Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
Confira como foi o Seminário de Honra do ano passado.
 
 
 
 


Publicado: 14.03.2013
Lealdade e Fidelidade
Apóstolo Renê Terra Nova

Nesta noite quero falar sobre o princípio espiritual da Lealdade. Lealdade é também um dom. A lealdade é uma visitação de Deus, porque é a essência do Trono na nossa direção, tanto que Paulo disse que falaria a homens leais. Então, existe uma classe de lealdade.

A lealdade envolve três naturezas: pessoal; ao próximo; ao desconhecido.

Quero conceituar a fidelidade e lealdade.

Fidelidade é a mesma natureza que se une. O leão se une a leoa; o homem se une à mulher. Fidelidade é um pacto espiritual, emocional, físico, que são da mesma natureza, tem o mesmo pensamento e o mesmo valor.

Lealdade é ter natureza diferente, encontrar o predador e a presa. É a mudança de natureza que me faz respeitar as diferenças e suportá-las. É fácil ser fiel à mesma natureza, ao mesmo pensamento, aos mesmos discursos. A lealdade, porém, me faz conviver com os diferentes e respeitar os pensamentos.

Além de sermos fiéis, precisamos também ser leais.

A lealdade não precisa de concordância para que eu absorva o princípio, porque a lealdade é a essência do Trono. Deus não é apenas Fiel, Ele é Leal. A lealdade é uma bênção do Trono que nos faz mais fortes, de forma que se o fraco vem na nossa direção, temos tanto da vida de Deus que derramamos sobre elas do caráter de Deus. Isso é lealdade.

Eu sou fiel naquilo que recebi a essência de Deus na minha vida e com as pessoas para as quais eu declarei fidelidade. Mas a lealdade é uma disposição daquele que está disposto a se entregar, a dar, a socorrer... A fidelidade precisa do outro. Eu preciso de alguém para eu ser fiel. Na lealdade, com alguém ou sem alguém, você é leal, porque tem a química do Trono emergida no seu caráter.

É muito fácil ser fiel com as pessoas que nos abençoam. Mas ser leal com quem nos maltrata não é fácil. A lealdade é um presente que nos faz sair dos níveis comuns. É um legado para os incomuns. Por isso, os comuns não fazem história, os incomuns são a história.

A lealdade é uma integridade, uma riqueza, um exercício espiritual. Se você for leal, você tem a bandeira que atrai o Trono e que atrai a glória de Deus. Você alegra o Céu. E é assim que você deve caminhar dentro do Reino.

I Samuel 18:1-3 fala de um homem que é a expressão de lealdade. A Bíblia diz que a alma de Jônatas estava apegada à de Davi. A Bíblia não diz que a alma de Davi se apegou a Jônatas. Jônatas deu a Davi o manto – autoridade e o cinto – provisão.

Existe ligação de alma para explorar o outro e existe ligação de alma para honrar o outro. Na história de Jônatas, ele possuía mais que Davi, pois era o herdeiro do trono, e ele foi até Davi. Ele era filho de Saul, o homem mais poderoso de Israel. Davi era filho de Jessé que o deixou cuidando do rebanho.

Desde o dia em que Davi foi ungido rei, ele se comportou como tal. No chamado que você recebeu de Deus, você precisa viver de forma a tomar posse. Suas atitudes constroem caminhos de êxito ou de derrota.

A lealdade é uma consolidação tão pessoal, que mesmo diante das crises, não abortamos as promessas de Deus na nossa vida. Lembre que lealdade independe do outro.

A fidelidade cobra postura. A lealdade exercita a postura correta independente de cobranças e mudanças, porque faz parte da essência. É entender que nunca mais você pode retroceder no pacto da lealdade, é teshuvah.

O leal, mesmo que entregue a vida, não negocia a visão e o sonho. É entender que não somos mais nossos, pertencemos a Deus.

Lealdade é uma conexão com o Trono

É o tefilah que gerou o tefilin. Isso representa que da hora em que levantamos à hora em que deitamos, precisamos estar conectados com o Trono.

Se não nos conectarmos ao Trono, não somos leais nem a Deus nem a nós mesmos, imagine aos outros.

Quando estamos debaixo de lealdade, caminhamos conectados com o Reino, ligados no Trono de Deus, e a nossa essência não muda.

Deus quer nos conectar a Ele de tal forma que gere lealdade em todas as áreas na nossa vida.

Quem não está conectado não lê o mundo espiritual. Qualquer crise leva para um lugar estranho e perverte o que é direito.

Já chega de caminharmos desconectados, com tanta bobagem, mentira, engano. É melhor a ferida da lealdade do que o beijo dos mentirosos.

Os espíritos que ficam nos rondando, ou destruímos cada um deles, ou eles nos destroem. Se não entramos neste tempo de conexão, Satanás nos pega em qualquer lugar. Mas quando somos leais, todo princípio se cumpre, porque a lealdade só depende da experiência que tivemos com o Deus Todo Poderoso.

Deus quer fazer de nós líderes de alma apegada a Ele e ao Trono, de forma a vivermos o que a Palavra diz que devemos viver.

Um dia Davi perguntou se ainda existia alguém da família de Saul e de Jônatas, para quem ele pudesse ser fiel e expressar a sua lealdade.

A lealdade não é declarativa com os lábios, mas é a atitude da essência. Quando a lealdade está na direção de alguém, a sua expressão carnal não tem validade nenhuma. E ainda que Ziba quisesse mostrar os defeitos de Mefibosete, Davi não se importava com os defeitos físicos dele. Tudo que Davi queria era cumprir a sua fidelidade e lealdade, bases da honra com o seu amigo Jônatas.

Quando Jônatas morreu, aconteceu algo lindo, porque onde há lealdade, não importa se você é deficiente, você entra na presença do Rei. Não importa o quanto a vida marcou você negativamente. A lealdade é a nossa restituição.

Deus vai restituir a nossa geração, assim como ocorreu com Mefibosete, que sentou todos os dias na presença do rei. Hoje é tempo de você entender o poder da restituição. É chegado o dia das pernas quebradas serem consertadas. E mesmo se você estiver em Lo-Debar, terra dos que são defeituosos, largados e rejeitados, você será lembrado pelo Rei e sentará no lugar de honra.

Por causa da lealdade, estaremos diante do Rei. O Rei nos colocará à Sua mesa e sentaremos no lugar mais nobre. A lealdade nos tira do esquecimento e nos conduz ao lugar da honra. Hoje os seus aleijões são curados. Você passa a ter marcas e não manchas. E essas marcas dão direito a acessar a mesa do Rei.