Home NotíciaEntrevistas Ministrações Mensagens Fotos
  
 
 
Consolidar uma geração de servos através da Revisão
Apóstolo Elionaldo Costa

Jesus trouxe a nós um princípio que, para muitos, é difícil de entender. Servir não é fácil, e nós precisamos dar continuidade ao serviço de Cristo, porque somos o resultado do serviço dEle. Ele Se deu, dedicou-Se por amor a nós.

Nestes dias, temos ouvido sobre compaixão. E essa compaixão precisa ser praticada, não pode alcançar apenas a área emocional. Algumas vezes choramos, berramos, pregamos, mas se não vivermos compaixão, de nada adianta.

A maior marca de Cristo foi Ele, sendo Senhor e Líder, fazer-Se Servo, tornou-Se o nosso Exemplo, Modelo. Jesus mostrou que é possível ser grande, Mestre e se tornar servo.

O mundo de hoje não aceita o serviço, pois denota inferioridade. Quando olhamos para o nosso irmão, pelos princípios bíblicos, entendendo que ele é maior que nós, isso agrada o coração de Deus.

Agora, veja-se servindo as pessoas; essa deve ser a sua identidade. A maioria das pessoas não tem dificuldade em se tornar senhor, patrão, líder, mas poucos são os que têm a sensibilidade para entender que o Mestre se fez Servo, porque todos os que se tornam servos serão exaltados por Ele.

Atualmente, é tão fácil encontrar senhores, os que gostam de viver sobre o poder. Mas não podemos nos deixar embaraçar pelas emoções que nos fazem humilhar as pessoas e que não estão em linha com o que Deus planejou para nós.

Jesus é Senhor e, como Senhor, Ele se fez Servo. Ele nos conhece por dentro e por fora, e sabe quem de nós deseja, verdadeiramente, servir.

O serviço não é fácil. Quando servimos, precisamos sempre dar algo de nós para que pessoas sejam devolvidas, abençoadas. Mateus 20:28 diz que Jesus não veio para servir, mas para dar a Sua própria vida na direção de muitos. E esse ‘muitos’, implica você.

Quando lemos Filipenses, entendemos que o que temos nunca será maior do que o que Deus tem para realizar em nossas vidas. Jesus esvaziou-Se a Si mesmo para tomar a forma de Servo e isso fez com que fosse exaltado.

Consolidar uma geração de servos através da Revisão é olhar para o nosso serviço e saber que sempre precisamos estar nos revisando para ver se estamos reproduzindo o caráter de Cristo, nosso maior propósito aqui na Terra com o nosso serviço.

Precisamos reproduzir na vida o molde, o modelo de Cristo. Muitos líderes querem apenas se fortalecer, algumas vezes, através de finanças, aparências, autoridades, imposições... Isso até pode dar consolo que sustenta por um tempo, mas não é suficiente.

Alguns elementos que já foram citados no decorrer deste Congresso de Consolidação são úteis, mas nenhum deles funciona sem o serviço para o qual fomos chamados. O que faz com que nossos filhos biológicos e espirituais vivam a vida de Deus que ensinamos é quando eles olham para nós e veem o quanto de Cristo há em nós.

Os servos não podem se distrair, pois trabalham para Deus em função das vidas. E um dia Jesus disse que bem-aventurados são os pobres de espírito porque dos tais é o Reino dos céus. E eu fiquei meditando sobre o que era ser pobre de espírito, visto que é tão difícil ser pobre em qualquer circunstância. Mas o que Jesus estava dizendo era que eles não deveriam ser como os fariseus que se achavam tão ricos de espírito, mas que desdenhavam do próximo.

Não podemos ser fariseus, ser religiosos, inatingíveis. Alguns já não sentem mais a presença de Deus, mentem o que pregam, e Jesus disse que devemos ser simples. Não precisamos exigir posições, antes, devemos ser simples, humildes, considerar o próximo, o irmão, considerar as falhas. Era isso que Jesus estava dizendo.

Se você é conhecedor da lei e vive a lei de Deus não por religiosidade, deve viver de forma simples. Seus seguidores devem estar baseados não no seu próprio caráter, mas no caráter de Cristo que está em você.

Os líderes humildes, simples, eliminam a arrogância e a altivez que insistem em permanecer dentro de si, e, assim, cometem menos desastres na direção das pessoas. Todo líder que busca ser além do que ele foi chamado, quer tomar para si a posição de Jesus. O líder simples pode até incorrer em erros, porém vai matar menos pessoas e ferir muito menos.

O servo não foi chamado para ser arrogante, prepotente, nem matador dos seus irmãos. Claro que para manter a simplicidade, não é nada fácil.

Uma das marcas de Cristo que deve operar em nós para realizar um excelente trabalho é a mansidão e a humildade. Essas marcas de Cristo devem fazer parte do nosso caráter. Quando não somos mansos e humildes, passamos por cima das promessas divinas.

Os mansos herdam a terra e promovem justiça (Salmo 37:11). Os mansos herdarão a terra e se deleitarão na paz. O que consolidará as gerações que alcançaremos é o quanto de Cristo será encontrado dentro de nós.