Estamos em plena Páscoa Judaica e queremos convidar você a viver esse período tão cheio de significado para o povo judeu e para todos aqueles que acreditam no Deus de Israel, que foram libertos da visão de Roma e voltaram os olhos e o coração para Jerusalém, certos de que dos israelita, que traziam o sinal da aliança com Deus, nasceu Jesus, o Messias que nos reconciliou com Deus e nos fez um único povo.

Até o dia 07 de Abril é tempo de celebrar essa festa que representa um memorial da libertação dos judeus da escravidão sofrida durante anos no Antigo Egito. E como comemorar?

A tradição judaica diz que a data deve ser celebrada em família, com a casa limpa e a mesa arrumada. É muito comum também acontecerem cerimônias conduzidas pelo chefe da família, num ritual que inclui fazer orações, acender velas e consumir alimentos que têm um simbolismo especial por lembrarem o sofrimento do povo no cativeiro, a libertação e o início do longo caminho que percorreram no deserto. E por que repetir esses rituais todos os anos? Para manter vivos os costumes judaicos e ensinar as crianças e os jovens a perpetuarem, de geração em geração, o respeito pela sua história e, principalmente para relembrar os feitos de Deus em favor do Seu povo.

PESSACH
“E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” (Êxodo 12:14)

De origem hebraica, a palavra pessach quer dizer “passagem” e relembra que o Senhor orientou os filhos de Israel a derramarem parte do sangue do cordeiro sacrificado nas suas portas e assim “passou” sobre a casa deles e os poupou da morte de seus primogênitos (Êxodo 12).

Deus ordenou o sinal do sangue para ensinar ao Seu povo a importância da obediência e da redenção pelo sangue, deixando clara a mensagem do advento do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, que séculos mais tarde tiraria o pecado do mundo (João 1:29).

Agora, que você já conhece o verdadeiro significada do Páscoa, aproveite esse tempo para refletir sobre quem você era quando ainda vivia na condição de escravo do pecado. Pense também sobre a nova criatura na qual você se tornou quando aceitou a Cristo como Senhor e Salvador e foi redimido pelo Seu precioso sangue. Analise ainda como tem sido a sua vida com Deus diante de tão imensa prova de amor que Ele lhe deu.

Portanto, não se deixe distrair por coelhos, presentes e chocolate, celebre Pessach – a Páscoa de verdade.

Visualizações: 896

Plano de Leitura Bíblica

30 Dez
Jó 40
Malaquias 2
Apocalipse 19 e 20
31 Dez
Jó 41 e 42
Malaquias 3 e 4
Apocalipse 21 e 22
01 Jan
Gênesis 1 e 2
Salmos 1 e 2
Mateus 1 e 2
02 Jan
Gênesis 3 e 4
Salmos 3 a 5
Mateus 3 e 4
03 Jan
Gênesis 5 e 6
Salmos 6 a 8
Mateus 5
04 Jan
Gênesis 7 e 8
Salmos 9 e 10
Mateus 6
05 Jan
Gênesis 9 e 10
Salmos 11 a 13
Mateus 7