Home NotíciaEntrevistas Ministrações Mensagens Fotos
  
 
 
Compaixão remove a lepra de uma Geração
Ap. Renê Terra Nova

“E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo. E, advertindo-o severamente, logo o despediu. E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. Mas, tendo ele saído, começou a apregoar muitas coisas, e a divulgar o que acontecera; de sorte que Jesus já não podia entrar publicamente na cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todas as partes iam ter com ele.” (Marcos 1:40-45)

Quando o milagre se manifesta, nem Jesus tem sossego. Eu quero dizer que a partir de hoje você dirá a todo mundo o que Deus fez em sua vida. Você não precisa pregar bonito, mas contar a sua história. Dizer que Jesus removeu as suas lepras e fez em você uma novidade.

O homem era coberto, tomado, emergido em lepra. Leprós, em grego, significa manchado, sujo ou ferido. Toda pessoa manchada, suja ou ferida é leprosa. Jesus disse em Efésios 5 que a Noiva não seria leprosa, mas seria sem mácula, sem ruga, sem defeito. E Ele está nos limpando, removendo as manchas e nos marcando com a essência dEle.

Nem o sacerdote era isento. Quando o sacerdote fosse ungido, no dia precisava fazer exame. Não poderia exercer o ofício se não fosse casado e se tivesse manchas no corpo. Isso era tão sério que tudo precisava ser examinado. De igual modo, toda oferta que seria oferecida também não poderia ser manchada, não poderia ter ferida ou lepra, senão não era recebida. Ou seja, a oferta não poderia ser suja, nem manca, nem contaminada.

Deus requer de nós seriedade até nas ofertas. Por isso, Jesus é chamado o Sacerdote Perfeito. Mesmo não tendo formosura, era Perfeito. A missão de Jesus era salvar e não destilar beleza física, mas era sem mancha e sarado em tudo.

Quando somos manchados, perdemos legalidade em muita coisa, porque estão debaixo de decretos malignos. A nossa geração é tomada de lepras porque por tudo se ferem. Alguns vivem cobertos de lepras, de carnalidade, porque o mundo perdeu o perfil. Ninguém mais sabe o que é valor. Isso é um sinal no mundo espiritual que o mundo está vestido de lepra, de carne.

E no texto, lemos que um homem correu até Jesus, prostrado, proskineu, e adorou Jesus. Só Jesus recebe adoração de um leproso, porque Ele sabia quem era o leproso e no que se tornaria após a adoração. O trunfo do leproso foi ter se prostrado e adorado.

O leproso disse a Jesus que se Ele, Jesus, quisesse, poderia limpá-lo. Ele sabia que segundo o livro de Números, um leproso não era bem-vindo.

Todos que chegam até nós vêm manchados, leprosos, mas serão limpos. Deus nos usará neste processo. Não mandaremos os leprosos embora, seremos como Jesus, Ele é o nosso Modelo, Aquele que ficou com o nosso lado ruim e levou para a Cruz. Ele nos fez autoridade nEle para curarmos as feridas e limparmos as lepras.

E porque Jesus morreu e ressuscitou e hoje vive dentro de nós, nEle podemos fazer proezas, porque quando Ele ressuscitou, não ressuscitou doente, mas vitorioso para tomar a minha e a sua causa, a causa da humanidade.

Jesus está aqui e quer fazer algo na sua vida hoje, se você deixar. Quando Jesus gritou na Cruz: “Está consumado”, Ele estava dizendo que estávamos livres.

Quando o leproso chegou diante de Jesus, foi porque ninguém poderia tê-lo ajudado, a não ser Jesus. E Jesus Se moveu em compaixão, porque quem não tem compaixão despreza até a si mesmo. Somente com compaixão temos misericórdia das pessoas que vêm até nós.

Não podemos viver diante de acusação e julgamento. A Igreja assumiu o lugar de Jesus, esquecendo-se de que é Ele quem nos absolve diante do Trono. É um espírito reinando neste século de julgamento e acusação. Por isso, muitos estão presos.

