PUBLICADO: 25.11.2011
Homens, a Resposta da Honra

A 1a Convenção de Homens superou as expectativas. Discípulos de Manaus, do Brasil e das nações, encheram o Templo do MIR e receberam decretos de mudança de sorte. Eles saíram convictos do chamado que têm: são sacerdotes, e dispostos a não negociar a descendência, entendendo que são a Resposta da Honra



 

Pra. Francieme Costa

Desde a abertura, na noite de Segunda, 21, os ares eram totalmente atípicos do que estávamos acostumados a ver em um Congresso. Não havia a mistura de vozes de crianças, jovens, mulheres, mas vozes como de trovão, que sinalizavam que quem estava no Templo do MIR eram os homens, apenas eles, para um resgate que ninguém sabia qual seria.

E foi assim que começou a 1ª Convenção de Homens: Por todos os lados, a figura dos homens era marcante, no Altar, no coral, na orquestra, na dança, na ministração. Eles completavam o cenário em preto e branco, bem diferente dos cenários anteriores já preparados no MIR.

Vários homens exercendo suas atividades profissionais e, através, de um homem de Deus todos os demais se rendendo ao Senhor, foi a coreografia da abertura, em alusão ao tema: Homens de Honra transformam a sua Geração.

O anfitrião da 1a noite foi Apóstolo Wellington Galdino do MIR de Santarém/PA. Ele abriu a Convenção profetizando um tempo novo de transformação e avivamento sobre os homens. O louvor, além do diferencial de ter apenas vozes masculinas, foi ministrado pelo Apóstolo Gilmar Britto, que apresentou à Igreja os possíveis líderes de louvor que estão sendo treinados na Escola de Adoradores, coordenada por ele.

Apóstolo Renê Terra Nova ministrou sobre uma Geração de Sacerdotes que andam em Aliança e são Restituídos na Honra, sacerdotes que aprenderão a cuidar e guardar a honra. Baseado no texto de Gênesis 34 e 35, ensinou que os homens precisam aprender a não negociar a honra dos seus descendentes: “Somos inegociáveis! Nascerá a maior geração de homens de honra. Não importam as consequências administrativas, não negociaremos nossos descendentes. Nosso território será ampliado mais do que podemos imaginar”.

Finalizando a 1a noite, Apóstolo Marcel Alexandre orou pedindo a Deus que socorresse os homens, ministrando perdão por tantos atos errados que já foram praticados. Um momento de muito quebrantamento e que fez com os congressistas saíssem reflexivos sobre o que ainda os aguardava nas outras duas noites.

........

Na 2a noite, Terça, 22, os homens chegaram mais cedo que na noite anterior. Tomaram seus lugares e estavam ávidos para os acontecimentos. Não foi apenas mais uma noite, mas a noite que mudaria as suas vidas, dando continuidade ao que haviam aprendido anteriormente na Convenção.

Após a coreografia de abertura dos dançarinos, organizada por Robert Siqueira, Apóstolo Wellington Galdino leu Isaías 43:26, seguido de I Reis 2 e agradeceu a 1a Equipe de 12 do Apóstolo Renê dizendo: “Vocês nos abençoaram, abençoaram os Estados e as Nações! Este encontro é fruto do trabalho de vocês”. Ele orou com os congressistas e então começou o louvor. Apóstolo Gilmar Britto disse quão lindo era ver uma multidão de homens reunidos adorando a Deus.

Uma noite inédita que contou com a presença da matriarca do MIR, Apóstola Marita Terra Nova, que deu as boas vindas aos Homens de Honra. “Vocês são a resposta para o surgimento de uma nova classe. Possuem as bênçãos do Senhor e devem continuar firmes e persistentes na Palavra. Aqueles que estão aqui foram escolhidos por Deus para fazer a diferença. O sonho de vocês é indesistível, pois o homem que transforma a sua geração é aquele que tem a mente de um mentor que raciocina à frente da sua geração”, enfatizou.

“O erro do Homem de Honra” foi o tema da ministração do Apóstolo Renê Terra Nova. Baseado em Gênesis 34 e 35, ele explicou sobre as várias alianças construídas em cima de mentiras, políticas e necessidades de afirmação perante a sociedade, o que acaba acarretando uma série de brechas que o indivíduo traz a sua vida, permitindo a entrada de principados.

“A Bíblia mostra que um Homem de Honra não tem ombro fraturado. Se andarmos ombro a ombro nos tornamos uma parede de proteção e o inimigo não passa por nós. Não façam alianças quebradas, que não tenham sustentação. Não é qualquer ombro que serve para fazer aliança. Na aliança não se caminha de mãos dadas, mas de ombros colados, para que a desonra não entre em nosso arraial. Proteja a sua descendência, busque resposta de Deus para saber o que fazer, porque nossos filhos não podem ser criados em alianças quebradas. Homens de Honra tomam posição. Quando o mentor perde o foco negocia a unção. Os líderes saudáveis sabem o quanto custa sua chamada. A nossa aliança será limpa em todos os sentidos e saberemos preservar a honra”. Apóstolo Renê finalizou orando, pedindo livramento para cada uma das alianças camufladas, ombros quebrados, comodismo, passividade, alianças manchadas e insustentáveis.

