Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
Confira como foi o congresso de Consolidação no ano passado
 
 
 
 


Publicado: 12.02.2013
Referenciais que medem as atitudes
Dr. Guilherme Schelb

A regra diz o que eu devo fazer. O princípio me deixa em um campo aberto para eu caminhar. O princípio manda amar até os nossos inimigos, e isso tem uma amplitude infinita. Não temos vontade de amar os nossos inimigos, mas pelo princípio, devemos fazê-lo.

A nossa vida espiritual é muito mais material do que imaginamos. Na vida espiritual, é preciso ter atitudes e comportamentos que podem não nos dar fama, mas nos fazem agradar a Deus. Nossas atitudes na crise revelam em nós a esperança de que vamos vencer a morte. A carne não quer orar nem amar o inimigo, mas nós, pela fé, acionamos o que não sabemos de onde vem, mas que transforma as nossas atitudes.

 

No cotidiano, em tudo que fizermos, a nossa vida precisa estar encharcada do Evangelho. Como é bonito ver um crente dizer: “Bom dia!”. Não menospreze um ‘bom dia’, uma ‘boa tarde’, pois há pessoas que não têm educação para cumprimentar outras. E nós que estamos na Igreja, precisamos ser diferentes e ensinar o que é certo aos que não sabem.

 

As marcas que ficam na alma, muitas vezes, parecem irrecuperáveis e caminhamos mancos.

 

 

Três referenciais que podem medir as nossas atitudes

Saiba quais são as medidas das suas atitudes. Será que elas levam você para o alto?

 

 

1. Grito

Com que frequência você grita com as pessoas, com os seus subordinados? Se o grito é fruto do seu descontrole emocional, você precisa saber que esse grito não é de Deus e revela o que a Palavra diz sobre Simão, laços de iniquidade, de amargura.

 

Muitos pensam estar no ápice de uma vida espiritual abençoada, mas, em casa, gritam com os filhos. A intensidade e a velocidade dos seus gritos podem mostrar que vocês não estão caminhando na direção certa. Isso não tem nada a ver com a ira que a Bíblia diz que podemos ter.

 

O seu grito é manifestação espiritual ou manifestação de orgulho e vaidade. A Palavra de Deus diz que cinco palavras de entendimento, valem mais que milhares de palavras que as pessoas não entendem.

 

Uma reflexão para o Corpo de Cristo: Em que degrau está o amor em nossas vidas? I Coríntios 13 mostra o amor como um sentimento extraordinário, que tudo sofre, tudo suporta e tudo crê. Esse é o amor sobrenatural.

 

 

2. Mentira

A mentira é a única coisa na Bíblia que tem um pai: o diabo. A mentira tem dono. E existem pessoas que mentem todos os dias e precisam vencer essa fraqueza. Se a Igreja praticar a mentira diariamente não vai chegar ao Céu.

 

Qual o grau, a intensidade da mentira na nossa vida? Precisamos refletir. A mentira nos tira da rota da direção correta. Precisamos de estratégias inteligentes para saber como vencer a mentira.

 

 

3. Culpa

Alguém é culpado pelo sofrimento que você vive? Se essa é a sua realidade, você não sai do solo da culpa. Não se trata de dizer que nada aconteceu.

 

Vencer a culpa é uma atitude bem concreta na nossa vida. Culpar o outro indica que não estamos com o coração pronto. Não perdoar é um peso. Não perdoar é um veneno que tomamos contra o outro, mas que mata a nós próprios.

 

Perdoar o outro é uma atitude que nos libera para coisas novas.

 

Viva sabendo que uma vida é tudo. Esse é um referencial importante. Ao encontrar alguém que precise de ajuda, não recolha seus braços. Você pode até não dar tudo o que a pessoa está pedindo, mas você precisa cumprir a Palavra de Deus na direção do seu próximo.

 

Filipenses 4:8 diz que tudo o que é bom, puro, agradável, de boa fama, se há virtude e se há louvor, deve ocupar o nosso pensamento. Se você está questionando o porquê de algumas coisas, saiba que é tão-somente porque não agrada a Deus.