Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
Confira como foi o congresso de Consolidação no ano passado
 
 
 
 


Publicado: 10.02.2013
Neurofisiologia da Dor dos Traumas
Apóstolo Arão Amazonas

 

Pessoas que não expressam com a voz o que sentem, vão expressar com dores na alma ou no físico. As vítimas do abuso precisam expressar a dor que viveram. As angústias registradas na alma

A pessoa que proporciona o abuso físico sexual registra na alma da pessoa o abuso. É como uma tatuagem na alma que causa dores invisíveis. Uma criança quando é abusada vai apresentar sintomas que vão acompanhá-la no dia a dia.

 

Conheci uma moça que era abusada sexualmente pelo pai etílico. Ela vivia a ordem de uma angústia tão grande que ela não conseguia dormir. A moça vivia uma perversão. Perversão significa versão distorcida do pai, porque a figura do pai é de proteção e cuidado.

 

A função pastoral dos orientadores é inocentar a pessoa que foi abusada. Esse é o caminho para restaurar a pessoa do trauma. Um acidente nas emoções gera trauma e causa dores emocionais. Quando a pessoa tem essa experiência dolorosa, ela vai multiplicar o medo que se transforma em fobia.

 

Ter medo de algumas circunstâncias é normal. Mas a fobia é uma patologia que mexe com as emoções da pessoa, causando males terríveis.

 

Um dos enigmas do abuso é o exercício da força e do poder, seja emocionalmente ou sexualmente. O abusado que está traumatizado sente medo. Por isso, é importante para você que é líder, saber como lidar com determinadas situações. Você precisa tratar com o discípulo de forma a adquirir confiança.

 

O abuso sexual e emocional repercute no mais profundo de uma pessoa, podendo levar anos até que seja tratado. O tempo não passa para quem é emocionalmente traumatizado.

 

Quando uma pessoa sofre um trauma, pode ficar congelada e para de crescer na idade emocional. Uma mulher, por exemplo, que passou por uma situação de estupro, pode carregar consigo o cheiro do abusador. As reações são as mais diversas, como nojo.

 

Gestos

As pessoas que foram abusadas podem se lembrar das atitudes, dos gestos do abusador. Por isso, na questão de liderança, muitos liderados fazem pé de guerra com o líder sem querer. E o líder tem que saber como tratar e entender. O líder não pode pensar que é uma atitude de rebeldia.

 

E, na maioria das vezes, o discipulador, por não ter a habilidade técnica, não sabe como tratar e torna tudo como algo pessoal.

 

Líder, você não pode deixar que os transtornos emocionais dos discípulos sejam derramados sobre você, de forma a se transformar em doenças emocionais na sua vida. É por isso que a Bíblia diz que devemos guardar o nosso coração, proteger o nosso coração, a alma.

 

Quantas pessoas anuladas por causa dos traumas, deixando-se levar pelos problemas e perdendo todas as suas conquistas.

 

Outros entram em regressão mental, porque os choques e traumas causam essa reação. Precisamos caminhar debaixo de direção sábia, contar com o Espírito Santo, que traduz o que não sabemos falar.