Precisamos entender que diante de Deus ninguém é melhor do que ninguém. Antes da salvação, éramos pecadores. O decreto para o leproso era: fora do arraial! O decreto de Jesus era: Sê limpo!

E Jesus, após curar o leproso, ordenou que ele fosse ao sacerdote para ofertar pela cura. E ordenou também que não dissesse nada sobre a cura. Mas quando o homem que antes era leproso chegou ao sacerdote, confessou que fora curado por Jesus. Imagine a quantidade de leprosos que não foram atrás de Jesus.

A revelação foi a maneira como aquele homem perguntou a Jesus. Uma pessoa consolidada, todas as lepras internas e externas desaparecem. É isto que Jesus fará conosco nesta noite: Seremos curados!

Não curamos leprosos se não formos compadecidos. Se não houver compaixão, eles permanecerão leprosos. A compaixão nos leva a mudar a sorte das pessoas através de emissão de decretos.

Jesus curou os leprosos. Mas, qual o segredo? Compaixão. Hoje todas as manchas, as lepras serão curadas.

Existem dois tipos de lepras: lepra da alma e lepra do caráter.

 

. Lepra da alma

Quantas pessoas não conseguem ser grandes porque estão guardadas, medrosas. Algo as prende. Pode ser lembranças, traumas... Isso faz com que as pessoas fiquem leprosas na alma, mutiladas e não conseguem andar, porque estão sem os pés, ouvidos, mãos e visão da alma.

Pessoas tão lindas, mas tão presas, sem conseguir obter êxito, porque o diabo que só presta para ser diabo, conseguiu mutilá-las.

A lepra destrói a essência da alma. E o problema é que a obra de Jesus está pronta, mas o indivíduo não consegue ver. E a proposta de Jesus para a Noiva é que ela seja limpa de lepra, sem manchas.

Podemos lembrar Miriam que disse que Deus havia falado com ela, quando Ele não havia falado. A Bíblia diz que ela ficou leprosa e por sete dias ficaram parados no deserto, por causa dela. E ela precisou de Moisés para interceder por ela e trazer a cura para que fosse limpa.

Moisés também um dia já havia ficado leproso, quando Deus mandou ele colocar a mão no peito e, ao tirar, estava leprosa. Depois Deus mandou colocar a mão no peito novamente e ela ficou limpa. Deus ensinou a Moisés que ele não poderia libertar um povo se estivesse leproso no coração.

A lepra nos tira das pessoas que amamos e nos separa da conquista da nossa geografia. Moisés ficou 40 anos no deserto, tateando sem chegar à terra prometida, tudo por causa da lepra.

Nos dias de Eliseu, Naamã foi curado, mesmo sendo sírio, porque creu no comando do profeta. A Bíblia não relada que Eliseu foi usado para curar nenhum hebreu leproso, mas curou Naamã, porque este obedeceu o decreto que recebera.

 

. Lepra no caráter

Uma forte característica do preso no caráter é a fofoca, a maledicência. Precisamos ser radicais em cuidar do nosso caráter e não nos aliar dos fofoqueiros.

Quem eram os leprosos do texto? Os Apóstolos. Judas traiu Jesus por dinheiro. Outros textos dizem que os discípulos criticavam e indagavam porque Jesus recebia a unção da mulher que era pecadora. Ela ungiu Jesus, derramou perfume nEle e depois lavou os pés. E Jesus disse que era um ato profético para o Seu sepultamento.

Quando Jesus entrar na sua casa, você começará a ler o mundo espiritual e você será curado, liberto, limpo das suas lepras e a sua casa será cheia de Jesus.

Os discípulos andavam com Jesus removendo lepras no físico, mas acumulavam lepras na alma e no caráter. Jesus entrou na casa do leproso, jantou, sentado à mesa com o leproso que fora curado e com Lázaro que fora ressuscitado. Jesus tem prazer em sentar com os que foram curados e ressuscitados.

Hoje Deus nos usará para que não fique nenhum leproso na nossa direção. Lepra não é doença, é maldição. Mas seja qual for a maldição, não ficará nenhuma sobre a nossa vida. Segundo a palavra do sacerdote, eu declaro: Sê curado!