Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
Confira como foi o congresso de Consolidação no ano passado
 
 
 
 


Publicado: 11.02.2013
Inteligencia: A ferramenta para abusar ou curar pessoas
Apóstolo Renê Terra Nova

 

Os inteligentes podem se tornar abusadores, se forem pessoas arrogantes. Pessoas inteligentes que não são adequadamente tratadas podem se tornar pessoas cínicas, que vivem em disputas com pessoas menos favorecidas, esquecendo-se de que todas as pessoas têm um tipo de inteligência para nos ensinar algo.

Ninguém é tão sábio que não precise aprender. Ninguém é tão inculto que não tenha algo a ensinar.

Há pessoas que usam a inteligência para punir súditos, os menos privilegiados. E eu faria uma pergunta: O que fazer com a inteligência? Curar as pessoas ou abusar de indivíduos?

Os que usam a inteligência para curar indivíduos estão na rota que honra o Trono e agrada a Deus. Não podemos usar a inteligência treinada para entrar em laços pessoais e colocar pessoas em arapucas.

Vimos pessoas que são extremamente inteligentes, mas se tornam nocivas no ambiente em que vivem. Usam da inteligência para convencer indivíduos para fazer o que não deveriam.

Existem líderes que têm o dom de falar, mas são descompensados emocionalmente e se prevalecem do dom que têm para prejudicar pessoas, escravizando-as.

O apelo hoje é para que a nossa inteligência seja para benefício das pessoas e não para prejudicar o outro.

As pessoas que se acham demasiadamente inteligentes se tornam um laço para elas mesmas, pois só se realizam quando subjugam os menos favorecidos. É a inteligência para o autobenefício e manipulação.

Nós que somos nascidos de novo e temos a vida de Deus, precisamos usar a nossa inteligência para gerar confiança nas pessoas e abençoá-las. O que faz com que as pessoas andem com outras é a confiança. E confiança é inteligência discernida.

Quando uma mulher entrega a sua vida a um homem e vice-versa, o que encontrou foi confiança, porque confiança é a hermenêutica da inteligência. As pessoas que são inteligentes discernem comportamentos e confiam em outras. Quando alguém perde a confiança no outro, acaba o relacionamento.

A inteligência pode ser uma arma letal contra a própria estrutura do homem. As maiores quedas no mercado não foram de tolos, mas de inteligentes. Pessoas demasiadamente inteligentes podem perder a fé em Deus e se tornar apenas delas mesmas.

O MIR é uma Igreja de mesa de nobre. Quem quiser comer muito e ser fartamente alimentado, pode vir aqui, pois nossas reuniões são abertas para todos. O que recebemos de Deus, compartilhamos com todos que querem receber.

Tudo o que fazemos no MIR é debaixo da luz. Descobrimos que quanto mais na luz andarmos, mais protegidos estaremos. A questão é que muitos não têm interesse em desatar conhecimento. Quanto mais conhecimento, mais libertação recebemos.

Você acha que seu vizinho sabe que Jesus morreu na Cruz? Mas se ele não é cristão e sabe da Verdade e você, ao conhecer a Verdade, decidiu deixar Jesus morar dentro de você, então é porque saber é diferente de conhecer.

Oséias 6:3 diz que devemos seguir e prosseguir em conhecer a Deus. Precisamos conhecer para nos tornar mais crédulos e mais libertos.

O conhecimento gera vida. E quem quer ter muita vida, precisa adquirir conhecimento. Os inteligentes vivem mais. As pessoas que não são inteligentes se proíbem de viver. Os inteligentes se cuidam mais que os tolos. Os tolos vivem e não cuidam da saúde. A inteligência deve estar em todas as áreas da nossa vida, inclusive para cuidar da saúde.

Você, como alguém nascido de novo, recebeu inteligência do Trono para muita coisa, inclusive para cuidar do templo do Espírito Santo. Não adianta ser inteligente em tantas áreas e negligenciar a saúde.

Oséias 4:6 diz que o povo de Deus morre por falta de conhecimento. E o povo de Deus tem negligenciado a saúde e não tem cuidado do corpo que recebeu para viver na Terra.

