Home NotíciaEntrevistas Ministrações Mensagens Fotos
  
 
 
Consolidando a Visão através do Discipulado M12
Ap. Luis e Pra. Regina Vasconcelos

 

O texto de Levítico 9 nos faz ver que Deus dá uma ordem a Moisés, que a transmite a Arão e aos seus filhos. Moisés traz tudo aquilo que deveria ser feito para que a glória do Senhor viesse sobre o Seu povo.

Deus deu toda a direção a Moisés, que foi fiel em passar a Arão e a seus filhos, pois as ordens representavam que Deus tinha uma forma que queria que as coisas acontecessem para que a Sua glória descesse sobre eles.

Uma grande multidão se reunia para ouvir o que aconteceria. Havia uma forma de entregar as ofertas, os holocaustos e o povo jubilou tanto que a terra tremeu. O povo estava alegre, embevecido pela glória do Senhor. Mas no capítulo 10, a Bíblia diz que os filhos de Arão, Nadabe e Abiú apresentaram fogo estranho diante do Senhor e o Senhor os matou.

Em meio a toda aquela festa, Deus mata, exatamente, os filhos do sacerdote. A Palavra diz que eles fizeram o que Deus não havia ordenado. Muitas vezes, ficamos nos perguntando o que é o estranho. Estranho não é aquilo que você não conhece, mas aquilo que você não esperava que acontecesse, mas aconteceu.

Por exemplo, você chama alguém para organizar o aniversário do seu filho e pede muito balão, muito doce e muita música, mas quando você chega ao local da festa, você se depara com um palhaço. E, ao inquirir a pessoa que realizou a festa, ela diz que achava que ia ficar legal com o palhaço. O palhaço causou estranheza porque você não havia pedido.

O estranho causa incomodo, causa estranheza. Com certeza, Nadabe e Abiú estavam com as melhores intenções, mas o Senhor não havia pedido aquilo e eles morreram. Muitas vezes, achamos que estamos agradando, ajudando, mas estamos trazendo fogo estranho no meio do povo.

Deus deu a Moisés todas as direções para Moisés atrair a glória de Deus ao povo, mas Nadabe e Abiú quiseram fazer diferente. Nesses dias, o Senhor tem trazido estratégias através da Visão Celular no Modelo dos 12. Essa estratégia tem o objetivo de curar a Igreja, transformá-la numa Noiva sem ruga e sem máculas. Uma Igreja que não venha a oferecer fogo estranho ao Senhor. Uma Igreja que será discipulada quando realmente decidir se submeter ao discipulado, com discípulos que vão fazer o que o Senhor mandou, e não o que querem fazer.

Muitos dizem que a Visão não funciona com eles, mas quando você analisa, percebe que essas pessoas não seguem os passos da Visão, não cumprem o que é necessário ser feito para que a Visão dê certo.  Até hoje algumas pessoas fazem algumas coisas no Encontro com Deus que nunca foram realizadas em Manaus... É fogo estranho diante do Senhor.

Estamos sendo consolidados através de uma Revisão e vamos alcançar êxito em tudo que fazemos. Para tal, precisamos de um discipulado eficaz e eficiente.

Algumas coisas tiram a eficácia da Visão porque muitos decidiram fazer seus próprios caminhos.

A forma mais eficaz de discipulado é o discipulado de Jesus. Nós encontramos Moisés com os seus 12, vemos a escola de Profetas, mas vemos Jesus no discipulado perfeito e eficaz.

O discipulado precisa de decisão. Exige que você mostre que se submete à direção do seu discipulador. O discipulado tem cara e tem nome; você sabe de quem é e quem está sob sua liderança.

Discipulado é derramar a vida de Deus em seus discípulos. Jesus fez isso com seus discípulos: derramou sua vida e Seu caráter neles. Hoje, no discipulado, encontramos alguns obstáculos, porque muitos não querem ser tratados e confrontados, mas é impossível discipular sem confronto.

Jesus passou por muitas coisas que passamos hoje no discipulado... Judas recebeu as mesmas instruções que outros, teve seus pés lavados por Jesus, mas houve um dia que Judas olhou para Jesus e mudou o coração.

Vemos, também, Jesus com Pedro. Pedro era impetuoso, e chegou até a cortar a orelha de um soldado. E Jesus mostrou que não era assim... E curou a orelha do soldado. E Jesus com Tomé? Tomé andou 3 anos com Jesus e, depois da ressurreição, disse que só creria se tocasse...

Jesus também teve desafios no discipulado, por isso precisamos aprender com Jesus.

Precisamos ser estrategistas. Ninguém faz discipulado de qualquer jeito, sem planejamento. Não dá para discipular só de vez em quando, só quando está a fim. Jesus discipulou por 3 anos continuamente. E os seus 12 formaram outros, e outros, e outros, e hoje nós estamos aqui.