......

A última noite da 1a Convenção de Homens encerrou trazendo uma palavra de restituição e honra para os homens, levando-os a entender que eles são a Resposta da Honra. Uma noite profética, de avivamento, restauração e unção.

Na abertura, Apóstolo Gilmar Britto com uma multidão de homens que enchia o Templo, cantaram louvores e celebraram Aquele que vive e reina para sempre. Os dançarinos faziam o colorido do Altar, misturado ao cenário preto e branco. Uma harmonia tão perfeita que torna até difícil encontrar palavras que definam, com exatidão, o encerramento da 1a Convenção de Homens no MIR. Contudo, podemos declarar que o encerramento foi em grande estilo e memorável. Até já deixou saudades nos homens e internautas que acompanharam cada momento de avivamento, restauração e poder de Deus.

O Apóstolo Wellington Galdino, anfitrião da Convenção durante as três noites, fez as honras da casa, saudando aos homens, que responderam em uníssono com a gravidade que lhes é própria. E em seguida, fez a chamada das Equipes de 12 do Apóstolo Renê Terra Nova do MIR – Manaus; depois os Apóstolos que lideram o MIR no Brasil, e, por último os 12 locais e nacionais. Houve uma grande celebração, pois enquanto cada 12 subia ao Altar e apresentava as suas gerações, ouvia-se por todo o Templo, gritos de júbilos dos discípulos de honra.

Apóstolo Renê Terra Nova agradeceu a presença dos homens e fez uma menção honrosa a Apóstola Marita, dizendo que ela, como esposa, tem sido a mulher sábia que a Bíblia diz, que quem encontrou uma esposa, encontrou um tesouro. Aproveitou a ocasião para ratificar quão importantes são as mulheres na vida dos homens, e pediu que levantassem um clamor “por aquelas que nos completam. Somos incompletos sem nossas esposas. Temos o nosso jeito e a nossa maneira, e muitas vezes, por sermos diferentes, não damos a atenção, o carinho e o amor necessários que a adjuntora idônea merece; precisamos honrá-las. Seremos os melhores homens para nossas esposas. Vamos garantir nossa descendência, porque plantaremos honra por onde passarmos. Nossa geração será transformada a partir de nossas vidas”, falou o Apóstolo.

Dando uma palavra de honra aos homens pelo êxito da Convenção, Apóstolo Renê Terra Nova disse: “Os homens estão de parabéns! Foram mais mansos que as mulheres, mais educados, mais reverentes, mais obedientes – seguindo todas as instruções recebidas. Eu me sinto muito honrado em saber que os homens de honra estão se comportando com honra. Quero dizer a vocês como um pai, um homem de 50 anos que pode aconselhar: não vamos mudar o mundo se não atingirmos os homens. O segredo não está nas crianças, nos jovens, nas mulheres. Quando atingimos os homens eles mudam o padrão e têm prazer em sentar com os filhos e com a esposa e gerar equilíbrio dentro do lar. Obrigado, filhos, vocês são discípulos de honra”.

A última ministração da Convenção era muito esperada, principalmente porque todos queriam saber como seria o desfecho da noite de encerramento. Isso era nítido em cada rosto dos homens de honra que se reuniram no MIR, de Manaus, do Brasil e das nações.

Apóstolo Renê ministrou sobre ‘Homem, a Resposta da Honra’, disse que estamos vivendo a era dos exageros sexuais, por isso é preciso tomar uma reação enérgica. “Nós, homens, devemos mudar a nossa mente para gerarmos um mundo novo.” Um decreto foi emitido sobre os homens para gerar mudanças em todos os aspectos. “Hoje é uma noite de milagres. Ouça Brasil: os homens serão restituídos! O que não pode acontecer é sairmos da tenda, da proteção, da cobertura. Não podemos pegar a nossa honra e arriscá-la”.

E finalizou, dizendo: “Deus vai remover toda sombra do nosso caráter e trazer libertação, de forma que seremos plenos. Não podemos quebrar princípios; devemos restaurá-los. A honra é o princípio para a vida! Depois de toda perturbação de alma pela qual Jacó passou, três maldições ainda o alcançaram. 1. Perdeu o território. 2. Perdeu a mulher que mais amava. 3. Conviveu com a morte do filho vivo. Ele caminhou durante muito tempo sob estigmas. Mas nós podemos caminhar sem argumentos do diabo, livres, sem nenhuma mentira na mente. Estão nascendo homens de honra que transforam sua Geração! Você é Benjamim, aquele que alimenta os seus irmãos, a restituição, o lobo rasgador. Você será tão próspero que terá para abençoar todos da sua casa. E quanto mais você abençoar, mais próspero será”.

Um encerramento sobrenatural! Os homens saíram debaixo de um novo ânimo, conscientes de que a desonra não mais baterá em suas portas e que seus filhos e netos jamais competirão um com o outro. Nasceu a geração dos Homens de Honra!

 

Colaboração: Beatriz Teixeira / Ayda Rodrigues