Descobrimos que as pessoas que não entendem o conhecimento, proclamam o seu próprio luto, a própria morte, e vivem se autocultuando em miserabilidades. É preciso viver I Tessalonicenses 5:23, manter o espírito, a alma e o corpo irrepreensíveis.

Use a sua inteligência para ajudar as pessoas, e assim elas continuarão caminhando com você.

Não use seu conhecimento para oprimir as pessoas que você ama

Há pessoas que usam a inteligência para abusar de outras, e, principalmente, das pessoas que ama e que a amam.

Não adianta usar a inteligência para falar o que as pessoas não entendem. A comunicação tem que ser viva. Pessoas que sabem comunicar bem, alcançam êxito.

Não subestime a inteligência de pessoas que são nobres. É verdade que quem tem conhecimento se torna dono do poder, mas isso não pode ser usado para promover o mal, mas para abençoar vidas.

Não use sua inteligência para maquinar o mal. Servimos um Deus que tudo vê, os bons e os maus. Leia Ezequiel 11:2 e veja que há pessoas que maquinam o mal dia e noite. E a Bíblia revela em Jó 5:12, que os que fazem a maquinação da maldade têm os seus planos frustrados.

Você deve viver para o bem, porque essa é a forma de ser blindado, protegido pelo Senhor. Você não precisa buscar atalhos para vencer na vida e buscar um lugar que não é seu. Conhecimento sem humildade é um laço para gerar catástrofes e manifestar abusos.

Se você não dá resultado, por que critica quem faz? Você não pode criticar as coisas pequenas se você não faz nada. E se você só faz as coisas pequenas, não zombe de quem realiza coisas grandes. Não seja um nocivo social para você mesmo e para os outros. Assim você pode se tornar um stelios, aquele que é mutável, que vive em constantes mudanças para pior.

Mimetismo fala de mudanças velozes que os stelios fazem. Eles mudam rápido e mudam outros porque têm poder de convencimento, de se fazerem vítimas e de vitimar outros.  

Cromatóforo, aquele que possui células mutáveis, que simulam outra personalidade.

Isso tudo está relacionado a pessoas que são extremamente inteligentes, que sabem tudo. São pessoas que onde estão vivem de acordo com o ambiente.

Podemos lembrar os estelionatários, que usam da inteligência para enganar as pessoas para benefício próprio.

Alguns cuidados que devemos ter

Cuidado com as mudanças rápidas de comportamento, buscando benefícios pessoais.

Cuidado com pessoas que quando falam, emocionam, mas que, na verdade, estão maculando a sua essência.

Cuidado com pessoas que querem mudar você para pior.

Cuidado com situações que camuflam a verdade.

Cuidado com o estelionatário que tira proveito da ignorância de algumas pessoas para se autobeneficiar. O estelionatário não tem piedade da sua vítima. Utilizam a inteligência para abusar das suas vítimas.

Cuidado com indivíduos que têm o poder de enganar pequenos e grandes.

Deus está trazendo libertação para sua Igreja de forma que ela sai da ignorância que tem prendido muitos e feito tantos outros acreditar em mentiras como verdades.

Dizer sim é divino. Dizer não é tão divino quanto dizer sim.

Quantas pessoas abusadoras com quem convivemos e nem sabemos... E o maior problema não é descobrir os abusadores, mas saber como proceder para se livrar deles e ser curado dos destroços que eles provocam na alma.

Além de defraudar, plantam a desconfiança nas pessoas. Conheça algumas pistas para que os reconheçamos. Eles são: companheiros; amigos; ágeis; simuladores. São pessoas cheias de ‘qualidades’ até ganhar a confiança para, então, abusar do outro.

Existem pessoas que só encostam em você para tirar proveito. E toda pessoa que tira proveito do outro, abusa do outro. Precisamos dizer não para o abuso e treinar a mente para não sermos abusados. Somente através da inteligência divina podemos ser livres dos abusos.

Não permita que pessoas demasiadamente inteligentes usem outras, abusem de outras e façam delas vítimas com sentimento de culpa.

A função do abusador é sempre se fazer vítima e fazer, da vítima, o culpado. Além da vergonha que a pessoa, que é a vítima de verdade, sente em contar para outrem o que aconteceu.