Discipulado é um processo de transformação. Transformação no caráter, na vida, no entendimento, para que sejamos a cada dia mais parecidos com o Senhor Jesus. Talvez você diga: ainda falta muito... Mas é por isso que é processo.

Discipulado é transfusão de vida. Jesus investiu 3 anos em regime integral. Discipulado não é feito somente com o estudo de 12 que sai no informativo da Igreja e que você lê 15 minutos antes da reunião...

 

Discipulado é formar o caráter de Jesus nos discípulos. Devemos formar nos discípulos o caráter de Jesus. Acontece que você não forma o caráter de Jesus nos seus discípulos quando você não tem o caráter de Jesus. Não dá para cobrar pontualidade, por exemplo, se você não é pontual.

Discipulado é um processo intencional, diário, cumulativo e verdadeiro. Exige relacionamento. Precisamos aprender a nos relacionar. Discipulado exige que você se entregue ao processo e se entregue à pessoa que ministra sobre você. Mas a entrega vem pela confiança. Como discipulador, você precisa gerar confiança no discípulo, você precisa gerar credibilidade.

Jesus trabalhou dessa forma com os discípulos. Jesus estava constantemente com eles. Aqui está a grande questão no discipulado: é você se dispor a fazer, é se submeter ao processo. Muitas vezes, queremos arranjar alguma coisa diferente. Não adianta fazer muitos enfeites e não estar verdadeiramente imbuído nesse processo. Muito adereço traz apenas confusão.

Discipulado precisa ser verdadeiro e aí entra a questão da fidelidade. Você conhece muitas pessoas que já passaram por vários discipuladores... Parece que hoje fidelidade é algo que ficou fora de moda. Não pode ser assim na Igreja. Fidelidade não pode ser uma palavra apenas no dicionário. Quando o negócio começa a apertar e esquentar, dá um jeito de ir para outro lugar. Discipulado exige fidelidade, decisão. Deus é muito bom e Ele está nos dando um tempo de revisão para arrumar nossas veredas.

Discipulado é renunciar aquilo que estabelecemos como correto para nós e tomar o princípio de Deus. Hoje no Brasil, muita gente se diz crente, até alguns artistas. A questão é ser verdadeiramente discípulo de Jesus, é negar-se a si mesmo. O discipulado nesse processo tem uma essência: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lucas 9:23)

Que tipo de discipulado você está vivendo? É muito fácil ser discípulo fazendo as coisas do jeito que queremos. Discipulado é renúncia. Porém, nessa renúncia, ninguém é coagido. Jesus não obrigou ninguém, Ele chamou. A decisão de continuar ou não no discipulado é do discípulo. As multidões vinham até Jesus. E Jesus quando deu um discurso duro, as multidões foram embora, mas os 12 ficaram.

Renúncia não é deixar seus pais, seus filhos de qualquer jeito. É renunciar seu egoísmo, sua carnalidade. Administre sua vida com sabedoria e discernimento para depois não ficar relatando na internet que a Visão Celular roubou sua vida, sua família... A Visão Celular não rouba nada, você é que precisa adminsitrar tudo com sabedoria e discernimento.

Em alguns momentos, talvez você até não tenha tido sabedoria de administrar algumas coisas e tenha surgido a vontade de deixar tudo. Mas o Senhor está nos levando a um tempo de ajuste e revisão.

Pense agora nos seus discípulos, veja o rosto de cada um deles. Jesus teve sucesso com seus discípulos porque tinha autoridade no que falava. Não era porque gritava ou era grosso, era porque vivia o que pregava. Ele não era surpreendido em situações que falava e não vivia.

O discipulado acontece no dia a dia, na confiança que você gera com eles. E, muitas vezes, isso se perde num momento em que você é pego fazendo algo diferente do que ministrou.

O Senhor tem uma promessa para nós e, quando nos submetemos à Sua Paalvra, somos extremamente abençoados. E o coroar do discipulado é ver no discípulo que tudo que você plantou está sendo colhido.

Investimos em crianças há muitos anos. E hoje vemos crianças que cresceram no Reino, firmes na Palavra, estudando na faculdade, casados, com filhos... Um dia, seus discípulos olharão para você e agradecerão pelo investimento, pela semeadura.

Tire seus olhos dos discípulos que não estão lhe dando alegria. Olhe para aqueles que estão realmente crescendo e sorria com eles. Eles vão lhe acrescentar a cada dia novas alegrias porque seu investimento valerá a pena.

Muitas pessoas morrem na Visão porque estão fazendo o que não deveriam fazer. Mas nós estamos entrando no tempo da Revisão para voltarmos aos princípios do Reino. Que essa visão do discipulado entre em nossa vida de forma clara e cumpramos os propósitos de Deus.