Colocando a confiança em Deus




Apóstolo Anselmo Vasconcelos

“Disse mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o Senhor Deus. Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira, pedras de ônix, e as de engaste, e pedras ornamentais, e pedras de diversas cores, e toda a sorte de pedras preciosas, e pedras de mármore em abundância. E ainda, porque tenho afeto à casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário: Três mil talentos de ouro de Ofir; e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas. Ouro para os objetos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao Senhor? [...] Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos. Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança.

Senhor, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua. E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu.” (I Crônicas 29:1-5, 13-18)

Davi possuía muitas características parecidas com Deus. Eu creio que acima de Davi, só mesmo Abraão.

- Era cheio de fé

Mesmo enfrentando rejeição dos irmãos, não deu a mínima. Quando foi chamado pelo rei, atendeu prontamente. Quando precisou enfrentar o gigante, foi na firme convicção de que ele venceria.

- Era cheio de amor

Diante do maior inimigo que se levantou contra ele, Saul, ele amou Saul. Teve que fugir e enfrentar situações terríveis por causa dele, e ainda assim amava e temia levantar a mão contra o ungido do Senhor.

- Seu coração não era preso nas riquezas

Davi não vivia preocupado com a provisão. Quando lemos I Crônicas 29, vemos claramente que ele entendia que era peregrino na terra. Ele sabia que tudo que estava na sua mão era dado por Deus e não pertencia a ele. Ele tirava de letra as dificuldades financeiras.

No dia em que decidiu construir um templo para Deus, entregou tudo o que tinha para Deus.

Quantos sacerdotes estão preocupados com tanta coisa, principalmente com o seu dinheiro e esquecem que suas vidas estão nas mãos de Deus! A preocupação de Davi era ser o melhor para Deus e deixar um legado na Terra.

Quando nós, como Davi, colocamos a nossa confiança em Deus e colocamos o nosso coração nas mãos do Pai, sendo liberais, Ele cuida de nós. Porque o Deus que nos trouxe a este mundo não nos trouxe por acaso. Deus está treinando a sua vida para algo tremendo.

Davi fez alianças com Deus e nós precisamos fazer alianças com o nosso Deus também.