O abusador tem uma ‘graciosidade’ que ninguém fica com raiva deles. Eles ‘aprontam’ até não poder mais e continuam sendo amados. Sabe por que isso acontece? Porque também estávamos doentes. Mas foi até hoje. Hoje chegou a nossa libertação e a nossa cura para vencer essas pessoas que são aproveitadoras.

Infelizmente, é possível, dentro da Igreja, encontrarmos pessoas que são mentirosas, estelionatárias, roubadoras. E esses precisam ser desmascarados, em nome de Jesus. A partir de agora, estaremos atentos aos que estão minando o coração das pessoas contra nós. Estes são os que descredibilizam a doutrina, a visão e os sonhos que plantamos no coração dos discípulos.

O discipulado é uma oportunidade de renovação de caráter. Quem não está sob discipulado pode cair na armadilha de pessoas estelionatárias, manipuladoras, que usam o nome de Deus para proveito próprio. Mas nós vamos receber uma fé madura. Nossa visão será ampliada e entraremos na maturidade para vencer os erros que entraram no arraial. Não aceitaremos nenhum tipo de abuso sobre nós nem no arraial dos justos.

No discipulado, quando estamos tratando, sabemos quem é quem e que tipo de discípulo é.

Só aprendemos a respeitar o trabalho do outro quando trabalhamos no mesmo nível. Muitos conceitos errados têm entrado no meio da Igreja. Mas eles não vão prevalecer, porque trabalhamos muito e é Deus quem nos faz prosperar no fruto do nosso penoso trabalho.

Ao vir pecados desse nível nas células, denuncie. Porque é muito fácil construir em fundamentos alheios; é assim que os stelios constroem. Não permita vozes estranhas nas células, nos 12, nas reuniões, nos cultos.

Vamos sair dos danos maiores e não ficaremos ao lado de pessoas que querem nos contaminar e nos traumatizar na confiança. Confiança contaminada é proposta para nascer um ateu. As pessoas que contaminam a sua confiança podem se tornar ateus; não acreditam mais em Deus nem nas pessoas. Por isso, precisamos nos levantar na liberdade que Deus nos concedeu e não permitiremos que ninguém mais entre na nossa alma para nos afastar do nosso Pai. Somos arautos da sã doutrina.

Quando as pessoas são feridas na confiança, não se permitem mais adquirir conhecimento. Afastam-se de Deus e contaminam tantas outras quanto puderem. Precisamos nos levantar e mudar essa cultura. Através da nossa vida, outras vidas vão conhecer o Messias. Nós levaremos as pessoas para Deus.

Nossa inteligência não pode ser treinada para promoção de abusos, mas para a solução de indivíduos na direção do Eterno. Seremos tão cheios de Deus que na nossa vida não haverá lugar para o que é estranho.

As capas da mentira serão removidas. No lugar, colocaremos o manto da verdade. Não podemos mais trabalhar com falsidade espiritual. Conhecimento é a proposta de Deus para nos manter vivos. As pessoas de conhecimento não se permitem ser abusadas. Ninguém mais vai contaminar a nossa fé, porque decidimos ser livres, conhecer a Deus e a Sua Palavra, honrar nossos profetas e prosperar. A voz estranha na direção dos nossos líderes, vamos nos levantar e dizer não.

Confiamos em tantas pessoas que nos enganaram, nos decepcionaram. Colocamos o nosso coração na mão de pessoas que não nos honraram, agiram conosco de forma fraudulenta. Nossa confiança foi traumatizada.

Um dia, fomos levados por um stelio, que nos enganou e maculou a nossa inteligência. Mas hoje, estamos vivos e em processo de restauração. É tempo de perdoar essa pessoa e sair do quarto escuro. A nossa confiança será restaurada. Não seremos incrédulos, ateus, porque hoje Deus preparou essa reunião para nos libertar, curar e restaurar.

Um dia estávamos presos no quarto escuro, e é tempo de sairmos do abuso e de todas as situações que nos machucaram. A luz de Deus entra e remove o que estava camuflado. Queremos ser a essência do Senhor. Queremos ser exatamente quem o Senhor sonhou para nós.

O diabo tentou nos matar, mas em Deus somos livres. É chegado o tempo de entender que a maldição não está mais sobre nós. A glória de Deus vai à nossa frente, e os muros da nossa casa serão reconstruídos.