Cinco áreas da Inteligência Emocional




Apóstolo Gean Muniz

Na Inteligência Emocional, temos cinco áreas para desenvolver:

1. Autopercepção

É a capacidade de conhecer a si mesmo frente a situações da vida. É ter relacionamento consigo mesmo. A autopercepção faz com que você faça uma avaliação dos seus erros e acertos.

“Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.” (Romanos 2:1)

 “Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.” (Lucas 6:42)

Faça sua autoavaliação do seu testemunho como sacerdote. Todos os dias vamos ser flagrados em cenas que vao agradar ou desagradar pessoas. Em todo o tempo as pessoas estão nos olhando. Devemos ser a imagem, o reflexo do caráter de Cristo. Essas avaliações devem ser realizadas primeiro em você. Você deve olhar para você mesmo.

2. Autoconrole

É a capacidade de gerir seus próprios impulsos, o mau humor, os impulsos pecaminosos. É preciso ter domínio próprio, ter domínio das suas ações, pois todas as atitudes têm consequências. A falta do autocontrole faz com que você perca o equilíbrio emocional.

No trânsito, você vê muito a falta de autocontrole. Por causa de um xingamento, muitas pessoas já perderam a vida.

O autocontrole deve ser pelo poder do Espírito Santo. O Espírito Santo nos molda, nos avisa, cuida de nós. Ele convence o sacerdote do pecado, da justiça e do juízo.

O autocontrole faz com que você construa uma história de sucesso. Mantendo o autocontrole, sua história só aumenta, mas você pode perder toda a história por um minuto de descontrole.

3. Automotivação

É a capacidade de motivar a si mesmo e realizar tarefas necessárias para alcançar os objetivos independente das circunstâncias.

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Eclesiastes 9:10)

Quando Moisés morreu, Josué chorou 30 dias. Deus foi dizendo para ele: Não temas, estou contigo, vou te fortalecer. Ele precisava decidir entre viver chorando ou seguir em frente com o projeto de Deus.

Você pode ouvir dos outros uma motivação externa, mas você precisa ter essa motivação interna.

A automotivação é você saber valorizar a si mesmo, é fazer com que seus valores sejam externalizados. Ela faz com que você não perca a consciência que você tem uma família, uma chamada, um ministério, independente das circunstancias.

É uma decisão interior de seguir o que Deus entregou a você.

Não deixe o diabo usar pessoas para roubar sua automotivação. Regozije-se, jubile, celebre, porque o Senhor é contigo. Levante o seu ânimo.

4. Empatia

É a habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea, de harmonizar-se com as pessoas. Essa habilidade é muito importante para trabalharmos no discipulado.

“... completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa; nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Filipenses 2:2-4)

5. Práticas sociais

O relato de Marcos 6:30-56, mostra que a Equipe de Jesus estava cansada, fazendo o social, pregando e trabalhando. Jesus chamou os 12 para irem à parte, descansar só que as multidões foram chegando e Jesus foi ministrar-lhes novamente. Quando tiveram fome, Jesus disse que os discípulos deveriam providenciar isso. As práticas sociais são a capacidade de trabalhar em equipe.

Quem não trabalha em equipe não conseguirá desenvolver sua liderança. No meio da equipe, vemos opiniões diferentes. Precisamos respeitar o pensamento do outro, mas todos com o objetivo de cumprir o alvo do líder. A equipe trabalha em função do todo e não do individual.

É provado que pessoas que não tiveram estudo tão avançado, mas têm uma capacidade emocional equilibrada, conquistaram muito. A falta de equilíbrio emocional leva a pessoa a caminhos de ruína e miséria.

Muitos que um dia foram ricos e hoje estão na ruína é porque não tiveram Inteligência Emocional.

Você pode ter muito talento, muitos dons, mas se não tiver equilíbrio emocional em todas as áreas, você vai perder o que Deus lhe presenteou.

Mas, é por isso que Deus colocou você neste congresso, para você ser um sacerdote equilibrado emocionalmente e não perder suas conquistas.