Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
Confira como foi o Seminário de Honra do ano passado.
 
 
 
 


Publicado: 17.03.2013
O DNA da lealdade
Apóstolo Fábio Abbud

 

“E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.” (Lucas 22:39-42)

No momento final de toda missão de Jesus aqui na Terra, a Sua lealdade ao Pai, consolidou a vitória na Cruz. Naquele momento, qualquer distração poderia atrapalhar todo plano de salvação.

Na nossa vida, qualquer distração no momento decisivo pode nos atrapalhar se não formos leais.

Uma das coisas que vemos no testemunho de Jesus nesse texto é não nos afastarmos do centro da vontade de Deus nem de perto do líder. Toda relação construída por Deus, dentro da história bíblica é construída através de alianças, entre discipulador e discípulo, líder e liderado, mentor e discípulo. Ninguém tem êxito fazendo carreira solo.

Lucífer tinha um líder, Deus, e no dia em que parou de olhar para Aquele que o havia criado e exercia autoridade sobre ele, foi tragado pelo próprio ego e passou a supervalorizar seus dons. Deixou o projeto de Deus e mergulhou em seus projetos pessoais.

Quando alguém sai da vontade de Deus, entra em um caminho que não é de plenitude nem vitória. E nós somos chamados para viver no centro da vontade de Deus.

Lúcifer, quando tirou os olhos do Criador, caiu em desonra e deslealdade, e quando foi expulso do céu, trouxe tudo isso para a terra e é contra essas coisas que temos que lutar, entendendo que assim como Jesus venceu, nós venceremos também. Nós vamos vencer, mas não vamos vencer sozinhos.

Toda vitória na Bíblia é fruto de alianças, lealdade, fidelidade. Isso representa unidade, tanto que Jesus nos chama de um único Corpo. Por outro lado, Satanás luta para quebrar os relacionamentos em todas as esferas, na Igreja, na família, nas lideranças, no trabalho, tudo com o intuito de enfraquecer a Igreja de Cristo, o Corpo.

Nossa posição, entretanto, deve ser a de vencedores convictos, daqueles que creem que Jesus venceu e Ele é nosso Modelo Maior. Podemos usar os mesmos atributos e as mesmas estratégias que Ele usou para vencer. Ao passo que Lúcifer se ensoberbeceu, Jesus Se esvaziou; enquanto ele se orgulhou, Jesus Se humilhou. E nós temos, dentro de nós, o DNA dAquele que é Leal.

Se olharmos para Filipenses, encontramos os atributos divinos de Jesus, dos quais o principal é a humildade. Nós precisamos pedir de Jesus que sejamos humildes, pois os humildes são aqueles a quem Deus revela grandes coisas.

 

Humildade

Jesus disse que Deus revelou as grandezas do Reino de Deus aos humildes e aos simples. Pessoas soberbas e orgulhosas não veem o que o Senhor tem preparado porque estão presas em suas conquistas pessoais. Até inconscientemente, desprezam o que Deus tem para lhes entregar.

A humildade é a introdutora da lealdade, pois é através dela que reconhecemos que precisamos de Deus, do outro, do nosso irmão. O soberbo vive no engano, pensando que ele é autossuficiente e que pode fazer uma rota particular.

A humildade casada com a lealdade nos permite discernir que não fazemos parte de um projeto pequeno nem particular. Quantas pessoas querem ser sempre a estrela principal, nunca podem ser coadjuvantes. Não tire os seus olhos de Deus e da chamada para mergulhar em projetos particulares que vão levá-lo ao isolamento, e, consequentemente, ao empobrecimento. Você ficará só e esquecido. Mas os humildes sempre serão exaltados.

 

Cobiça

Quando Jesus Se esvaziou, Ele estava abrindo mão dos Seus direitos como Filho de Deus. Jesus sabia que a chave do êxito era não querer nada para Ele, mas fazer a vontade de Deus. A chave para o seu êxito é se esvaziar dos seus próprios direitos e rejeitar o orgulho. Não se deixe vencer pela tentação de cobiçar coisas materiais.

A Bíblia diz que aqueles que foram arregimentados para o exército de Deus não devem se envolver com as coisas deste mundo. Quem foi chamado para ser sacerdote, prosperará abundantemente em todas as áreas, porque é promessa de Deus.

A prosperidade bíblica deve ser uma consequência e não uma motivação errada. Você será próspero quando souber lidar com a prosperidade, de forma que o seu coração não esteja nela.

Há pessoas que querem ser o líder e ter o que o líder tem, mas não para serem modelos como ele, mas por cobiça. Não podemos ter a ideia equivocada de que não é bom ser o segundo. Ser segundo e agir com fidelidade e lealdade pode fazer de você o primeiro. Vemos isso na vida de Josué, Daniel, José.

Onde você está, creia que é a vontade de Deus e que o importante é você ser suporte de bênção. Então, o que o Senhor quiser fazer com você, Ele fará. É Ele quem pega todas as nossas fraquezas e transforma em fortalezas.

Jesus tem que ser o número 1 na nossa vida e nós, o número 2. Quando o 1 e o 2 se unem, formam o 12 e conquistam uma grande e poderosa multidão, multiplicando o exército de Deus.

Se você vencer a síndrome de ser o número 1, você tem a possibilidade de estar no mesmo nível espiritual que seu líder e ter as mesmas conquistas que ele tem. Assim como está escrito em Apocalipse que ao que vencer, Deus dará o direito de receber a coroa da vida e sentar no Trono de Deus.

 

Obediência

Jesus obedeceu até a morte, obedeceu até o fim, obedeceu em todo o tempo. E uma das tentações que a Igreja de Cristo precisa vencer é a desobediência para alcançar o nível de autoridade que lhe foi confiada.

A semente da rebelião foi plantada no coração do homem por Lúcifer. Observe como aquele que na Terra obedece aos homens não tem problema em obedecer a Deus.

Não dê prioridade para a sua própria agenda. Priorize a agenda do Reino, seja fiel e leal ao seu líder e vença através da obediência. Quanto mais obedientes somos, mais abençoados seremos. A obediência pode ser desenvolvida.

Jesus obedeceu, esvaziou-Se (venceu a cobiça) e foi obediente. Por causa disso, Ele venceu todas as coisas, e hoje o nome dEle está acima de todo o nome. O testemunho de Jesus é suficiente para nos lançarmos no centro da vontade de Deus, utilizando os mesmos atributos do nosso Mestre, sobre os mesmos fundamentos. Lembrando que tudo que Jesus fez foi movido por amor em relação ao Pai e em relação a nós.

Quando amamos como Jesus amou, facilmente somos leais. Nós precisamos recobrar a visão do Pai, do amor de Deus nos oferecendo coisas boas, levando-nos a lugares mais altos.

Encerro dizendo que sou agradecido a Deus pela vida do meu líder, Apóstolo Renê Terra Nova que eu amo e respeito. O senhor pode contar comigo para conquistar as nações da Terra.