja local, mas o caráter em NADA é diferenciado de um mundano comum. Precisamos limpar o Altar e a vassoura da Honra entrará em operação. Em particular, como Pastor de uma Igreja local e de uma das maiores organizações celulares do mundo, estou firme em varrer do nosso meio todos que foram absurdamente ajudados e acompanhados e não respondem no caráter da Honra nem nos códigos de ouro da santidade. Este é o ano da mudança! Este é o ano do Altar restaurado, e o princípio da Honra será a bússola para nortear a nossa geração disponível a pagar preço.

O momento atual do Brasil nos leva a refletir sobre honra e desonra e sobre os resultados da obediência e do desprezo a esse princípio bíblico.  É preciso limpar o Altar, sobretudo moral e espiritual do Brasil, para que a honra seja estabelecida no nosso país?

Tenho me postado como cidadão, profeta, e, acima de tudo, como um homem temente a Deus. “Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel. E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou.” (I Samuel 15:26,27). “Sucedeu, pois, naquele tempo que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o profeta Aías, o silonita, o encontrou no caminho, e ele estava vestido com uma roupa nova, e os dois estavam sós no campo.E Aías pegou na roupa nova que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços.E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos.” (I Reis 11:29-31)

Porém, mesmo sabendo que não vai ser fácil, não vamos omitir nossa missão, pois somos um povo que tem autoridade para remover a capa das costas do falso rei e rasgar a capa daqueles que desonraram o manto. Nossa chamada é colocar autoridade, porém se não honram o chamado, temos o mesmo poder para removê-los do trono. Somos a geração Samuel para tirar Saul do poder e colocarmos Davi no trono. Vamos demolir a desonra e impetrarmos a honra.

Mais uma vez o MIR abre as portas para o Brasil e as Nações que vêm a Manaus para esses três dias de Seminário. Que palavra o Senhor deixa para aqueles que não mediram esforços para estar aqui e receber mais conhecimento sobre o princípio da Honra?

Nós temos a vocação de receber. “Portanto, assim como Jesus nos recebeu, devemos receber os outros.” (Romanos 15:7). Nossa vida está pautada no serviço, mais uma vez estaremos prontos para darmos o nosso melhor. Espero que os que vêm se sintam em casa e estejam confortáveis e abertos para o que vão receber. Tenho a certeza de que será um divisor de águas e nós estaremos prontos para dar o nosso melhor. Na verdade, queremos honrar cada pessoa com palavras de vida, ensino da honra, um louvor edificador da fé e muito material que ajude essa geração a viver a vida de Deus. Sei que muitos já estão preparados, mas outros estarão a caminho desse milagre. Se a geração conhecer a honra, com certeza, viverá dias de paz e tranquilidade.Sejam todos bem-vindos!