Home NotíciaEntrevistas Ministrações Mensagens Fotos
  
 
 
Consolidando para alcançar a maturidade espiritual
Apóstolo Anselmo Vasconcelos

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. O nome visao nao é algo novo, mas é o princípio estabelecido desde o princípio pelo Senhor. O discipulado é a ferramenta de Deus para trazer amadurecimento, pois não há casamento sem amadurecimento.” (Efésios 4:11-14)

O nome Visao não é algo novo, mas é o princípio estabelecido desde o princípio pelo Senhor. O discipulado é a ferramenta de Deus para trazer amadurecimento, pois não há casamento sem amadurecimento.

Jesus não é um Noivo inconsequente, que vai casar com uma menina, uma adolescente. Ele vai casar com uma Noiva preparada, madura, sem máculas. E nós somos os instrumentos dEle para tratar dessa Noiva que somos nós mesmos. No discipulado, nós cuidamos de outros e outros cuidam de nós. Como os filhos se tornarão adultos, maduros se não houver cobertura, direcionamento, discipulado?

Quando entramos na Revisão, entendemos que o Senhor está nos colocando em um novo nível. Através dos ministérios, Deus nos leva a um crescimento espiritual. Antes de ir para o céu, Jesus deixou algumas ordens. Ele disse que todo poder havia sido Lhe dado no céu e na terra. Ele nos ordenou:

1. Façam discípulos como Eu fiz

Quando você estudar os Evangelhos, observe todas as características, todo o processo, todas as frustrações, tudo que Jesus passou como discipulador e aprenda com Ele. Mas, lembre-se sempre de uma promessa: Somos mais que vencedores por Aquele que nos amou.

2. Deem fruto para glorificar o Pai e ser reconhecidos como filhos.

3. Amem uns aos outros como Eu vos amei.

Ame seu irmão e respeite a unção que esta sobre ele.

4. Crescam, cresçam até a Minha estatura

Jesus disse que daria à Igreja 5 ministérios para que ela atingisse à estatura de amadurecimento.

Você só não cresce espiritualmente se você não quiser, porque você recebe muito investimento. Deus quer que você chegue à medida da estatura de Cristo.

Um adolescente tem estrutura física para gerar uma nova vida, mas ele não tem estrutura emocional, física, profissional para cuidar dessa vida. Quando um adolescente gera uma vida, ele gera também várias debilidades.

Quantas vidas você já gerou e já perdeu? Uns vão para outras igrejas e outros se perdem. E o pior, quando um 12 sai da sua cobertura, muitos vão com ele. Na minha análise, eu vejo que nós geramos muitos filhos na nossa adolescência. Geramos filhos e não conseguimos cuidar deles.

Ora, se estamos em Revisão, devemos nos revisar nesse sentido. Neste tempo de revisão, precisamos entrar na maturidade para saber quem já possui condições de gerar e cuidar de vidas. Jesus nunca abriu mão de multidões, mas ele colocou 12 para cuidar das multidões. Quem realmente tem condições de cuidar de multidões, de vidas, de células, de bases? Muitos líderes ainda não sabem sequer quem são no Reino de Deus e estão sendo colocados como líderes de células.

Jesus, como gerou filhos na maturidade, deu seu relatório ao Pai: Dos filhos que o Senhor me deu, eu não perdi nenhum deles. Jesus treinou os 12 e passou para os 70.

Deus só cumpriu sua aliança com Abraão quando ele entrou na maturidade. Deus o chamou e disse: “Anda na minha presença e sê perfeito”.

A característica da criança é que ela quer sempre a presença do pai e da mãe, depende deles para tudo. Na adolescência, eles estão crescendo e não querem obedecer muito... Os jovens têm ousadia, mas precisam de orientação.

Assim como todo ser humano passa por suas fases de crescimento, você deve entender que os discípulos também têm idade espiritual. Você está entregando células para adolescentes e depois cobrando, dizendo que eles não deram conta?

Vejo também que muitos líderes estão caminhando há muito tempo, e se acomodaram, não querem crescer. Os jovens precisam se tornar adultos. Porém, muitos não querem sequer sair da sua fase de criança, nem de adolescente. Mas Jesus nos deu uma ordem: CRESÇA!

Muitas pessoas estao recebendo há tanto tempo, mas não querem crescer. Não seja assim. Deus só usou alguns líderes e os colocou em posições de liderança quando chegaram na fase da maturidade.

Só adultos podem cumprir as alianças. Deus não complementa a aliança com meninos, mas com os adultos. Busque crescer, entre na fase adulta, porque Deus quer fazer grandes coisas. Precisamos ter a maturidade para olhar para nossos discípulos e detectar a idade espiritual deles. Jesus treinou seus 12 em 3 anos, mas teve tempo integral com eles.

Precisamos buscar maturidade do Senhor para não vivermos errando. Nosso tempo de criança, de adolescência, de juventude inconsequente já passou. Estamos entrando na maturidade. Precisamos rever nossas atitudes como discipuladores e olhar nossos discípulos com esse entendimento.

Você já viu que algumas crianças ficam enjoadinhas, porque na verdade elas estão estressadas com o ritmo de vida que seus pais impõem a elas? Observe as vidas que estão chegando às suas células e não imponha aos novos convertidos cargas e rotinas que eles não podem carregar. E você que já está na caminhada há muito tempo, não esqueça que você tem uma ordem: cresça!