Apóstolos Renê e Marita Terra Nova

 
Confira como foi o congresso de Consolidação no ano passado
 
 
 
 


Publicado: 09.02.2013
Adultérios emocionais no discipulado: A ferramenta de Belial para causar divórcio no discipulado
Apóstolo Renê Terra Nova

Você tem escutado, muitas vezes, mulheres dizendo para o marido que ele não cresce, porque está sempre reincidindo nos mesmos erros. Também escutamos, muitas vezes, maridos dizendo à mulher que ela não cresce e é muito ciumenta. Isso acontece porque uma pessoa adoecida na alma não cresceu em uma determinada área da sua vida.

 

O problema não é lidar com os adultos biológicos e espirituais, mas com pessoas que emocionalmente não conseguem responder porque vivem no limite da alma. Quem não cresce emocionalmente não se desenvolve na alma.

 

Quem está cuidando da nossa alma? Sabemos que existem vários tipos de seguro, de casa, de carro, mas, e a alma, ela está no seguro? O nosso maior problema é emocional. Um casal que emocionalmente não é maduro, vai transmitir aos filhos as mesmas doenças. O que vemos são crianças cuidando de crianças. Pais disputando com os filhos.

 

Disfunção emocional na vida de líderes faz deles líderes profanos, que não sabem discernir o que é certo e errado. Precisamos aprender que a unção não pode ser misturada com o profano.

 

Que associação há sobre Belial e Cristo? Cristo é unção! A palavra Cristo é Mashia, Ungido. E o Ungido não tem comunhão com o profano. A questão é que está tudo misturado. E nós não podemos nos misturar porque somos de Cristo. Somos ungidos, cheios do poder do Espírito Santo e não podemos nos contaminar com as coisas deste mundo.

 

E a Palavra nos pergunta que sociedade pode haver entre o crente e o incrédulo. É por isso que não podemos nos submeter a jugo desigual. Não há sociedade para os que são casa de Deus. Deus nos chama de filhos e nós O chamamos de Pai.

 

Descobrimos que Belial utilizou uma ferramenta de desarmonia no discipulado porque ele não tem poder na sua vida física e espiritual, mas pode causar uma fratura na sua vida emocional.

 

Belial, no texto de II Coríntios 6:15, significa imprestável ou desprezível. Por isso,  precisamos nos posicionar porque somos de Cristo e não temos aliança com Belial. Mas, mesmo assim, ele quer torturar o povo e manipular a alma. Cuidado com as crises na alma.

 

Nós precisamos ser agentes de restauração para levar o amor, a libertação, a cura e a restauração a muitos que precisam. Espiritualmente, muitos estão completos; biologicamente, estão crescidos, mas, emocionalmente, precisam amadurecer.

 

 

Os filhos de Belial são abusadores, são aqueles que invadem os territórios mais preciosos que existem: o território da alma. E o território da alma quem cuida somos nós. Não vamos deixar que Belial brinque com as nossas emoções.

 

Ainda que cheguemos ao Reino com a alma desarrumada, podemos ser restaurados por Deus nas emoções. Só quando somos curados dos abusos que sofremos é que podemos consolidar a colheita na geração da maturidade.

 

Os abusados podem simular alegria camuflada, mas internamente a tristeza é a companheira deles, porque os abusos são adultérios na alma.

 

No Brasil e no mundo, as pessoas dizem nos amar, mas muitos, porque estão confusos nas emoções, têm causado adultérios emocionais. Alguns até querem trocar de liderança para ver se resolve. Mas, o que resolve, de verdade, é curar o caráter.

 

Os abusados na alma amam o mentor por fases e odeiam por fases. Enquanto não formos curados, não sairemos dos abusos. E o pior, não respeitam honra, não consideram lealdade e desprezam fidelidade. Vivem em um abismo, que chama outro abismo, e assim sucessivamente.

