Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
Confira como foi o Seminário de Honra do ano passado.
 
 
 
 


Publicado: 15.03.2013
Lealdade
Apóstolo Renê Terra Nova

“Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo, não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.” (Tito 2:7-10)

A Palavra, em Tito 2:7-10, diz que devemos nos dar como exemplo em tudo. E no verso 10, diz que devemos mostrar a boa lealdade. A lealdade não é identificada no bom discurso, é provada pelas grandes obras que fazemos. A lealdade é a matriz da honra. É como se fosse o útero que gesta. Ninguém pode dizer que é fiel sem antes ser leal. Ninguém pode ter um pacto com você sem, antes, ter um pacto consigo mesmo.

A lealdade é um princípio que tem poder em sobreviver em si mesmo, quando se está em Deus. Quem sustenta a lealdade não é você mesmo, mas é Deus quem sustenta a lealdade na sua vida.

O leal sabe a postura que deve ter. Age com domínio próprio e sabedoria em tudo que faz, porque é cheio da glória de Deus.

A fidelidade precisa provar a alguém que se é fiel. A lealdade independe de provas, a pessoa é leal, em primeiro lugar a si mesma. O leal não vive sob suspeitas, nem de si mesmo nem dos outros. A essência do leal não está contaminada pela desconfiança; ele já foi resgatado, está conectado com Deus e com o Trono.

Ainda que ninguém entenda, as pessoas leais continuam, permanecem e perseveram. Os leais são indesistíveis no propósito, na chamada, na missão que receberam.

Os únicos seres no Planeta que têm na essência, no DNA, a lealdade são o homem, a ovelha e o cachorro. E nós que nascemos de novo, somos um exército de ovelhas, comandados por um Leão, que não nos maltrata, mas cuida de nós, porque o nome dEle é Lealdade. Glória a Deus que a fidelidade e a lealdade dEle em nossa direção independe da nossa fidelidade e lealdade em direção a Ele.

Quem faz pacto de lealdade pode trair o outro, mas quem é leal não se permite trair, nem a si mesmo nem ao outro, porque a lealdade é a única conexão que nos liga diretamente ao Trono.

Uma pessoa leal é firme no conceito da vida em relação a si mesma, aos outros, mesmo diante das propostas de dores, porque ser leal dói, como está escrito em Provérbios 27:6. É melhor ser exortado pela lealdade, do que beijado por aquele que é falso.

A lealdade abre o nosso entendimento e nos faz entender conceitos fortes da vida. Quem vive na lealdade se move pelo princípio. E sabe que mesmo que a fidelidade tenha preço para alguns, a lealdade não tem preço.

A lealdade faz você acreditar, porque a lealdade não permite dúvidas.

Quem não planta a semente da lealdade jamais colherá o fruto da fidelidade, portanto, não se firma na honra.

A lealdade pode parecer até esquisita para alguns, porque ela nos leva a sermos fiéis e leais aos outros, assim como somos leais a nós mesmos. A lealdade é uma proposta que, mesmo na solidão, a pessoa é leal, diferente da fidelidade, que é provada ao lado de alguém.

É quando se está só que denunciamos o quanto somos leais. Ser leal é o nosso chamado. Ser leal é um convite para tirar as máscaras e viver a essência de Deus na Terra.

Davi e Jônatas

Jônatas não era qualquer pessoa, mas o sucessor do trono de seu pai, Saul. Ele não era um guerreiro de Saul, mas o primogênito. Homem com todas as condições de ser o substituto do seu pai. Um homem leal que se apegou a Davi.

Muita gente que você não espera se apegará a você pela lealdade. A lealdade não briga com os outros, ela tem poder de vencer os exércitos malignos. Se você está em uma luta constante, conecte-se ao Trono e vença pela lealdade, porque a fidelidade se une à lealdade.

Alianças de fidelidade também são visitadas por engano, porque aproveitadores podem vir. Mas a lealdade só se une à lealdade, porque é uma aliança de eternidade. Quem conhece o Trono não negocia o que Deus lhe deu.

Jônatas, um príncipe em Israel, deu a Davi a sua túnica (proteção), o cinto (o suprimento), a espada (a força). E naquela hora, a alma de Jônatas se apegou à alma de Davi. E Jônatas foi leal a Davi, mesmo servindo ao exército do seu pai, Saul. A conexão de Jônatas com Davi se deu por causa da lealdade.

A entrega da túnica, do cinto e da espada de Jônatas a Davi representava a sua lealdade e uma vida completamente sem máscaras. Um líder ‘armado’ não transmite segurança nem é aprovado na sua liderança. Não há como ser leal usando capas que escondem quem somos.

E porque Jônatas foi leal a Davi, um dia os descendentes de Jônatas, após a sua morte, como aconteceu com Mefibosete, sentaram à mesa do rei.

Fidelidade e lealdade, bases saudáveis da Honra, nos ajudam a remover as máscaras e a nos submetermos àquele que tem mais unção do que nós, porque sempre haverá alguém maior que nós.

A túnica é um sinal de proteção. Sempre teremos alguém para nos proteger. A sua autoridade, debaixo de alguém com responsabilidade no Reino, aumenta seu nível de unção e causa impacto e mudança em todas as geografias pelas quais você passar.

A sua túnica e a sua proteção de mente não são suficientes para ficar apenas em você. Então, submeta-se a um líder que possa desatá-lo e levá-lo a um nível maior ainda.

Cinto

Submissão a quem pode gerar provisão. A sua própria submissão não é suficiente para mantê-lo no lugar que Deus tem para você.

Espada

Proteção e defesa. Você precisa de alguém que o proteja e que o ensine a se defender.

A lealdade é a prática do discurso. A lealdade é um manto tão importante que até hoje Roma corre atrás da lealdade, pensando que ela está no manto chamado Santo Sudário.

Na verdade, quando Jesus morreu por nós, veio vestido de lealdade. A lealdade é um caminho até a Cruz. Quem não consegue vestir esse manto, murmura pelo caminho e até desiste.

E muito mais que o manto no ombro, precisamos ornar o caráter com o manto do Messias. Muito mais que o tecido nas costas, precisamos da lealdade no caráter.

É chegado o tempo de remover as máscaras e viver a lealdade. Pela fidelidade, você pode ir à Cruz, mas pela lealdade, você tem direito a ressuscitar.

Hoje o Senhor tem uma palavra e uma promessa para desatar sobre a sua vida. É tempo de você remover as máscaras e se submeter a quem tem mais unção que você, mais provisão que você e mais proteção e defesa.