 

As pessoas vivem o discipulado, mas desejam outro líder sobre elas. Isso é adultério da alma. Tudo que desejamos que não é nosso, é violar o pacto, é cobiça. E a cobiça é a chave para o adultério. O problema maior no discipulado é muito mais na alma, emocional, do que no espírito. E todo adultério dá direito a rupturas, porque a aliança foi violentada e o pacto foi rejeitado.

 

Se você tem uma aliança com o líder e com a Igreja, e deseja outro líder e outra Igreja, saiba que isso é adultério proveniente de abuso. Isso acontece porque não respeitamos o que Deus nos deu.

 

A infidelidade no discipulado dá direito a desistências tanto da parte do discipulador como do discípulo. Precisamos estar orientados, doutrinados e protegidos pela Palavra. Não temos outro poder nem outra autoridade sobre nossa vida.

 

Quando nos submetemos ao líder, é porque amamos. E quando amamos, precisamos saber conviver com as qualidades e com os defeitos do líder. E, juntos, líder e discípulo crescem e se tornam melhores do que eram quando estavam separados. Discipulado é mutação para aprovação.

 

Todas as áreas que foram abusadas em nossa vida precisam ser curadas.

 

Por que ficar debaixo de alguém que nos maltrata, seja líder ou discípulo? Por que ficar com um discípulo que o desonra? Por que ficar com um líder que não cuida do discípulo? Porque gostamos de viver uma vida medíocre. Ninguém ganha outro no grito, as pessoas precisam ser amadas.

 

A idade emocional mostra quem somos e é expressada pela forma como reagimos. Muitos, diante de um grito, ficam paralisados. E há até os que gostam de ser maltratados. Existem os abusados que gostam de sofrer e de apanhar e existem abusados que gostam de bater.

 

O problema é que as doenças que carregamos têm entrado no discipulado. Mas o abuso tanto do casamento como do discipulado vão sair da Igreja.

 

Os que passaram a vida debaixo de abuso gostam de ficar sob discipulado austero. Vivemos em uma sociedade que ninguém mais aguenta tanto abuso. Vamos socorrer as pessoas para que sejam curadas e restauradas nas emoções. Ninguém precisa viver com sentimentos mutilados.

 

Um erro grande não é compensado por um erro maior. Deus vai entrar na sua causa porque a revelação está chegando para o Seu povo. Você só aceita abuso de liderança ou de discípulo se for doente. Nossa chamada em Deus é para viver em amor.

 

Se você sabe que alguns caminham com você com interesses, por que sustentar esse relacionamento doente? Você só conhece 100% uma pessoa quando você tira um pouco da autoridade. Há até os que de gente viram ‘bicho’. As pessoas acham que as outras têm obrigação de fazer o que elas querem.

 

Quem vive por benefícios está longe de compreender a sua verdadeira chamada. Quando nos permitimos ser curados e alcançados, nosso coração passa a ser agradecido. Tudo o que inquieta você e rouba a sua paz e a sua alegria se torna uma ferramenta de abuso emocional.

 

Não há nada que consultando o Trono não recebamos de Deus como presente. E nós precisamos viver em uma geração de verdadeira paz.

 

Um líder nunca utiliza a fraqueza do outro para manipular, mas para ser instrumento de libertação, cura e restauração. Abusos no discipulado são inadmissíveis. Discipulador e discípulo não podem ser uma espécie de Hitler um para o outro.

 

Uma pessoa que já está terrivelmente atormentada não precisa de um novo abusador na sua direção. Se você é um tipo de líder nazista, busque cura e mudança. Se você é um discípulo que sofre na mão de um líder nazista, sai da cobertura dele com a bênção, com a elegância, buscando ajuda.

 

Não somos marionetes! Precisamos reagir na alma e sair de debaixo de jugos nazistas. O alvo além de mutilar é eliminar a geração. A geração mais abusada do Planeta é a nossa. Por isso, não encontramos mais tantos sonhadores.

 

Os abusados não sonham. As pessoas abusadas só sonham quando são curadas. Pessoas que não sonham têm por trás um abuso que inibiu o seu sonho e proibiu a sua visão.